A luz como matéria de projeto na licenciatura em Design de Produto da Universidade do Minho

Paula Trigueiros, Bernardo Providência

Resumo


No âmbito do segundo ano curricular da Licenciatura em Design de Produto da Universidade do Minho, foram realizados dois exercícios projetuais em que a luz assumiu um papel relevante. No primeiro caso a iluminação está diretamente relacionada com o programa funcional da proposta e funciona como elemento potenciador da morfologia do objeto. Deste exercício resultaram luminárias feitas em cartão, associadas a determinados contextos e perfis de utilização. No segundo caso explora-se a relação e os efeitos da luz sobre diversos materiais e as imagens que resultam desse registo. Para além de contribuir para a compreensão de propriedades expressivas dos materiais, pretende servir de suporte à reflexão sobre os atributos das superfícies percetíveis dos objetos, estimulando a curiosidade dos estudantes para novas descobertas.
Este artigo apresenta e discute alguns resultados destes exercícios, refletindo sobre o uso da luz como matéria de projeto. No final observa-se que, enquanto tema e objeto de trabalho, a luz parece ser encorajadora e estimulante para estudantes de Design - um fator potencial para o sucesso de um projeto realizado durante a formação em Design de produto.

Palavras-chave


Projeto; luz; formação em Design de Produto

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Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho