Programa Educativo de Literacia Informacional e Mediática

Simão Elias-Lomba

Resumo


Este trabalho centra-se na dimensão mediática de um Programa Educativo de Literacia Informacional e Mediática (PELIM) dirigido a estudantes do Ensino Básico e Secundário. O PELIM será desenvolvido através de um trabalho colaborativo entre o professor bibliotecário e os restantes professores. A criação, aplicação e avaliação do PELIM faz parte de uma investigação de Doutoramento em Educação na Especialidade de TIC e Educação no Instituto de Educação, Universidade de Lisboa (IE-UL). O principal objetivo desta investigação é desenvolver a Literacia Informacional e Mediática (LIM) (UNESCO, 2013, 2014; UNESCO & IFLA, 2012) dos estudantes do Ensino Básico e Secundário.
As competências de LIM são componentes essenciais dos Direitos Humanos (UNESCO, 2010) e são indispensáveis para o exercício da cidadania numa sociedade democrática. Para fundamentar o PELIM baseámo-nos no modelo Information Seek Process (ISP) (Kuhlthau, 2004) e no Guided Inquiry (Kuhlthau, Maniotes & Caspari, 2007, 2012). A dimensão mediática deste programa será desenvolvida na análise crítica das mensagens utilizadas na informação que os alunos utilizam para a realização dos seus trabalhos e nos produtos que eles irão criar durante as suas atividades.
O PELIM será desenvolvido por professores no âmbito de uma ação de formação, onde após uma aprendizagem do método ISP e do Guided Inquiry irão aplicá-lo nas suas aulas com os alunos em trabalhos que envolvem pesquisa de informação. Na formação os professores irão planear a implementação do seu PELIM de forma colaborativa, depois de terem participado eles próprios num processo semelhante ao que irão aplicar nas suas aulas, onde criaram produtos (materiais didáticos) para disponibilizar aos estudantes.
Este estudo é baseado em métodos mistos de investigação (Creswell & Clark, 2011; Teddlie & Tashakkori, 2009) com a recolha de dados quantitativos e qualitativos junto dos participantes professores e alunos. Tanto os professores como os estudantes responderão a inquéritos por questionário antes e depois da intervenção.

Palavras-chave


Literacia Informacional e Mediática; média; TIC; formação de professores

Texto Completo:

PDF


...............................................................................................................

.:: LASICS ::.
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho