Literacia Crítica Mediática (LCM) enquanto educação para o mundo

Rui Pereira

Resumo


Tomando como ponto de partida a ideia de necessidade de uma “iconoclastia geral” (Pereira, 2011) na formulação da questão de uma “Literacia Crítica Mediática”, o presente artigo discute aspetos de filiação dessa atitude numa perspetiva mais ampla e radical, refletindo todavia, a partir de Gadamer (sobre “o conceito de preconceito”), Sloterdjik (fronteiras entre “crítica” e “cinismo”) e Rorty (educação e “ironia”), a questão dos eventuais limites para uma tal perspetivação. O exercício reflexivo central inspira-se em trabalhos de Postman (“narrativas correntes” e “narrativas alternativas” em educação) e do filósofo e filólogo espanhol García-Calvo (em torno do binómio “crença”/”desconfiança”, atualizando a tradição das chamadas filosofias da suspeita - Marx, Nietzsche e Freud - oriundas do século XIX).

Palavras-chave


Literacia mediática; educação; crítica; radicalidade

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Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho