As crianças, as notícias e o conhecimento do mundo

Patrícia Silveira

Resumo


Há estudos sobre a relação entre as crianças e as notícias que demonstram que estes públicos são ativos nos usos que fazem destes conteúdos, demonstrando motivações e necessidades na relação com a atualidade (Alon-Tirosh & Lemish, 2014). Em Portugal, as pesquisas sobre esta problemática são pontuais, não permitindo traçarem-se conclusões a respeito do modo como as crianças, hoje, se relacionam com as notícias. Partindo dessa lacuna, este estudo pretende apresentar os resultados de uma investigação de doutoramento, em curso, que tem como objeto de estudo as crianças e as suas perceções sobre a atualidade. Através da administração de um inquérito por questionário a 690 crianças a residir no norte do país, algumas das conclusões obtidas permitem concluir que as notícias fazem parte do quotidiano das crianças e que estas demonstram interesse por estes conteúdos. Ao mesmo tempo, as crianças reconhecem a importância da atualidade para o conhecimento do mundo e procuram estar a par dos assuntos para saber o que se passa local e globalmente, revelando, ainda, uma postura crítica perante o modo como os acontecimentos são noticiados. Esta questão torna-se um desafio para a educação para os media, uma vez que reclama por uma intervenção informada junto das crianças para que possam desenvolver competências que lhes permitam saber lidar com as emoções e os significados provenientes da exposição a certos acontecimentos e, ao mesmo tempo, adotar uma postura crítica e esclarecida face ao modos de olhar o mundo propostos pelos media.

Palavras-chave


Crianças; atualidade; perceções; literacia para as notícias

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Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho