As potencialidades educativas da rádio para crianças e jovens

Maria Mariana Neto Guerreiro

Resumo


O panorama comunicacional atual pauta-se pela multiplicidade de meios e de canais de produção e difusão de conteúdos. A rádio, na tentativa de integrar este cenário, alia-se à Internet criando plataformas digitais que assegurem a divulgação dos seus conteúdos e reformulando a relação que estabelece com os ouvintes.
Refletindo sobre o impacto dos media na sociedade atual, interrogamo-nos sobre o papel da escola enquanto veículo transmissor de conhecimento e qual a relação que estabelece com os meios de comunicação. O papel de destaque da Internet aliada aos meios de comunicação desperta o interesse para a educação para os media e a pertinência da sua discussão em relação às crianças e jovens.
A par da atualidade deste tema, surgem projetos e iniciativas que pretendem utilizar os recursos cedidos pelos meios de comunicação e Internet para potenciar o acesso a um conhecimento informado. Alguns deles utilizam a rádio, em ambiente digital, com o intuito de reforçar e estimular o desenvolvimento ou aperfeiçoamento de capacidades de comunicação e expressão das crianças e jovens participantes. Este meio de comunicação, aliado ao digital, torna-se de fácil acesso e custo, o que permite um investimento relativamente baixo para a execução dos projetos.
Nesta proposta de comunicação exploramos as potencialidades educativas da rádio para crianças e jovens de dois projetos distintos. Um dos projetos encontra-se integrado em ambiente escolar e o outro em ambiente extraescolar com perspetivas de inclusão social. O objetivo deste trabalho é explorar o potencial da rádio enquanto meio educativo. Assim, depois de realizados os grupos de foco, entrevistas e observação, são apresentados os resultados que se focam na análise das competências técnicas e sociais e dos entraves e facilidades à execução dos projetos.

Palavras-chave


Rádio; Internet; educação para os media

Texto Completo:

PDF


...............................................................................................................

.:: LASICS ::.
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho