Seminários de cinema, história e educação: relato de experiência de quinze anos em ação

Heliana da Silva

Resumo


O presente artigo é fruto do projeto de evento de extensão: Cinema, História e Educação. Surgiu também da experiência vivenciada por esta autora,e compartilhada por acadêmicos da UEM e professores do ensino fundamental que vinham até o LAP na época de realização das formações ou em ações em sala de aula enquanto professores e educadores, procurando por filmes para trabalhar com as crianças, sem saber exactamente como utilizar este recurso. Diante desta demanda, compreendemos a necessidade de realização de um projeto que contribuísse para um estudo da literacia fílmica. A partir de então, cada ano foi se fortalecendo como imprescindível para integrar acadêmicos dos diversos cursos de licenciaturas, especialmente de Pedagogia da UEM, da pós-graduação, professores do ensino básico e comunidade
externa interessada nas discussões sobre o contexto da literacia fílmica. Os objetivos que impulsionam o referido evento são: a) contribuir para a formação continuada dos professores da rede pública no reconhecimento
da utilização do recurso audiovisual em sala de aula, como fonte de
informação, pesquisa e construção de conhecimento; b) enriquecer a formação pedagógica de acadêmicos dos cursos de licenciaturas, de alunos da Pós-Graduação em Educação e de profissionais da educação, por meio da literacia do cinema e da análise teórico-metodológica de filmes; c) superar a perspectiva de senso comum ou de mero entretenimento no ato de “assistir ao filme”, desenvolvendo uma atitude de “pensamento contextualizado” e “contribuir para melhorar a cultura da literacia fílmica dos participantes, entre outros”. Assim este artigo têm como objetivo descrever a experiência desenvolvida neste projeto. Os resultados têm sido muito significativos por estar possibilitado aos participantes a aquisição e ampliação das competências para compreender criticamente um filme e sua mensagem.

Palavras-chave


Educação; comunicação; cultura; cinema; cidadania

Texto Completo:

PDF


...............................................................................................................

.:: LASICS ::.
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho