Numeracia: uma janela com vista para a sociedade da informação

Carla Santos, Cristina Dias

Resumo


Com o advento da sociedade da informação, muita da informação que até aí era restrita a determinados círculos passou a estar ao alcance do cidadão comum, tornando-se parte da sua vida quotidiana. Grande parte dessa informação chega, não apenas através da palavra, mas, cada vez mais, através de números ou gráficos, pelo que a numeracia, enquanto capacidade de compreensão e utilização de informação numérica, se tornou indispensável na vida pessoal e profissional e tão imprescindível, para uma cidadania informada e participativa, quanto saber ler e escrever.
Neste trabalho analisamos a evolução do conceito de numeracia, desde o seu aparecimento, em 1959, até aos nossos dias, como reflexo da crescente importância da Matemática, em paralelo com o desenvolvimento da ciência e tecnologia. Alertamos para a extrema importância da numeracia para a compreensão do mundo que nos rodeia e como peça fulcral para o desenvolvimento da literacia mediática e outras. Tentamos perceber por que razão, apesar de tudo, continua a ser socialmente aceitável uma reduzida numeracia e porque é ainda, por muitos, desvalorizada a necessidade de se promover o desenvolvimento do raciocínio e competências matemáticas a par de outras competências consideradas essenciais. Refletimos sobre a aparente contradição entre a concretização de uma escolarização massificada e os reduzidos níveis de numeracia demonstrados tanto pelos estudantes como pela população adulta em Portugal. Procuramos descobrir de que forma os media têm contribuído, e poderão contribuir, para a alteração da forma como a sociedade encara a numeracia e de que forma os media podem ser utilizados na promoção e desenvolvimento dessa mesma numeracia.

Palavras-chave


Numeracia; sociedade da informação; media; cidadania

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Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho