Trabalho crítico e educomunicação

Ana Rosa Vidigal Dolabella

Resumo


A criação de um novo campo do conhecimento, que se origina no encontro entre dois ou mais domínios de saber, é o resultado de um diálogo que se propõe interdisciplinar, por meio da circulação de pontos de vista, critérios e reflexões. A esse diálogo denomina-se trabalho crítico. Esta proposta visa discutir a implantação de um grupo de pesquisa interdisciplinar em um centro universitário em Belo Horizonte (MG/Brasil), Uni-BH, e suas implicações para as comunidades docente, discente e externa. Opta-se por apresentar algumas das atividades desenvolvidas pelo grupo Educomuni, formado de professores orientadores e alunos bolsistas, para o estudo das mídias, dos cursos de Jornalismo e de Pedagogia, no período de 2012 a 2014. Constituem-se de intervenções de sensibilização para a temática, bem como conscientização para as práticas interdisciplinares, além de se estabelecer pontes entre o mercado de trabalho e a formação dos futuros
profissionais.
Note-se a diversidade de saberes que circulam no espaço de interação social e que novas habilidades para o uso desses saberes são, dessa forma, demandadas pela sociedade às instâncias socializadoras como a instituição escolar. Novas linguagens baseadas nas interações midiáticas, novos ambientes, novas formas de aprender e de produzir conhecimento se impõem na construção de um novo campo do conhecimento e da ação, a educomunicação. Daí a importância que se propõe ressaltar para grupos de pesquisa interdisciplinares que tratam sobre o discurso das mídias, cujas intervenções se fundamentam na transformação social para/pela contemporaneidade.
E, dessa forma, o trabalho crítico nas interações entre os atores e o objeto de ensino (mediações), sobre o discurso das mídias, na universidade, pode alimentar a mobilização política da esfera civil, sobretudo no Brasil, com repertórios de informação e “estoques cognitivos” (Gomes, 2003), tão necessários à prática cidadã.

Palavras-chave


Trabalho crítico; educomunicação, pesquisa

Texto Completo:

PDF


...............................................................................................................

.:: LASICS ::.
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho