Histórias de mulheres do Brasil contemporâneo: as heroínas de hoje

Ana Carolina Escosteguy

Resumo


O crescimento da economia brasileira da última década (2002-2012) repercutiu na mídia, promovendo representações afirmativas dos segmentos sociais que alteraram a estrutura da pirâmide social do país. Na primeira parte da exposição, esboço algumas das consequências dessa nova visibilidade, cenário que constitui o questionamento que exploro na segunda parte: Que modos de ser estão se constituindo, nesse mesmo grupo social, em articulação com a cultura da mídia contemporânea? Metodologicamente, opta-se por uma articulação entre uma exploração empírica e uma análise da cultura midiática. Como resultado, destaca-se a convergência entre valores e convenções narrativas presentes na mídia e nas vozes das informantes. Entre essas convenções, destaca-se a presença de características do gênero melodramático e de um caráter heroico.

Palavras-chave


identidades; narrativas; mulheres; heroínas; Brasil

Texto Completo:

PDF


...............................................................................................................

.:: LASICS ::.
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho