A Rádio em Portugal – análise contextual

Renato Leite

Resumo


Na última década o setor da radiodifusão demonstrou uma grande capacidade de projetar a sua atividade no ranking das principais performances de audiência. A principal transformação intangível foi a consideração da importância que o planeamento estratégico desempenha no progresso sustentado na atuação no mercado. Nesse sentido, houve um alumiar do interesse em explorar os fundamentos das inovadoras orientações de gestão, separando o serviço público e o serviço privado do audiovisual vigente na Europa, com especial enfoque para realidade portuguesa. O objetivo da presente pesquisa é compreender a essência da radiodifusão como atividade em geral, particularizando as suas principais tendências contextuais do setor, assim como as orientações do modelo específico de atuação. Esta investigação segue uma organização que pretende dar um conhecimento de causa que permita uma orientação consistente no campo de ação da radiodifusão. Explorando a gestão estratégica, é realizada a análise contextual a nível europeu, onde é atribuída especial importância ao contexto sociocultural, com a finalidade de acompanhar os estilos de vida e os valores sociais da população alvo. Seguidamente o contexto económico versou o diagnóstico da evolução real dos indicadores económico-financeiros com especial incidência na abordagem ao investimento publicitário por meio de comunicação e aos 20 principais anunciantes nos primeiros três trimestres de 2014. Foram igualmente analisadas as receitas (não comerciais) do serviço público. O contexto político-legal focado com especial propósito de apresentar o enquadramento regulamentar em vigor na radiodifusão com a análise detalhada das especificidades do setor público e do setor privado. O contexto tecnológico é alvo de uma exploração, com enfase na migração para o digital focando os ganhos de eficiência e de qualidade, é também abordada a evolução da penetração do meio rádio nos telemóveis. Por fim é realizado o levantamento dos principais formatos e segmentos alvo no mercado nacional, regional e local e respetivas novas perspetivas de futuro do negócio.

Palavras-chave


Rádio; gestão; negócio; audiência

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Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho