O papel sociológico do rádio escolar na contemporaneidade

Rachel Neuberger

Resumo


O rádio é um veículo de comunicação centenário e, mesmo assim, ainda
muito presente na atualidade, uma vez que, ao longo do tempo, adequou-se às novas tecnologias (transistor, frequência modulada, satélites, Internet) e, com isso foi ganhando espaços diversificados (sons de carros, computadores, smartphones, etc.), sendo capaz, portanto, de convergir e continuar sendo um instrumento de grande utilidade pública e social; ainda, vale dizer, que as modalidades analógicas e tradicionais continuem muito presentes na vida das pessoas. Da mesma forma, o rádio foi, continuamente, adaptando o seu potencial educativo de acordo com características e necessidades sociais, destacando-se desde programas de alfabetização/formação pela ondas sonoras – destinados a grandes contingentes de pessoas – à sua produção pedagógica e contextual em ambiente escolar, que ganhou destaque a partir dos anos 1980. Esta comunicação visa destacar, especificamente, o potencial
educativo do rádio escolar (em circuito interno e webrádio), sob uma
perspectiva da Sociologia da Educação, já que o entende como uma ferramenta de cariz não-formal que proporciona não só espaços diferenciados de aprendizagens de conteúdos formais, mas também vivências que valorizam outras competências, habilidades e fins.

Palavras-chave


Sociologia da Educação; educação não-formal: rádio escolar; webrádio

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Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho