A construção da identidade do professor timorense

Marina Pereira Reis, Verónica Marcela Guridi

Resumo


Após a independência, Timor-Leste firmou acordos de cooperação com o Brasil para a formação dos seus professores, em Língua Portuguesa. Um desses programas originou uma pesquisa empírica, cujos resultados preliminares estão sendo apresentados. Investigamos a construção da identidade do professor timorense, em especial, o de Biologia, estudando a relação entre a sua formação, prática docente e o contexto leste timorense. O estudo se reveste de importância pela crescente quantidade de trabalhos de pesquisa que abordam a questão da identidade docente nesta última década, mostrando a necessidade de investigação sobre a identidade dos professores no contexto das sociedades contemporâneas. Na análise preliminar dos dados, foi possível constatar que esses professores evidenciam nas suas citações alguns temas que delas emergem e que refletem, a princípio, influências advindas da recente história de dominação e liberdade, sobrevivência e resistência.

Palavras-chave


Construção da Identidade; Ensino de Biologia em Timor-Leste; Formação de Professores

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Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho