Identidade e imagem institucional nos tempos da hospitalidade pública de Ouro Preto
Resumo
As rápidas mudanças neste mundo globalizado têm gerado os mais variados impactos e afetado as características de diferentes regiões da terra. A capacidade produtiva de uma região era considerada a sua riqueza económica. Hoje, com a abertura dos mercados internacionais e a evolução tecnológica, outros setores começam a emergir como novas fontes de riquezas. Com isso, a chamada indústria do turismo transporta grandes oportunidades de mercado às regiões que possuem atrativos naturais e/ou culturais. Ligados aos atrativos, torna-se necessário montar uma infra-estrutura condizente com as necessidades dos visitantes que estão cada vez mais exigentes em relação aos serviços recebidos. Verificado este crescimento, outra “indústria” surge com identidade própria, a da hospitalidade, formada pelos prestadores de serviços no turismo, pela comunidade anfitriã e pela atmosfera apresentada nos cenários naturais e culturais das cidades. Portanto, apresenta-se neste artigo, a gestão da comunicação organizacional como suporte estratégico para construir ou fortalecer a identidade institucional de uma localidade através da hospitalidade pública exposta no conjunto arquitetónico da cidade de Ouro Preto-MG, Brasil.
Palavras-chave
Tempo; identidade; hospitalidade; turismo
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Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho