A Dimensão Estética das Indústrias Culturais: Processos de Mediação na Estruturação dos Mercados Criativos

Rodrigo Mairink, Moisés de Lemos Martins

Resumo


O presente artigo almeja abordar questões relacionadas à Estética e às Indústrias Culturais, questões que são referentes à primeira parte do projeto de Doutoramento intitulado: “A dimensão estética das Indústrias Culturais: processos de mediação na estruturação dos mercados criativos”. A palavra Estética foi introduzida por Baumgarten com o objetivo de explicar que é com a doutrina do Belo como perfeição sensível que nasce a estética. É possível apontar, dentro deste domínio, três orientações: a relação entre a arte e a natureza, a relação entre a arte e o homem e a função da arte. É possível apontar ainda quatro vertentes fundamentais, que concordam ou discordam sobre a identificação entre estética e filosofia da arte: pragmatista, estruturalista, hermenêutica e aesthetica. Quanto ao termo “Indústrias Culturais”, esta foi uma expressão usada pela “Escola de Frankfurt” para aludir à manipulação das consciências através dos meios de comunicação.

Palavras-chave


Estética; filosofia; belo; indústria cultural

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Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho