O impacto da publicidade no campo comunicação/educação: recepção de professores e alunos de Ensino Médio

Maria Aparecida Baccega et alii

Resumo


A construção dos sentidos sociais emerge do campo comunicação/educação, lugar de disputa entre as mais importantes agências de socialização: a escola e a família, de um lado e a mídia, de outro. A importância da publicidade na composição dos meios de comunicação e a do consumo na caracterização da sociedade contemporânea levaram-nos a procurar verificar, dentro das escolas, qual o conceito que alunos de 2.ª série do ensino médio e seus professores têm de propaganda e qual a importância a ela atribuída, em termos de cotidiano e em termos de processo escolar. Para tanto, mesclamos procedimentos metodológicos quantitativo – minucioso mapa de consumo cultural – e qualitativo: redações sobre publicidade escritas pelos alunos e discussão das três propagandas selecionadas por eles, de maneira coletiva. Os dados referem-se a três escolas de São Paulo: de periferia (estadual), classe média baixa (estadual) e classe média alta (particular).

Palavras-chave


publicidade/propaganda; comunicação/educação; recepção.

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Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho

Anuário Internacional de Comunicação Lusófona
ISSN 1807-9474