Rumo à comunicação popular: Um estudo de caso da Rádio Comunitária Nova Geração de Jataizinho (PR)

Eduardo Y. Yamamoto

Resumo


O presente artigo aborda os resultados de um Estudo de Recepção realizado sobre a audiência da Rádio Comunitária Nova Geração de Jataizinho (PR). Os dados da pesquisa apontaram para formas de manifestação da comunicação popular não circunscrita aos canais técnicos de comunicação. Tal idéia amplia as possibilidades de estudo da comunicação popular para além das perspectivas antagônicas: comunicação de elite e de massa. Por comunicação popular entende-se um conjunto de práticas comunicativas, que permeia o cotidiano dos indivíduos e abre caminho para possíveis transformações sociais. Para defender esta idéia, o artigo utilizará o conceito de Gramsci de “contra-hegemonia” e de “utopia” de Mannheim. A articulação dos dados da pesquisa demonstra um partidarismo político assumido pela referida rádio, em dissonância com a lei que institui o serviço e com os anseios da comunidade representada. Tal fato é apresentado pelo consumo não passivo da recepção a partir da própria comunidade.

Palavras-chave


estudo de recepção; comunicação popular; cultura; movimentos sociais

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Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho

Anuário Internacional de Comunicação Lusófona
ISSN 1807-9474