Comunicação e Cidadania. Actas do 5º Congresso da SOPCOM

Table of Contents

Capa, Ficha Técnica e Índice Geral PDF
.. ..
Adenda: Índice Geral PDF
.. ..

ABERTURA

Comunicação e Cidadania PDF
Moisés de Lemos Martins 19-25
Intervenção na abertura do 5º Congresso da SOPCOM PDF
Manuel Pinto 27-28

SESSÃO 1 - ESTUDOS FÍLMICOS

A multiplicidade estética nos filmes ‘Smoking’ e ‘No Smoking’, de Alain Resnais PDF
Cesar Baio 31-41
O Ator-criador no cinema brasileiro contemporâneo PDF
Walmeri Ribeiro 42-50
Lost in flashback: Design de Personagens PDF
Luís Nogueira 51-60
A língua portuguesa redescoberta nas telas PDF
Fernando Morais da Costa 61-72
Voces da cidadanía e espazo público no documentario Muxía, política na Costa da Morte PDF
Fernando Redondo Neira 73-83
O documentário animado de Chris Landreth: experimentação e tecnologia PDF
Índia Mara Martins 84-95
Cinema e Vanguardas ou a re-humanização da arte PDF
Mirian Tavares 96-105
O espaço das atracções PDF
Paulo Viveiros 106-119
A experiência do cinema na escola: fruição, análise e produção com crianças na perspectiva da mídia-educação PDF
Monica Fantin 120-133

SESSÃO 2 - COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

A Comunicação Interna na filosofia da Comunicação Integrada das Organizações PDF
António de Oliveira Pena 137-153
Lógicas icónicas numa revista de comunicação interna PDF
Carla Medeiros 154-165
Cultura organizacional na sociedade contemporânea A importância da comunicação no discurso das organizações PDF
Carlos Ricardo 166-181
Comunicação interna PDF
José Viegas Soares 182-191
As Relações Públicas em Portugal. Uma visão da profissão através do currículo do ensino superior PDF
Gisela Gonçalves 192-201
O papel da Relações Públicas nas organizações: Sistematização de áreas estratégicas e operacionais de trabalho PDF
Susana de Carvalho 202-212
Responsabilidade social e inovação tecnológica no mundo automóvel – presente e futuro PDF
Tiago Soares, Rosa Cabecinhas 213-223
Terceiro setor: a atuação de relações públicas numa amostragem brasileira PDF
Cleuza Cesca 224-234
Comunicando e gerindo crises. O envolvimento da Portugal Telecom no “Mensalão” PDF
José Gabriel de Oliveira Andrade Junior 235-247
As Relações Públicas e a gestão da comunicação em Portugal: Adaptação do Projecto da Excelência PDF
Miguel José dos Santos Coelho 248-257
Goberno, medios e notas de prensa: as rutinas da comunicación pública PDF
Miguel Túñez, José Sixto 258-272
A Internet na comunicación corporativa das principais empresas de Galicia PDF
Carmen Costa Sánchez, Miguel Túñez López 273-282
Relações Públicas Financeiras: A informação ao investidor nos sites das empresas cotadas PDF
José de Lemos Quintela 283-292
Proyección internacional de las marcas universitarias españolas a través de la World Wide Web PDF
Ana Castillo Díaz, Javier Trabadela Robles 293-301
Como as empresas portuguesas incorporam as TIC nas RP PDF
Sandra Pereira 302-316
El “valor” de lo intangible. La gestión de la reputación corporativa. El caso de la marca “Telefónica” PDF
Maria Victoria Carrillo, Ana Castillo, Juan Luis Tato 317-327
Comunicação, imagem e reputação em organizações desportivas: Um estudo exploratório PDF
Teresa Ruão, Paulo Salgado 328-340
Veículos de papel – as revistas customizadas como nova possibilidade de comunicação empresarial no mercado automobilístico brasileiro PDF
José Carlos Marques 341-353

SESSÃO 3 - JORNALISMO

Jornalismo para quê e para quem? A reinvenção da área em um cenário tecnológico PDF
Mágda Rodrigues da Cunha 357-366
Jornalismo digital em ambientes dinâmicos Propriedades, rupturas e potencialidades do Modelo JDBD PDF
Suzana Barbosa 367-383
Uma proposta metodológica para analisar o aproveitamento das potencialidades ciberjornalísticas da Internet PDF
Fernando Zamith 384-400
A diversificação das mediações sociais no jornalismo colaborativo: análise comparativa dos websites OhMyNews International e Overmundo PDF
Gabriela Jardim 401-413
Construções identitárias dos jornalistas: uma análise comparada entre Brasil e Portugal PDF
Lidia Marôpo 414-427
O Percurso Profissional dos Licenciados em Jornalismo num Contexto de Mudança: o caso da Universidade do Minho PDF
Sandra Marinho 428-440
Ensino e pesquisa do livro-reportagem na Universidade Federal do Paraná – a preocupação com questões sociais PDF
Luiz Paulo Maia 441-449
O poder dos meios – Análise das condições de produção jornalística em dois diários regionais PDF
Luísa Teresa Ribeiro 450-464
A morte dun modelo de xornalismo PDF
Marcos Sebastián Pérez Pena 465-473
Reposicionamento do jornalismo impresso PDF
Hália Costa Santos 474-488
Crianças e jovens em noticiários de horário nobre. Um estudo exploratório de noticiários televisivos emitidos em 2005 PDF
Cristina Ponte, Bruna Afonso, Raquel Pacheco 489-501
O tratamento da prostitución nos medios de comunicación PDF
Ana Belén Puñal Rama 502-512
Ser ou não ser… Europa: a questão dos enquadramentos na cobertura dos referendos à Constituição Europeia PDF
Ana Isabel Martins 513-525
Análise da relação entre discurso jornalístico, o conhecimento e a política PDF
João Carlos Correia 526-536
Sujeito: jornalista PDF
Maria Luiza Franco Busse 537-545
O Outro Lado da Entrevista: sinais e verdades que o jornalista não vê PDF
Marianne Cabral Baggio, Rosângela Stringari 546-559
Reportagem fotográfica e liberdade na construção narrativa: diálogos possíveis PDF
Maria Zaclis Veiga Ferreira 560-575
O papel do design de notícias no discurso jornalístico do século XXI PDF
Eduardo Nunes Freire 576-588
Nos bastidores do óbvio: A capa de Newsmagazine como Dispositivo de Comunicação PDF
Carla Rodrigues Cardoso 589-601
As cartas dos leitores no Público e no Diário de Notícias PDF
Marisa Torres da Silva 602-613
Jornalismo Público: possibilidades e limites de atuação em uma rádio educativa PDF
Tacyana Arce 614-625
Civic journalism no Brasil: a construção de um plano de referência para um jornalismo público PDF
Márcio Ronaldo Santos Fernandes 626-641
O papel do planejamento de cobertura na produção da notícia PDF
Cicélia Pincer Batista 642-650
Gêneros emergentes no jornalismo digital: estudo sobre a tipologia da notícia em sítios eletrônicos do Brasil e da Argentina PDF
Thaïs de Mendonça Jorge 2759-2771
Repercussão Temática Jornalística entre Líderes de Opinião nas Blogosferas Espanhola e Brasileira: Uma Proposta de Investigação Comparativa PDF
Jan Alyne Barbosa e Silva 2772-2784
Indicadores de produção bibliográfica portuguesa sobre jornalismo até ao 25 de Abril de 1974 PDF
Jorge Pedro Sousa, Nair Silva, Mônica Delicato, Gabriel Silva, Carlos Duarte 2785-2801
Análise da cobertura do jornal O Povo sobre a realidade da criança e do adolescente no semi-árido Cearense PDF
Uyara Bernardo de Sena, Luana Amorim Gomes, Renata Gauche, Lucíola Limaverde 2802-2811

SESSÃO 4 - ECONOMIA E POLÍTICAS DA COMUNICAÇÃO

Os grandes grupos familiares de comunicación cambian de paso PDF
Francisco Campos 653-670
Concentração: debate em torno do pluralismo e da diversidade PDF
Elsa Costa e Silva 671-679
Os bastidores da TV digital terrestre em Portugal: actores políticos e económicos PDF
Sergio Denicoli, Helena Sousa 680-700
A televisão na era digital: novos desafios PDF
Pedro Jorge Braumann 701-709
As políticas da UNESCO para a igualdade de género nos media: 1977-2007 PDF
Carla Cerqueira 710-723
Regulating contracts in the independent television production industry: a cross-national case study PDF
Ana Lourenço, Simon Deakin, Stephen Pratten 724-739

SESSÃO 5 - PUBLICIDADE

Publicidade e mentira!? PDF
Álvaro Cairrão, António Cardoso 743-749
El videoclip musical como formato audiovisual publicitario PDF
Ana María Sedeño Valdellós 750-759
A publicidade exterior e uma nova «cultura de superfície». Por entre a paisagem urbana, à deriva… PDF
Helena Pires 760-775
Publicidade à publicidade: a persuasão hiper-transparente PDF
Ana Duarte Melo 776-786
Fragmentos do discurso publicitário para idosos no Brasil: estratégias de positivação da velhice, novos velhos ou novos mercados de consumo? PDF
Annamaria da Rocha Jatobá Palacios 787-796
Publicidade radiofônica como elemento de resgate da cidadania em Rádios Comunitárias PDF
Luciana Panke 797-805
Publicidad, inmigración y ciudadanía: comunicación comercial al servicio de la integración PDF
Antonio J. Baladrón Pazos 806-818
Publicidade de carácter social: graus de pureza PDF
Sara Balonas 819-831
A percepção do Product Placement e a sua influência no comportamento infantil – Análise do Caso “Sozinho em Casa 4” PDF
António Cardoso, Joana Teles 832-843
A influência dos ídolos na preferência dos produtos e das marcas junto das crianças: uma revisão de literatura PDF
Mariana Luisa Moreira, António Cardoso 844-851
As mascotes na publicidade a alimentos para crianças PDF
Rosário Higgs, Carla Medeiros, Francisco Costa Pereira 852-865
Alimentos funcionais. A saúde numa embalagem PDF
Carla Medeiros 866-875
O elemento audiovisual na publicidade portuguesa PDF
Rui Estrela 876-881
Las tendencias creativas en la publicidad local. Un viaje por la publicidad del Diario de Pontevedra a lo largo del siglo XX PDF
Montse Vásquez Gestal, Ana Belén Souto 882-892
A mulher na publicidade e os estereótipos de género PDF
Francisco Costa Pereira, Jorge Veríssimo 893-904
A publicidade ao televisor na imprensa nacional, entre 1956 e 1960, nos suportes: Jornal de Notícias e Flama PDF
Andreia Galhardo 905-911
A Luz do Desejo – A Fotografia Publicitária face à Fotografia Artística e à Fotografia Jornalística PDF
Helena Figueiredo Pina 2812-2830

SESSÃO 6 - COMUNICAÇÃO POLÍTICA

Dinâmica das modernas campanhas eleitorais: fontes de informação e mobilização política dos eleitores PDF
Manuel Meirinho 915-929
A comunicação do Governo Lula – o caso do Programa de Aceleração do Crescimento PDF
Flávia Azevedo 930-941
Comunicação política: entre o discurso sincrético do político, o mimético do porta-voz e o proficiente do analista/comentador PDF
Mário Pinto 942-955
As lutas sociais e o papel da imprensa na construção de sentidos PDF
Wilson Couto Borges 956-967
Fontes sofisticadas de informação – Análise do produto jornalístico político da imprensa nacional diária de 1995 a 2005 PDF
Vasco Ribeiro 968-980
As limitações do modelo behaviorista de comunicação política e a abordagem cidadania PDF
António Rosas 981-989
Democracia, Direitos Humanos e Imprensa na tradição portuguesa de 1948 PDF
Isabel Salema Morgado 990-995
Mudança de foco: A reestruturação da comunicação política nas campanhas eleitorais PDF
Tania Covas Pereira 996-1006
A questão “emprego” no discurso político do Presidente do Brasil durante a campanha para reeleição PDF
Luciana Panke 1007-1018
(Ir)responsabilidad social pública. Estudio de un caso PDF
Mª Carmen Carretón Ballester, Lola Fernández Poyatos 1019-1025
Las acciones comunicativas dirigidas a los emigrantes desde la Xunta de Galicia durante las dos primeras legislaturas de Manuel Fraga como Presidente PDF
Ana Belén Fernández Souto 1026-1040
O espaço público na rádio do século XXI: interacção para a cidadania ou para o consumo? PDF
Vítor Soares 1041-1054

SESSÃO 7 - RETÓRICA

Argumentação on-line num ambiente de e-learning PDF
Maria José Loureiro, António Moreira, Luísa Álvares Pereira 1057-1067
A relação entre ethos e logos no processo de persuasão PDF
Paulo Serra 1068-1079
Tópicos para uma concepção matricial da recepção retórica PDF
Américo de Sousa 1080-1092
A incidencia da retórica na construción das mensaxes publicitarias no terceiro sector: o caso de ONGD PDF
María Salgueiro Santiso 1093-1102
Em defesa de uma retórica da imagem PDF
Ivone Ferreira, Hélder Prior, Manuel Bogalheiro 1103-1110
Uma retórica aberta aos mundos: argumentação, técnicas e cidadania PDF
Regina Marques 1111-1124

SESSÃO 8 - TEORIAS DA COMUNICAÇÃO

Figuras de fusão: comunidades virtuais no novo paradigma de comunicação mediatizada PDF
Anabela Gradim 1127-1139
Comunicação e intencionalidade PDF
Aníbal Alves 1140-1148
Comunicação aumentativa e alternativa: teorias ampliativas do paradigma comunicacional para a inclusão e a qualidade de vida PDF
Augusto Deodato Guerreiro 1149-1157
O papel do campo cultural na promoção do debate e do uso público da razão PDF
Maria João Anastácio Centeno 1158-1170
Discurso jornalístico e a construção da juventude PDF
Zara Pinto-Coelho 1171-1183
Teoria dos meios clássicos de comunicação de massas versus novos meios PDF
António Machuco Rosa 2831-2843

SESSÃO 9 - SEMIÓTICA E TEXTO

A ecolinguística entre as ciências da linguagem PDF
Rui Ramos 1187-1199
Do texto ao corpo ou a distância numa voz: uma análise semiótica da obra de Rui Nunes PDF
José Manuel Bártolo 1200-1203
Discriminação e jornalismo impresso local – análise crítica do discurso dos jornais de Braga (Portugal) e Trento (Itália) PDF
Maíra Ribeiro 1204-1216
Fazer-se empresária quando se diz mulher: Ambiguidades nos discursos genderizados de um grupo de empresárias sobre a sua actividade profissional PDF
Emília Fernandes 1217-1238
Estratégias discursivas nas disputas de sentido PDF
Fernanda Soares, Michelly Carvalho, Laerte Magalhães 1239-1252
A imprensa de referência dominante e o Partido Comunista Português. Algumas perspectivas teóricas PDF
Rui Pereira 1253-1266
A alusão das promessas e a insinuação dos convites sobre o estatuto do implícito na comunicação publicitária PDF
Eduardo J. M. Camilo 1267-1280
Disputas Discursivas nas Capas de Veja e Carta Capital PDF
Aline Nascimento, Felipe Soares, Francisco Magalhães 1281-1291
Quem desenterra as histórias sepultadas no cemitério da memória talvez não as termine e quem as escuta talvez não as consiga escrever… Análise dos aspectos autobiográficos das histórias de vida dos ex-combatentes pela Grounded Theory PDF
Sandra Sendas, Ângela da Costa Maia, Eugénia Fernandes 1292-1298
Signo e significação no primeiro livro impresso em língua portuguesa PDF
José Barbosa Machado 1299-1306
Desenho & Palavra: da arte à percepção da linguagem PDF
Maria Suzett Santade, Fabiano Correa da Silva 1307-1315
As fronteiras enfraquecidas do diegético PDF
Ângelo Peres 1316-1329
Na análise dos textos das crianças, o reconhecimento da alteridade da infância PDF
Ana Paula Marques, Rui Pedro Silva 1330-1336
A visão impura – o desenho a traço sobre a monja que pintava chagas: o triunfo da alegoria PDF
José Augusto Mourão 2844-2850

SESSÃO 10 - TECNOLOGIA, LINGUAGEM E CIDADANIA

Redes sociales cibernéticas y comunidades culturales: el caso de la blogosfera gallega PDF
Xosé López, Silvia Canabal Rozados, Manuel Gago Mariño, José Pereira Fariña, Moisés Limia Fernández 1339-1350
A leitura da mídia e a formação de professores PDF
Fabiano Correa da Silva 1351-1359
Rádio e infância no semi-árido brasileiro PDF
Tarciana Campos, Ivna Bessa 1360-1368
Padrões de uso e consumo dos novos media: contributos para o estudo das audiências em media interactivos e participatórios PDF
Manuel José Damásio, Carlos Poupa, Diogo Morais 1369-1379
O papel das novas tecnologias da informação e comunicação na construção da cidadania: a plataforma Moodle no 1º ciclo do Ensino Básico PDF
Paula Quadro Flores, Joaquim José Jacinto Escola 1380-1393
De quem é a língua? Interações comunicativas e conflitos lingüísticos na Wikipédia Lusófona PDF
Telma Sueli Pinto Johnson 1394-1406
Comunidade científica reloaded: O uso de ferramentas online e da «Web Social» como Auxiliares Académicos PDF
Jorge Martins Rosa 1407-1425
A Web 2.0 e a Meta-Memória PDF
Alberto Sá 1426-1435
Novos media e domesticação PDF
Anabela de Sousa Lopes 1436-1441
Três figurações do humano nas utopias tecnológicas: o monstro de Frankstein, o robô e o homem «biónico» PDF
Lurdes Macedo 1442-1452
Convivialidade e tecnologia na sociedade da comunicação PDF
Artur Alves 1453-1465
Ligações em transformação PDF
Rafael Paes Henriques 1466-1472
A presença do YouTube nos media – Razões e consequências PDF
Catarina Rodrigues 2851-2860

SESSÃO 11 - DIREITO E ÉTICA DA COMUNICAÇÃO

Ética da informática PDF
Joaquim Escola 1475-1486
Media, política e construção social do direito à saúde PDF
Mônica Carvalho, Roseni Pinheiro, Alexandre Miguel França, Felipe Dutra Asensi 1487-1499
“Eu não sou eu, nem sou o outro”: questões éticas sobre as dificuldades do jornalismo em lidar com “qualquer coisa de intermédio” no caso da cobertura criminal PDF
Sylvia Moretzsohn 1500-1508
Realidades e aparências no jornalismo actual – Um estudo de caso PDF
Joaquim Fidalgo 2861-2872

SESSÃO 12 - HISTÓRIA DOS MEDIA E DO JORNALISMO

As origens do jornalismo profissional em Portugal: uma incursão pelas estruturas empresariais (1865-1925) PDF
Paula Cristina Galvão Mateus Miranda 1511-1531
La consolidación del Estado Novo, las relaciones ibéricas y los medios de comunicación salazaristas PDF
Alberto Pena 1532-1551
Contributos para uma História da Newsmagazine PDF
Carla Rodrigues Cardoso 1552-1566

SESSÃO 13 - ESTÉTICA, ARTE E DESIGN

O corpo: o protagonista da pós-modernidade PDF
Carla Preciosa Braga Cerqueira 1569-1579
Holografia: Palimpsestos de realidades existenciais PDF
Nuno Chuva Vasco, Rosa Maria Oliveira, Álvaro Miranda Santos 1580-1582
Design de notícias nos jornais online: modelos e uso PDF
Nuno de Azevedo Vargas e Pires 1583-1591
Web 2.0 e reflexividade: o discurso da Wikipédia sobre o YouTube PDF
Pedro de Andrade 1592-1608
A força impactuante da marca como factor de afirmação comunicativa internacional PDF
Álvaro Sousa, Conceição Lopes 1609-1615
Fabricando Corpos: a tecnologia e a purificação das formas PDF
Renata de Rezende Ribeiro 1616-1625
Interacções- Arte, Ciência e Tecnologia na Arte Contemporânea PDF
Rosa Maria Oliveira, Isabel Azevedo, João de Lemos Pinto 1626-1638
Arte e Ciência, um novo olhar na Arte Contemporânea PDF
Isabel Azevedo, Rosa Maria Oliveira, Fernando Lardosa 1639-1649

SESSÃO 14 - ESTUDOS CULTURAIS E DE GÉNERO

The butch, the femme and the surrogate mother: Representations of women in contemporary queer drama PDF
Francesca Rayner 1653-1663
A domesticação dos dominados: um estudo das relações entre os gêneros PDF
Maria Marcelita Pereira Alves 1664-1674
O regime colonial e os colonos portugueses: discursos emitidos no semanário Savana durante as celebrações da independência de Moçambique (1998-2003) PDF
João Feijó 1675-1688
Jornalismo impresso local e a representação social dos imigrantes: proposta para a análise dos jornais de Braga (Portugal) e Trento (Itália) PDF
Maíra Ribeiro 1689-1699
La mujer y el inmigrante en Internet PDF
Santiago Tejedor Calvo, Ana Sofia Pinto Regadas Marinho Fernández 1700-1708
Estudos do gênero masculino: homens em revistas de culinária PDF
Maria Inês Ghilardi-Lucena 1709-1719
Relações de Género, Relações de Poder: De uma Cidadania Instituída e Excludente a uma Cidadania Comunicativa e Instituinte PDF
Custódia Rocha 1720-1728
As mulheres nas notícias televisivas: metodologia para uma análise crítica das representações sociais de género PDF
Paula Lobo, Rosa Cabecinhas 1729-1736
Bandas juveniles y delincuencia: mitos y (des)información en los medios PDF
Eliane Machado e Silva 1737-1749
“Não faça do seu carro uma arma. A vítima pode ser você”: onde está o gênero nas notícias jornalísticas sobre acidentes de trânsito? PDF
Elvira Simões, Regina Timbó 1750-1759
Inimigos a régua e esquadro: o herege medieval e o terrorista contemporâneo – Construções discursivas instituintes do “inimigo” num discurso inquisitorial do séc. XIV e policial do séc. XXI PDF
Rui Pereira 1760-1781
Mentalidade Democrática e Educação na Seara Nova e na obra de António Sérgio PDF
Maria Mota 1782-1795
A genderização da sexualidade feminina nas imagens publicitárias de revistas para mulheres PDF
Silvana Mota-Ribeiro, Zara Pinto-Coelho 2873-2887
Mulheres Líderes no Sertão Central do Ceará PDF
Fernanda Oliveira 2888-2897

SESSÃO 15 - COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO

As literacias e o uso responsável da Internet PDF
Nelson Vieira 1799-1808
A comunicação na sala de aula: será a cultura um obstáculo à comunicação? Uma perspectiva a partir da comunicação intercultural PDF
José M. C. Belo 1809-1819
Família, Educação e Televisão: os desafios educativos da televisão no 1º ciclo do Ensino Básico PDF
Isabel Ribeiro, Joaquim Escola 1820-1826
Publicidade televisiva e obesidade infantil PDF
Luísa Magalhães 1827-1843
Roteiros desenhados (tipo storyboard) por crianças como instrumento de investigação de percepções e competências audiovisuais junto a audiências infantis PDF
Vânia Lúcia Quintão Carneiro 1844-1857
Comunicação Educacional: do modelo unidireccional para a comunicação multidirecional na sociedade do conhecimento PDF
Clara Pereira Coutinho, João Batista Bottentuit Junior 1858-1869
Radio: Nuevas experiencias para la educación en comunicación audiovisual PDF
Juan José Perona Páez, Mariluz Barbeito Veloso, Anna Fajula Payet 1870-1883
A Ficción como ferramenta educativa PDF
Marcelo Martínez Hermida, Fernando Redondo Neira 1884-1892
O Potencial Educativo do Rádio e da Comunicação Popular PDF
Klycia Fontenele Oliveira 1893-1907
Tecnologias, Ecologias da Comunicação e Contextos Educacionais PDF
Bento D. Silva 1908-1920
Estudio comparativo de web Sites con plataformas E-learning como medio de comunicación PDF
M. R. Fernández Falero, G. Meléndez González-Haba 1921-1935
O planeta C. Educação do Cidadão Consumidor PDF
Alcina Dourado 1936-1952
Jornal escolar: da periferia ao centro do processo educativo PDF
João Carlos Brandão Gonçalves 1953-1965
Era Digital: o quadro conceptual media-educação pode fazer a diferença PDF
Rita Sofia Santos Anastácio, Conceição Lopes 1966-1974
Imagens “superiores” PDF
José Carlos Abrantes 1975-1982
Apogeu e Decadência do Império Português: o profetismo bandárrico PDF
Maria Mota 1983-1995
O Imaginário Infantil a partir das Narrativas Visuais na obra de Paula Rego: Projecto de Investigação desenvolvido em Oficina de Artes e Educação Visual PDF
Sílvia Bigote Pinto, Rosa Maria Oliveira 1996-2008
Aspectos da pedagogia social presentes na elaboração de Plano Diretor Participativo PDF
Dalmo de Oliveira Souza e Silva, Silvia Gattai 2009-2018
O Papel da Internet na Vida das Crianças PDF
Ana Francisca Monteiro 2019-2032
Arte na Escola: um Espaço de Inclusão- desenvolvimento do Projecto “Viagem” PDF
Delmina Clarita Pires, Rosa Maria Oliveira 2033-2047
Imágenes com fines educativos. Estudio de caso: CNICE, un banco de imágenes de uso libre PDF
Javier Trabadela Robles, Soledad Ruano López 2048-2060
Rádio-Escola: a comunicação como prática educativa PDF
Alessandra Oliveira Araújo 2898-2906
Cambios en los hábitos comunicativos de los alumnos y alumnas malagueños. De la comunicación analógica a la digital PDF
Ana Julia Gómez Gómez, María Salud García Ordóñez 2907-2927
A luta dos jornais de papel para atraírem os leitores da geração digital: uma guerra perdida ou um mundo de oportunidades? PDF
Vitor Tomé, Cristina Ponte 2928-2939
Processos educomunicativos - a experiência de rádio-escola no Assentamento Santana PDF
Luana Amorim Gomes 2940-2948

SESSÃO 16 - OPINIÃO PÚBLICA E AUDIÊNCIA

A Saúde na Sociedade de Informação PDF
Rita Espanha 2063-2090

SESSÃO 17 - SOCIOLOGIA DA COMUNICAÇÃO

O Comentário Político e a Política do Comentário PDF
Rita Figueiras 2093-2106
A tematização televisiva da «crise petrolífera» PDF
Ana Horta 2107-2118
O “arrastão” de Carcavelos ou “arrastão” mediático? PDF
Clara Almeida Santos 2119-2131
O discurso fundador da cidadania na comunicação popular PDF
Eduardo Yuji Yamamoto 2132-2139
As Micró Redes e os Novos Burgueses: Formas de Recuperação d os Interpretantes da categoria (libertador) e do conceito (Mito Analítico) que acredita a primeira forma de interpretação do real PDF
Paulo Teixeira 2140-2151
Monstros de tamanho normal no grande mundo analógico: cibercultura e o cinema de Shinya PDF
Marta Pinho Alves 2152-2163

SESSÃO 18 - COMUNICAÇÃO MULTIMÉDIA E JOGOS ELECTRÓNICOS

Videojogos: um novo meio de entretenimento de idosos? PDF
Ana Torres, Nelson Zagalo 2167-2175
Concepção e Desenvolvimento de Jogos Digitais: estudo comparativo das preferências das crianças PDF
Ana Veloso 2176-2190
A nova geração de videojogos FPS – First person shooter PDF
Herlander Elias 2191-2201
Criticismo Ludológico: Simulação Ergódica vs Ficção Narrativa PDF
Luís Filipe B. Teixeira 2202-2210
Uma Abordagem Interdisciplinar do Entretenimento Digital PDF
Nelson Zagalo, Patrícia Gouveia 2211-2219
Máquina para Correr e Jogar: O Interface visto ao espelho PDF
Rui Miguel R. Gaio 2220-2227
Interatividade, imersão, narratividade PDF
Sérgio Rivero Cerviño 2228-2237
O Sucesso dos videojogos online na óptica do Jogador PDF
Sofia Adriana Maciel Oliveira 2238-2253
Mundos virtuais – comunidades online: estudo e comparação de algumas aplicações PDF
Célia Soares, Paulo Dias, Beatriz Sousa Santos 2254-2266
A @migração para o ciberespaço – a dimensão social dos mundos virtuais PDF
Inês Albuquerque Amaral 2267-2280
A experiência de uso e consumo dos media em ambientes multimédia distribuídos PDF
Manuel José Damásio 2281-2290
Comunicação e apropriação do espaço em ambientes sociais online PDF
Paulo Frias 2291-2300
Mobilidade e personalização como agentes centrais no acesso individual das mídias digitais PDF
Eduardo Campos Pellanda 2301-2309
Reflexões para uma epistemologia da Comunicação Digital PDF
Elizabeth Saad Corrêa 2310-2320
Avaliação de Interfaces Web de Sítios Noticiosos PDF
Fernanda Pinto, Paula Oliveira, André Almeida, Bruno Giesteira, Sérgio Nunes 2321-2332
Lusofonia: ponto de saída ou linha de chegada? Uma aproximação desde a mídia digital PDF
Joám Evans Pim, Bárbara Kristensen, Gerardo Uz, Jéssica Beiroa 2333-2342
A Qualidade dos Serviços em Telecomunicações Móveis: um Estudo sobre as Operadoras do Brasil e de Portugal PDF
Juliana Hilário Corrêa 2343-2356
O papel do leitor nas configurações das narrativas digitais PDF
Marta de Castro Nery, Ana Isabel Veloso 2357-2369

SESSÃO 19 - TEORIA E HISTÓRIA DA IMAGEM

Do olhar moderno em O Homem da Câmara de Filmar ao olhar do fotógrafo em BlowUp PDF
Maria João Baltazar 2373-2385
O Aplanamento das Imagens PDF
Paulo Viveiros 2386-2398
A Fotografia enquanto forma de ver e comunicar a Cidade PDF
Cristina Maria da Silva Pinto Ferreira 2399-2408
O homem contra o tanque: a imagem como índice histórico da violência PDF
Alexandre Huady Torres Guimarães 2409-2420
Revelação e Ocultação: As Mediações na Cultura Visual Moderna PDF
José Manuel Bártolo 2421-2430
A estetização dos media na contemporaneidade PDF
Fernando Peixoto 2431-2442
A desfiguração da imagem: os filmes de Bill Morrison e a pintura de Francis Bacon PDF
Inês Gil 2949-2958
Dos postais ilustrados aos posts nos weblogues: para uma sócio-semiótica da imagem e do imaginário PDF
Moisés L. Martins, Helena Pires, Madalena Oliveira 2959-2969
Las tendencias creativas en la publicidad local. Un viaje por la publicidad del Diario de Pontevedra a lo largo del siglo XX PDF
Montse Vázquez Gestal, Ana Belén Fernández Souto 2970-2981

SESSÃO 20 - COMUNICAÇÃO E CIÊNCIA

O jornalismo literário na cobertura de ciência: um estudo sobre a revista Piauí PDF
André Cioli Taborda Santoro 2445-2452
Comunicação, medicina e evolucionismo: estudo de caso dos média brasileiros PDF
Mônica Carvalho 2453-2465
Ciência, tecnologia e comunicação: dimensões de género no ensino da engenharia PDF
Paula Lobo, José Azevedo 2466-2477

SESSÃO 21 - ESTUDOS TELEVISIVOS

A notícia de televisão na Internet: o fim do alinhamento, o princípio de quê? PDF
Luís Miguel Loureiro 2481-2496
Comunicação digital uma rede de intercâmbio infovia – para rádio e televisão: Uma experiência viável para as instituições públicas PDF
Carlos Alberto Martins da Rocha, Prof. Dr. João Somma Neto 2497-2505
Programação de serviço público: o caso português PDF
Nilza Mouzinho de Sena 2506-2523
“Quem passar por aqui, leva Portugal no Coração”. A transnacionalização do serviço público: o caso dos talk-shows PDF
Manuel Antunes da Cunha 2524-2534
From format to reality show: how reality TV is produced in Italian television PDF
Sergio Splendore 2535-2544
A Ordem Interna nos Noticiários Televisivos PDF
Tânia de Morais Soares, Vanda Calado 2545-2558
A Mala-Posta Inglesa e o Autocarro da Selecção PDF
Eduardo Cintra Torres 2559-2575
Análisis de los contenidos culturales en las televisiones generalistas españolas PDF
Soledad Ruano López, Victoria Carrillo Duran 2576-2589
A Responsabilidade Social da Televisão, novos Mercados e Incertezas PDF
Nuno Goulart Brandão 2590-2599
Impacto da televisão nas interacções familiares e na educação para a saúde PDF
Daniela Edite Afonso Carvalho Gonçalves 2600-2610
SIC e TVI longe das recomendações da ERC PDF
Felisbela Lopes 2982-2992
A problemática dos valores nos filmes do Noddy PDF
Teresa Saavedra da Costa, Joaquim Escola 2993-3004

SIMPÓSIO - COMUNICAÇÃO E LUSOFONIA

A Globo no mundo: internacionalização de uma empresa televisiva com sotaque brasileiro PDF
Sergio Denicoli 2613-2628
Comunicação e cidadania lusófona: Definições e reflexões conceituais, políticas lusófonas de comunicação e propostas de vinculação Portugal/Brasil PDF
Neusa Bastos, Fábio Bastos Filho, Regina Brito 2629-2646

SIMPÓSIO - COMUNICAÇÃO, CULTURA E TECNOLOGIA

Os novos media e a agenda-setting PDF
Ana Sofia Taquelim Rosado Cardoso 2649-2658
Tecnologia, publicidade e encantamento PDF
Pedro Filipe Xavier Mendonça 2659-2672
Monstros de tamanho normal no grande mundo analógico: cibercultura e o cinema de Shinya Tsukamoto PDF
Marta Pinho Alves 2673-2684
Visões do Mundo e da Nação: jovens cabo-verdianos face à história PDF
Rosa Cabecinhas, Silvino Évora 2685-2706

SIMPÓSIO - COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO

Contributos dos fornecedores de Internet para a literacia digital PDF
Cristina Ponte, Tomás Patrocínio, Nelson Vieira 2709-2717
O desafio da Literacia dos Novos Media em Portugal: O contributo da iniciativa PT Escolas II PDF
Dalila Martins, Célia Quico 2718-2731
Crianças e Internet, riscos e oportunidades. Um desafio para a agenda de pesquisa nacional PDF
Cristina Ponte, Nelson Vieira 2732-2741

DISCURSO DE ENCERRAMENTO DO MINISTRO DOS ASSUNTOS PARLAMENTARES

Informação e cidadania PDF
Augusto Santos Silva 2745-2753


 

Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (Universidade do Minho) ::: ISBN 978-989-95500-1-8