Políticas Editoriais

Âmbito

Revista Tempo e Sociedades – Revista Ibero Americana

Tempo e temporalidade constituem elementos centrais da experiência humana e social. Ao longo da história da humanidade, o tempo e a temporalidade foram dimensões de múltiplas incursões, que se estendem por todas as áreas do Saber. Nas ciências sociais, tempo, temporalidade e duração são conceitos fundamentais para a compreensão dos comportamentos, das representações e dos imaginários sociais à escala micro e macrossociológica. As realidades sociais e humanas dos tempos contemporâneos, designadamente, o imenso domínio dos tempos tecnológicos sobre os tempos e os ritmos naturais e biofisiológicos levantam novas questões que são de ordem profundamente temporal e que requerem respostas igualmente pensadas sob a perspetiva do tempo com condição da ação histórica e social. Perante a realidade da globalização e da alteração de paradigmas de governação, também as esferas da economia, do trabalho, da política e da comunicação sugerem o aprofundamento da reflexão sobre as durações, os processos e as valorizações simbólicas e sociais dos instrumentos de medição do tempo que atravessam as vidas indigitais e os destinos coletivos das sociedades.

 

Políticas de Secção

Artigos Científicos

Artigos científicos: Textos que devem descrever resultados novos e cuidadosamente confirmados, com explicitação da metodologia seguida. Os textos não deverão ultrapassar os 50.000 caracteres (incluindo espaços).

Editores
  • Alberto Sá
Seleccionado Submissões Abertas Seleccionado Indexado Seleccionado Revisto pelos Pares

Comunicações Breves

Comunicações breves: textos breves que apresentam resultados preliminares de experiências, enquadramento de projetos, dados de relatórios de estágio e/ou investigação-ação: terão como limite máximo 3.500 palavras, excluindo figuras, gráficos e mapas.

Editores
  • Alberto Sá
Seleccionado Submissões Abertas Seleccionado Indexado Seleccionado Revisto pelos Pares

Recensões

Recensões (livros e exposições): até 1.500 palavras

Seleccionado Submissões Abertas Seleccionado Indexado Seleccionado Revisto pelos Pares

Entrevistas

Entrevistas (devidamente enquadradas e transcritas, apresentadas no propósito de argumentar uma ideia no âmbito temático da revista): até 1.500 palavras.

Seleccionado Submissões Abertas Seleccionado Indexado Seleccionado Revisto pelos Pares
 

Processo de Revisão por Pares

Descrever aqui a "política de revisão por Pares"

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Normas

Normas para apresentação de originais

1. "Tempo e Sociedades" é uma revista aberta à participação de docentes, investigadores e profissionais do âmbito das Ciências Sociais e demais áreas científicas. Os artigos a publicar podem incidir sobre investigações empíricas, revisões de literatura, apresentação de modelos teóricos ou recensões de obras.

2. Os artigos enviados devem ser inéditos. O envio do artigo para Revista implica autorização para a sua publicação pelo autor.

3. Todos os textos serão submetidos ao parecer de dois referes externos, em regime de duplo anonimato (double-blind).

4. No envio dos artigos, os autores deverão seguir as seguintes instruções:

a. Os artigos enviados devem ser anonimizados, ou seja, deve ser excluída qualquer referência aos autores no corpo do texto.
b. Os originais deverão ser enviados em ficheiro Word, para http://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/tempo_sociedades/
c. Os originais completos não deverão ultrapassar os 50.000 carateres (incluindo espaços);
d. Os originais deverão ser acompanhados de um resumo, até um limite máximo de 1.000 carateres, em português/espanhol e inglês, seguido de 5 palavras-chave (no máximo), também em português/espanhol e inglês;
e. No caso de artigos em inglês ou espanhol, o resumo deverá vir em português e o abstract em outra língua (espanhol ou português) que não a da redação do artigo;
f. O título principal do texto deve ser digitado em letra minúscula, a negrito, fonte Times New Roman, tamanho 13 e alinhado à esquerda;
g. Os títulos do corpo do texto devem ser digitados em letra minúscula, a negrito, fonte Times New Roman, tamanho 12, sem numeração e alinhado à esquerda;
h. Os subtítulos do texto devem ser digitados em letra minúscula, a itálico, em fonte Times New Roman, tamanho 12, sem numeração e alinhados à esquerda;
i. O espaçamento entre o título principal e o nome do autor, bem como o nome do autor e o resumo devem ser duplos;
j. O resumo (abstract) deve ser em fonte Times New Roman, tamanho 10 e a espaço de entre linha simples. O resumo deve introduzir de forma clara o objetivo do texto, o enquadramento teórico seguido e a metodologia desenvolvida. Deve ainda aclarar quais os resultados principais que se pretende discutir.
k. O corpo do texto deve ser redigido em fonte Times New Roman, tamanho 11, sem entrada inicial de parágrafo, a espaço e meio de entre linha e justificado nas margens direita e esquerda;
l. O formato da página é A4, margens superior e inferior de 2,5 cm e margens esquerda e direita de 4 cm;
m. As páginas devem ser numeradas na parte inferior esquerda;
n. O espaçamento entre os títulos e o início da seção deve ser 6 pt depois e 12 pt antes;
o. O espaçamento entre os subtítulos e o início da seção deve ser 4 (depois) e 12 (antes);
p. As citações diretas com menos de 3 linhas, incluindo excertos de entrevistas, devem ser inseridas no corpo do texto, entre aspas; as citações com mais de 3 linhas devem ser separadas (acima e abaixo) do corpo do texto por espaçamento de 6pt antes e depois, sem aspas, com entrada de 0,5cm em relação ao corpo do texto e deve ser alinhado e justificado à esquerda;
q. Nos textos, as palavras estrangeiras devem estar em itálico;
r. As notas devem ser reduzidas ao máximo, mas, quando necessárias, devem ser inseridas em rodapé, em fonte Times New Roman, tamanho 10, na mesma página em que se justifica a sua utilização;
s. As figuras, tabelas ou gráficos devem ter boa qualidade e ser numerados (de forma arábica) consecutivamente. Todas as figuras devem ser legendadas em fonte Times New Roman, tamanho 10, alinhada à esquerda, por cima da imagem. A indicação da fonte é feita na parte inferior da imagem/figura;
t. O espaçamento entre o texto e a legenda; a legenda e o gráfico/imagem; o gráfico/imagem e a fonte é de 6pt antes e depois;
u. O espaçamento entre a fonte e o texto é de 6pt antes e 12pt depois;
v. Caso existam figuras com alta resolução, estas devem ser enviadas em arquivo separado, em formato jpg;
w. Além do manuscrito, deverá ser enviada uma página separada, contendo os seguintes elementos: Título do artigo, em português/espanhol e inglês; Nomes e instituições dos autores; Palavras-chave, em português e inglês (máximo de cinco); Nome e endereço completo (incluindo telefone e e-mail) do autor responsável por toda a correspondência relacionada com o manuscrito.

5. As citações ou referências a autores e obras deverão obedecer ao seguinte padrão:

a. Um autor: Berten (2001: 47) ou (Berten, 2001: 47)
b. Dois autores: (Berten & Carvalho, 2006: 90-102)
c. Três e mais autores: (Roldão, Hamido & Marques, 2007: 125). Nas citações subsequentes usar apenas o nome do primeiro autor seguido de et al.: (Roldão et al., 2007)
d. Mais do que uma publicação do mesmo autor no mesmo ano: (Silva, 2004a, 27) e (Silva, 2004b, 27)

6. Normas para referências bibliográficas:

a. LIVROS: Autor(es) (Ano de publicação), Título (Número de edição), Local de publicação, editora.
Lipovetsky, G. (2007), A Felicidade Paradoxal: ensaio sobre a Sociedade do Hiperconsumo, Lisboa, Edições 70.
Vários autores (acrescenta-se et al.): Quintanilha, A., Costa, A., Fortuna, C., Sampaio, D., Grilo, E., Velho, G., et al. (2002), Cruzamento de saberes aprendizagens sustentáveis, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkien.

b. CAPÍTULO EM LIVRO: Autor(es) do capítulo (Ano de publicação), Título do capítulo, in Autor(es) do livro, Título do livro (Número de edição – Intervalo de páginas do capítulo), Local de publicação, editora.
Bolívar, A. (2003), A escola como organização que aprende, in Canário, R. (org.), Formação e situações de trabalho (4.ª edição – pp. 79-100), Porto, Porto Editora.

c. COMUNICAÇÕES: Autor(es) (Ano, Mês de apresentação), Título, Evento em que decorreu a apresentação, Local.


d. ARTIGOS EM JORNAIS E REVISTAS: Autor(es) (Ano de publicação, Mês Dia), Título, Título do jornal / revista, Número do fascículo (Número do volume), Intervalo de páginas.
Bourdon, S. (2009), Relaciones sociales y trayectorias biográficas: hacia un enfoque comprensivo de los modos de influencia, Redes - Revista Hispana para el Análisis de Redes Sociales, 16, 6, pp. 159-177.

e. COLETÂNEAS: Eisenstadt, S. N. (2005), “Axial civilizations and the Axial Age reconsidered”, in J. P. Arnason, S. N. Eisenstadt, B. Wittrock (eds.), Axial Civilizations and World History, Leiden, Brill, pp. 531-564.

f. TESES E DISSERTAÇÕES: Autor(es) (Ano de apresentação), Título, Tipo de tese / dissertação, Instituição de ensino (Curso), Local de realização.
Pinheiro, M. (2003), Uma época especial: suporte social e vivências académicas na transição e adaptação ao ensino superior, Tese de Doutoramento não publicada, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Coimbra, Universidade de Coimbra.

g. PUBLICAÇÕES ONLINE: Autor(es) (Ano de publicação), Título, in Sítio de publicação, Acedido em Dia de Mês de Ano em Endereço de internet.

 


 

 

 

 

...............................................................................................................

Tempo e Sociedades – Revista Ibero Americana
ISSN: 3434-3434

.:: LASICS ::.
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho