Sumário
Capa, ficha técnica e índice geral |
PDF
|
.. .. |
|
Conferência de Abertura
Pantallas en la sociedad audiovisual: edu-comunicación y nuevas competencias |
PDF
|
José Ignacio Aguaded Gómez |
11-22 |
Sessões Plenárias
Acessos e literacias digitais: resultados portugueses do inquérito europeu EU Kids Online |
PDF
|
Cristina Ponte |
23-38 |
... |
PDF
|
Jānis Kārkliņš |
39-40 |
“An European approach to media literacy" |
PDF
|
Matteo Zacchetti |
41-44 |
Questão de confiança |
PDF
|
Teresa Paixão |
45-48 |
Os media, as literacias e a cidadania |
PDF
|
Vítor Reia-Baptista |
49-58 |
Educação para os média: é urgente formar professores |
PDF
|
Vitor Tomé |
59-70 |
Literacia da informação e dos media
A hibridação das literacias: métodos GeoNeoLógicos na sociedade da investigação |
PDF
|
Pedro José Oliveira de Andrade |
71-90 |
Aprender com o coração: o papel das emoções na literacia mediática |
PDF
|
Ana Paula Margarido de Azevedo |
91-100 |
Literacia crítica mediática: em defesa de uma iconoclastia geral |
PDF
|
Rui Alberto Mateus Pereira |
101-114 |
Formação para a literacia da informação: perspectivas de diferentes actores |
PDF
|
Maria Inês Peixoto Braga |
115-126 |
Media, tecnologias e cidadania
Os efeitos da convergência nos media noticiosos |
PDF
|
Carlos Canelas |
127-140 |
Literacia e cultura de massas: um binómio impossível? |
PDF
|
Ana Cristina Correia Gil |
141-148 |
Eu e os outros – avaliação de um recurso educativo digital |
PDF
|
Ana Filipa Soledade, Susana Henriques |
149-156 |
Políticas tecnológicas educativas em Portugal: do Projecto Minerva à iniciativa e-Escolinha |
PDF
|
Sara Pereira, Luís Pereira |
157-168 |
Os novos ambientes digitais: agir para incluir
Perspectivas sobre info-exclusão no ciberespaço lusófono |
PDF
|
Lurdes Macedo, Rosa Cabecinhas, Isabel Macedo |
169-182 |
Agir contra o cyberbullying – manual de formação |
PDF
|
Armanda Matos, Teresa Pessoa, João Amado, Thomas Jäger |
183-196 |
Rede social de leitores juniores - as comunidades de prática de leitura on-line e a promoção da literacia e cidadania |
PDF
|
Cassia Furtado, Cátia Resende, Paulo Valbom, Lídia Oliveira |
197-208 |
As representações de género nas revistas portuguesas de informação generalista: em busca de uma cidadania inclusiva |
PDF
|
Carla Cerqueira, Sara Isabel Magalhães, Rosa Cabecinhas, Conceição Nogueira |
209-220 |
Da estante para o ecrã: as bibliotecas no contexto digital
Acrescentar e ampliar leituras: projectos da Biblioteca Municipal do Seixal para a literacia visual |
PDF
|
Vera Maria da Silva |
221-238 |
O papel da web 2.0: da promoção das bibliotecas escolares às questões de marketing |
PDF
|
Pedro Rafael Neto Gomes, António Pereira Pais, Maria da Graça Guilherme de Almeida Sardinha |
239-250 |
A presença das bibliotecas escolares na web e a promoção das literacias – relatos de boas práticas |
PDF
|
João Paulo da Silva Proença |
251-266 |
As bibliotecas escolares portuguesas no facebook e o seu papel na promoção da literacia da informação |
PDF
|
Luísa Alvim |
267-282 |
Estratégias para demonstrar o valor da biblioteca escolar e obter colaboração |
PDF
|
Maria do Céu Gomes Dias Rodrigues |
283-294 |
O impacto do contexto tecnológico no desenvolvimento da “arquitectura cerebral” para a leitura |
PDF
|
Teresa Silveira |
295-312 |
Perspectivas críticas sobre televisão e publicidade
Tv local, sociedade civil e cidadania: o caso português |
PDF
|
Cristina Tereza Salvador Rebelo |
313-324 |
Meios auxiliares de comunicação para televisão: perspectivas futuras em portugal |
PDF
|
Rita Oliveira, Telmo Silva, Jorge Ferraz de Abreu, Ana Margarida Almeida |
325-334 |
Literacia, comunicação e cidadania: a televisão como parte da solução, o caso do canal K SIC |
PDF
|
Maria da Conceição Lopes, Hugo Pereira |
335-346 |
Funções assumidas pela publicidade na sociedade da informação |
PDF
|
Renata Suely de Freitas, Teresa Ruão |
347-356 |
Semiótica social e literacia para os media: os significados sociais construídos pelas publicidades da revista Visão Júnior |
PDF
|
Flaviane Faria Carvalho |
357-370 |
O cinema e a imagem como ferramentas pedagógicas
“O meu castelo é melhor do que o teu”, uma experiência pedagógica com o cinema de animação |
PDF
|
Paulo Alexandre D`Alva Baptista, António Costa Valente |
371-386 |
Projecto cinema para as escolas |
PDF
|
Rodrigo Miguel dos Santos Francisco |
387-398 |
A literacia visual desde “quem os meus professores pensam que sou?”: uma análise sobre as imagens que os professores mostram aos seus alunos |
PDF
|
Ricardo Reis |
399-416 |
A cidade como tela mediática – Setúbal, um estudo de caso |
PDF
|
Helena de Sousa Freitas |
417-426 |
Ver para Ler |
PDF
|
Graça Lobo, Isa Catarina Mateus |
427-434 |
Literacia mediática e cidadania
Democracia, auto-capacitação e redes sociais na formação de jornalistas |
PDF
|
Carla Patrão, António Dias de Figueiredo |
435-448 |
Literacia mediática e cidadania. Perfis de estudantes universitários da Grande Lisboa: enquadramento teórico-conceptual, questões metodológicas e operacionais |
PDF
|
Paula Cristina do Rosário Lopes |
449-462 |
Observatórios de media, cidadania e educação para os meios: sugestões baseadas numa pesquisa sobre imprensa regional |
PDF
|
João Carlos Correia, José Ricardo Carvalheiro, Ricardo Morais, João Carlos Sousa |
463-476 |
Redes sociais e literacia digital
Quando a internet (in)tranquiliza |
PDF
|
Hermínia Marques, José Lagarto |
477-492 |
Literacia dos media, redes sociais e ambiente web 2.0 |
PDF
|
Belinha de Abreu |
493-504 |
Twitter: como uma nova mídia modificou a rotina produtiva de jornalistas em Teresina |
PDF
|
Tamires Ferreira Coelho |
505-514 |
A literacia da informação europeia e o exercício dos direitos de cidadania |
PDF
|
Ana Lúcia Terra |
515-528 |
O legado da imprensa na construção de uma identidade crítica
“A Bruxinha, dez anos no papel de um jornal, na formação de futuros leitores” |
PDF
|
Sílvia Maria Teixeira Alves |
529-536 |
Jornais escolares e a promoção da literacia cívica e mediática |
PDF
|
Maria José Brites |
537-548 |
Projecto Trigal Jornal Escolar, doze anos de existência |
PDF
|
Alexandra Vieira, Alfredo Oliveira |
549-562 |
Diário de Coimbra nas escolas |
PDF
|
Carina Leal, Ana Santos, Armanda Matos |
563-572 |
“Diário do Lagarteiro”: mais do que um jornal… |
PDF
|
Maria João Pereira, Marta Pais |
573-588 |
Recursos para promover a literacia dos media
Análise e produção de mensagens media a partir de um vídeo do youtube: uma experiência na aula de inglês com uma turma de 9º ano |
PDF
|
Valentina Maria Piteira Valente |
589-598 |
As tecnologias móveis no contexto da aprendizagem formal |
PDF
|
Fátima Santana Lancha |
599-612 |
O que vês tu?O poder das imagens no contexto da vida responsável |
PDF
|
Maria Alcina Velho Dourado da Silva |
613-626 |
Movíes – mostra de vídeos escolares |
PDF
|
Paulo Jorge dos Reis Nobre Rodrigues |
627-632 |
Crianças, jovens e media
Celebridades e jovens: de recursos para a literacia mediática à literacia para o consumo |
PDF
|
Ana Margarida Ferreira Rato Jorge |
633-646 |
Jornalismo e direitos infantis: a voz de crianças e jovens na produção, recepção e monitorização do discurso noticioso |
PDF
|
Lidia Marôpo |
647-658 |
A família e a escola: os desafios da educação para os media |
PDF
|
Ricardo José Pinheiro Morais |
659-674 |
Jovens, media e estereótipos. diário de campo numa escola dita problemática |
PDF
|
Raquel Pacheco |
675-682 |
Infância protegida? A imagem mediática das crianças aos olhos do provedor |
PDF
|
Madalena Oliveira, Sara Pereira, Rui Ramos, Paula Cristina Martins |
683-694 |
A participação em diferentes esferas sociais
O lugar da participação dos cidadãos nos media:o caso do programa ‘Banda Ampla’ da TV3 da Catalunha |
PDF
|
Fábio Fonseca Ribeiro |
695-708 |
A e-participação nos municípios online: estudo de oito autarquias portuguesas |
PDF
|
Teresa Gouveia, Maria João Antunes |
709-718 |
OncologiaPediatrica.org e TalkingAboutCancer.org:A importância dos media participativos na mobilização para a cidadania na luta contra o cancro |
PDF
|
Nuno Duarte Martins, Heitor Manuel Pereira Pinto da Cunha e Alvelos, Daniel da Cruz Brandão |
719-728 |
Simpósio de Literaria Fílmica (organização do CIAC-UAlg)
“Produção de um programa didáctico no âmbito da literacia cinematográfica” |
PDF
|
Ana Luísa Fernandes José Gonçalves |
729-742 |
Cinema e Filosofia em diálogo: a utilização de obras cinematográficas na aula de Filosofia |
PDF
|
Ana Lúcia Luz e Brito Correia |
743-752 |
Quem deve viver, quem precisa morrer - a importância semiótica das narrativas dos filmes de ficção científica na manutenção da ordem sociocultural dos gêneros e das sexualidades |
PDF
|
Edilson Brazil de Souza Júnior |
753-768 |
A literacia dos media e a literacia fílmica na construção das memórias culturais colectivas |
PDF
|
Vítor Reia-Baptista |
769-776 |
Cadernos de Cinema: uma proposta de material didáctico de apoio à disciplina de Cinema |
PDF
|
Pedro José Félix Baptista Neves |
777-786 |
Posters
Promoção da aquisição da literacia mediática através do projecto Scratch’ando com o sapo na infância |
PDF
|
Ana Patrícia Oliveira, Maria da Conceição Lopes |
787-796 |
A educação para os media: uma abordagem teórica acerca do conceito e da sua aplicação no contexto educativo |
PDF
|
Ana Patrícia Soares da Silveira |
797-810 |
Fora de Portas, os media na escola… |
PDF
|
Eduardo Manuel Ferreira Naia |
811-820 |
Os conteúdos midiáticos sobre padrões de beleza pela ótica adolescente: uma proposta de multiletramento para o ensino médio |
PDF
|
Gisele Cristina Cohen Fonseca |
821-834 |
O lugar das redes sociais na escola – as perspectivas dos professores |
PDF
|
Luís Pereira, Sara Pereira |
835-846 |
Discurso de Encerramento do Ministro dos Assuntos Parlamentares
... |
PDF
|
Jorge Lacão |
847-850 |
Literacia dos media Declaração de Braga
... |
PDF
|
Conselho Nacional da UNESCO, Conselho Nacional da Educação, Entidade Reguladora para a Comunicação Social, Gabinete para os Medios de Comunicação Social, Ministério da Educação, UMIC-Agência para a Sociedade do Conhecimento-Graça Simões, Universidade do Minho-Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade |
851-853 |
Comissões e Apoios
Comissão de Honra |
PDF
|
.. .. |
855 |
Comissão Científica e Organizadora |
PDF
|
.. .. |
857 |
1º Congresso Nacional LITERACIA, MEDIA E CIDADANIA
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade
(Universidade do Minho)
.: ISBN 978-989-97244-1-9 :.