Políticas Editoriais

Âmbito

O Seminário “Jornalismo: Mudanças na Profissão, Mudanças na Formação”, teve lugar na Universidade do Minho (Braga) a 26 de Setembro de 2008.

Foi organizado pelo Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), cujo debate decorreu durante todo o dia, e contou com a participação conjunta de académicos, professores, profissionais e estudantes de jornalismo de diferentes gerações, procurando compreender as profundas transformações por que está a passar a actividade jornalística e, simultaneamente, de que modos estes novos desafios deverão influenciar a oferta de formação de futuros jornalistas.

Questões como a mudança das práticas profissionais no novo contexto da expansão das tecnologias digitais, a relação entre a formação dada e as exigências do mercado de trabalho, a interacção entre profissionais no activo e formadores de novos jornalistas, entre outras, foram trazidas à discussão.

Também as mudanças verificadas nos últimos dez anos, no que respeita às expectativas dos estudantes de jornalismo, foram objecto de análise, tendo por pretexto a visualização de um documentário sobre este assunto apresentado no último Congresso dos Jornalistas Portugueses, em 1998.

Políticas de Secção

Introdução

Seleccionado Submissões Abertas Seleccionado Indexado Seleccionado Revisto pelos Pares

Insira aqui a política desta secção

Política de Acesso Livre

Esta publicação oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

.:: LASICS ::.
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho