Aplicação de Metodologias Estatísticas à Análise de Disparidades Regionais

António Vieira, Ana Lopes, Emanuel Castro

Resumo


Um estudo de disparidades regionais, como pretende ser o presente, não poderá ser apenas uma explicação meramente quantitativa e descritiva dos fenómenos, deverá estabelecer padrões de comparação espacial entre os territórios em análise.
Deste modo, o instrumento metodológico utilizado foi a análise multivariada, metodologia que nos permite agrupar um conjunto de variáveis correlacionadas entre si e, desta forma, estruturar um quadro interpretativo da realidade, resultante da agregação das variáveis iniciais. Assim, através de um conjunto de variáveis (factores) podemos aferir o grau de desenvolvimento de cada região da área em análise e conhecer os indicadores que são responsáveis pela situação apresentada, quer em termos positivos, quer negativos.
Este será, então, o ponto de partida para uma análise classificatória, onde os indivíduos, entendidos como unidades territoriais, ficarão agrupados em classes, de acordo com as suas semelhanças, observáveis através do anterior estudo das variáveis. Estas classes devem ser coerentes entre si e distinguir-se o mais possível umas das outras.
A concretização destas metodologias estatísticas será realizada com o recurso a dois casos práticos, abordando temáticas diferenciadas, reportando-se a enquadramentos espaciais distintos e, também, a escalas de análise distintas, embora centrados no espaço comunitário e em comparação com o território nacional.

Palavras-chave


Análise Factorial de Componentes Principais; Análise Classificatória; Disparidades Regionais; Ambiente

Texto Completo:

PDF


 

 

 

Geo-Working Papers
ISSN: 1645-9369  .  ISSN (on-line): 1647-595X

..:: LASICS ::..
Núcleo de Investigação em Geografia e Planeamento (NIGP)
Universidade do Minho