Comunicação global e cultura local. Indicadores Simbólicos sobre os Rabelados de Cabo Verde

Silvino Lopes Évora

Resumo


A globalização constitui um grande desafio às culturas nacionais dos países com menos recursos e pouca capacidade para recorrer aos aparatos propagandísticos para fazer marketing dos seus produtos culturais no mercado internacional. Desta feita, alguns estados promovem políticas de valorização da produção nacional, no sentido de fazer face à invasão das produções culturais à escala industrial. Neste aspecto, Cabo Verde enfrenta um conjunto de desafios: para além de ser um país com fraca aposta nas indústrias culturais, tem uma grande comunidade residente no exterior, que importa um conjunto de traços culturais dos países de acolhimento. Porém, deparamos com uma comunidade – Rabelados da Ilha de Santiago – que procura manter um estilo de vida completamente oposto às marcas culturais da modernidade, imposta pelo triunfo do capitalismo que, com ele, trouxe a globalização da economia, da cultura e dos hábitos de vida.

Palavras-chave


globalização, identidade cultural, Rabelados da Ilha de Santiago, Cabo Verde

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Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho

Anuário Internacional de Comunicação Lusófona
ISSN 1807-9474