Este é um espaço para publicar e comentar Documentos (relatórios, livros, revistas ou outros) que procurem dar conta de velhas ou novas questões sobre a formação em Jornalismo. Podem servir para nos lembrar do caminho feito ou podem trazer uma nova luz às interrogações de quem ensina e aprende Jornalismo.
Doc#6
Revista Media & Jornalismo Nº 28 – A Dimensão Laboratorial do Ensino do Jornalismo
“O número 28 da revista Media & Jornalismo reflete sobre o papel das novas tecnologias digitais no ensino do jornalismo. A paleta de desafios exige programas de estudo que não se deixem condicionar pelo novo aparato tecnológico; o potencial criado pelo ambiente digital deve, ao invés, explorar as dimensões que tornem o jornalismo distinto, valorizando o quadro de valores que sustentam a base e reassumindo um compromisso com a ética.” Está disponível para download aqui.
Doc#5
Criteria and indicators for quality journalism training institutions & identifying potential centres of excellence in journalism training in Africa
Uma das séries que compõem a linha de Publicações da UNESCO dedica-se ao ensino do Jornalismo. Deixamos aqui a referência a uma publicação de Guy Berger e Corinne Matras, de 2007, onde se discute um tema que tem tanto de relevante como de polémico: possíveis critérios e indicadores para aferir a qualidade dos planos de estudos dos cursos de jornalismo. Está acessível aqui.
Doc#4
O ensino do jornalismo no século XXI, Jornalismo & Jornalistas
O número 59 da JJ (editada pelo Clube de Jornalistas) tem como tema central o debate sobre o “Ensino do Jornalismo no Século XXI”, a partir do congresso internacional que se realizou em Coimbra, em Dezembro de 2014. Está acessível aqui.
Doc#3
O Ensino do Jornalismo, Comunicação e Sociedade
Já em 2004, o número 5 da Revista Comunicação e Sociedade (Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade), coordenado por Manuel Pinto, foi dedicado ao Ensino do Jornalismo. Está acessível aqui.
Doc#2
Model Curricula for Journalism Education | Model Curricula for Journalism Education: a compendium of new syllabi
Uma das séries que compõem a linha de Publicações da Unesco dedica-se ao ensino do Jornalismo. Deixamos aqui a referência a duas publicações, uma de 2007 e a actualização de 2013, sobre modelos de formação em Jornalismo, com a proposta de Programas detalhados de Unidades Curriculares. O Model Curricula for Journalism Education (2007) está aqui (com versão portuguesa) e o Model Curricula for Journalism Education: a compendium of new syllabi (2013) encontra-se aqui.
Doc#1
Interviewing: The Oregon Method – um livro sobre a entrevista jornalística
A partir de uma dificuldade que muitos já sentimos – a falta de bibliografia actualizada sobre a “entrevista jornalística” -, Peter Laufer (jornalista e professor na University of Oregon School of Journalism and Communication), decidiu publicar um livro: Interviewing: The Oregon Method.
O relato da experiência pode ser lido aqui e chega-nos do European Journalism Observatory. O trailer do livro pode ser visto aqui.