Experiências#7

Comum2_logo2015

O jornal dos alunos de Comunicação da UMinho

O ComUM é o jornal online dos alunos de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho.

Criado em 1995, com edição impressa, este formato alongou-se até 12 de dezembro de 2005, data da fundação do ComUM como plataforma online. O projeto obteve a designação “ComUM” através da fusão dos termos “comunicação” – em alusão à licenciatura – e “Universidade do Minho”, referindo-se à academia.

O ComUM assume-se como uma plataforma informativa e jornalística online, sustentada por publicações regulares dos alunos de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho. É constituído por cinco secções principais (Sociedade, Desporto, Cultura, Crítica e Multimédia), às quais se juntam as secções de Opinião, Editorial, Rubrica e, mais recentemente, a secção de Grande Reportagem, na qual se inserem trabalhos jornalísticos de fundo, realizados pelos alunos do curso.

Na sua base, o ComUM deseja assumir-se como um órgão de comunicação de referência regional que aposta na construção de informação diversificada e de qualidade, concedendo oportunidades práticas e reais aos alunos do curso de Ciências da Comunicação e possibilitando experiência jornalística e comunicacional aos futuros licenciados.

Ao longo do ano letivo, os estudantes de Comunicação dedicam-se a este projeto extracurricular, informando sobre o que se passa e o que é notícia na academia e na região do Minho e aproveitando publicações jornalísticas de relevância realizadas ao longo da aprendizagem no curso.

Mais informações em:

Site: www.comumonline.com
Facebook: www.facebook.com/comumonline
Twitter: https://twitter.com/ComUMonline
Contacto: comum.geral@gmail.com

Ricardo Castro | UMinho | estudante de Ciências da Comunicação e diretor do ComUM até novembro de 2015