Números#4

Cursos de Comunicação/Jornalismo
Critério de seleção: UC de Jornalismo

69HEm Portugal, a via académica de acesso ao jornalismo faz-se, preferencialmente, pela porta da comunicação. Vinte e cinco dos 27 cursos atualmente existentes afirmam essa via de acesso na sua denominação. Apenas dois, Universidade de Coimbra e Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa, escapam a essa tendência, optando pela afirmação da classificação mais focada – Jornalismo.

A seleção destes 27 cursos obedece a dois critérios. As licenciaturas em causa enunciam, nos objetivos, uma aproximação à profissão de jornalista e, em cada um dos 27 planos curriculares, são oferecidas unidades curriculares diretamente relacionadas com o jornalismo, nas suas diversas componentes – ação profissional, reflexão ou ambas. Nesta matéria há situações muito diversas, variando o número de UC de jornalismo entre 23 (num curso de Jornalismo) e a existência de apenas UC de opção.

Estes dados suscitam-nos algumas reflexões: será que, quando se fala de formação superior em jornalismo, devemos considerar um critério mínimo para a elaboração de um plano de estudos? Até que ponto é que um curso sem UC (obrigatórias) de jornalismo poderá caber no grupo dos projetos de ensino que formam futuros jornalistas?

A verdade é que um critério diferente do que adotámos antes faz variar as contas, de 29 para 27 cursos com formação em jornalismo. Parece-nos que estas são questões que devem integrar a agenda de um futuro (e necessário) debate.