Experiências#3

Uma das regras que desde sempre me impus, quando se trata de dar aulas em Atelier ou Laboratório de Jornalismo, é começar por olhar (e comentar) a actualidade informativa. “Que se passa no país e no mundo?”, é a minha primeira pergunta no início de cada aula. E começa ali uma observação da realidade circundante que pode acabar nos sítios mais imprevisíveis. Um exemplo: há tempos, falou-se da prisão de José Sócrates e de duas expressões muito repetidas nesse contexto – a “presunção de inocência” e o “trânsito em julgado”. Quase todos os alunos (futuros jornalistas) sabiam o que é a “presunção de inocência”; nenhum sabia o que é o “trânsito em julgado”. E partimos dali para uma longa conversa sobre como está organizada a justiça em Portugal, que tipo de tribunais há, como se desenrolam os processos, o que é um “juiz de instrução”, o que significa ser “arguido”, que tipo de cobertura destes assuntos fazem jornais mais populares ou mais “de referência”, onde é que se procura informação, o que é o “segredo de justiça”, etc., etc. Ou seja, aspectos muito presentes na actualidade de todos os meios de comunicação social, mas cujo significado ou relevância as pessoas em grande parte desconhecem. E o mesmo se pode dizer de muitos jornalistas. Perceber o que querem dizer as expressões que nos fartamos de repetir mecanicamente é, também, uma exigência de qualquer profissional que se preze. E isto pode fazer-se a partir de uma simples conversa sobre as “notícias do dia”.

Imagine-se o que é possível conversar (e aprender) quando se apresentam à turma do Atelier de Imprensa, as primeiras páginas dos cinco jornais diários generalistas de âmbito nacional, todas de um mesmo dia:

joaquim1

joaquim2