Opiniões#2

1) Que vantagens vê numa formação académica em Jornalismo/Comunicação para o exercício da profissão de jornalista?
Uma formação académica em Jornalismo ou Comunicação revela-se fulcral no exercício da profissão de jornalista. A meu ver, transmite-nos conhecimentos globais e básicos da comunicação que de outra forma não iríamos obter. É claro que existem diversas pessoas a exercer a profissão sem formação directa na área, mas continuo a achar que é de extrema importância frequentar formação académica adequada de forma a obter conhecimentos mais teóricos que se encontram na base das Ciências da Comunicação.

2) Que resposta deve a formação académica dar aos efeitos da associação do mercado e das novas tecnologias ao jornalismo?
Apesar de concordar que os conhecimentos teóricos são de extrema importância para exercer o profissão de jornalista, considero que neste momento a oferta académica em Portugal se foca demasiado na teoria e menos na prática, ou seja, nós, alunos, somos preparados para ser teóricos e pouco preparados “para ir para a rua fazer jornalismo”. Hoje em dia e com os avanços tecnológicos, considero que a educação em jornalismo está pouco preparada e as universidades dispõem de poucos recursos tecnológicos.
A meu ver, os alunos não são preparados para o mercado de trabalho. Essa preparação só existe durante os estágios e nem todos os cursos dispõem dessa opção.

3) Defende uma formação sobretudo técnica (estudo e prática da técnica profissional) ou alicerçada numa componente mais reflexiva (estudo do jornalismo integrado no universo mais vasto da comunicação)? Porquê?
Na minha opinião, a formação deve fazer uma conjugação equilibrada entre uma componente técnica e uma componente reflexiva. Uma não pode, ou não deverá, existir sem a outra. Não existe teoria sem haver prática e vice-versa. Um aluno de comunicação deve terminar uma formação com conhecimentos teóricos e deve também dominar técnicas mais práticas e profissionais.

4) Que ligação deve existir entre a academia (cursos de jornalismo) e a profissão, durante o período letivo e na fase de estágio?
Como já disse, deve haver uma maior ligação de modo a preparar os alunos para o mercado de trabalho.
Durante o período lectivo, deve existir um maior contacto com redacções e entidades empregadoras e durante o estágio deverá existir um orientador ou alguém com quem se pode esclarecer dúvidas, tal como acontece actualmente.

Filipa Gaspar | UMinho | UNovaLisboa | estagiária SIC