Vítor Cunha

1.       Qual deverá ser o papel dos media na promoção da saúde pública?

Os media influenciam comportamentos e, por vezes, determina-os. Seria, pois, útil usar este poder ao serviço de causas públicas. Devem evitar-se metodologias e temas nas margens, pois o ruído da discussão pode matar o nobre propósito. Por outras palavras: “fumar mata” é pacífico; mas “vamos proibir que se fume no carro…”  é de tal forma polémico que até pode aumentar o consumo de cigarros em andamento. É preciso ponderação nas mensagens e na escolha dos meios.

2.       Como caracteriza a relação entre os jornalistas e as assessorias no sector da saúde em Portugal?

É uma relação boa, que tem melhorado por força do aumento gradual do conhecimento mútuo e dos temas de Saúde.   

3.       Que estratégias poderiam ser desenvolvidas para melhorar a qualidade dessa relação e, por conseguinte, a qualidade da informação mediática sobre saúde em Portugal?

Talvez seja necessário desenvolver ações de formação sobre temas novos (por exemplo: sobre temas relacionados com a gestão em saúde; modelos de organização clínica, etc.).

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>