1. Qual deverá ser o papel dos media na promoção da saúde pública?
Os media influenciam comportamentos e, por vezes, determina-os. Seria, pois, útil usar este poder ao serviço de causas públicas. Devem evitar-se metodologias e temas nas margens, pois o ruído da discussão pode matar o nobre propósito. Por outras palavras: “fumar mata” é pacífico; mas “vamos proibir que se fume no carro…” é de tal forma polémico que até pode aumentar o consumo de cigarros em andamento. É preciso ponderação nas mensagens e na escolha dos meios.
2. Como caracteriza a relação entre os jornalistas e as assessorias no sector da saúde em Portugal?
É uma relação boa, que tem melhorado por força do aumento gradual do conhecimento mútuo e dos temas de Saúde.
3. Que estratégias poderiam ser desenvolvidas para melhorar a qualidade dessa relação e, por conseguinte, a qualidade da informação mediática sobre saúde em Portugal?
Talvez seja necessário desenvolver ações de formação sobre temas novos (por exemplo: sobre temas relacionados com a gestão em saúde; modelos de organização clínica, etc.).