A TV é, sobretudo, espectáculo. Já o sabemos. Mas a TV informativa precisa de ser mais do que o país e o mundo em cena. Precisa de anunciar, mas também explicar o que se passa. Precisa de montar palcos com interlocutores diversificados que acrescentem valor àquilo que é debatido nos estúdios de informação. Precisa de instalar portas de entrada abertas à participação de todos aqueles que podem integrar de forma significativa o processo de produção de noticiabilidade.
A TV que temos (ainda) não é isto. É uma televisão pouco diversificada na informação que promove, elitista nos plateaux que cria e ainda muito longe de ser uma TV dos espectadores… Actualmente a televisão é, sobretudo, dos jornalistas, ou seja, é a classe jornalística (uma elite, sublinhe-se) que constrói e debate a actualidade.
Não é um retrato eufórico aquele que aqui se traça da informação televisiva dos canais portugueses. Que esta obra, mais do que mostrar a actual oferta informativa, seja uma oportunidade de reflexão acerca da urgência de inverter um caminho que, a continuar assim, acabará por nos fazer despenhar num espaço público apático, monocórdico, anestesiante… Para os tempos que correm, eis tudo o que não precisamo.
A TV dos Jornalistas
Sumário
Capa, Ficha Técnica e Índice Geral |
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Introdução |
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Felisbela Lopes |
5-8 |
Uma programação televisiva que desrespeita as determinações da ERC |
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Felisbela Lopes |
21-42 |
Quando as elites da capital dominam o que se diz sobre o país e o mundo |
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Felisbela Lopes, Luís Miguel Loureiro |
43-57 |
Os comentadores residentes da televisão portuguesa |
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Felisbela Lopes, Hália Costa Santos |
58-78 |
Mulheres (quase) não entram nos estúdios da televisão portuguesa |
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Carla Baptista |
79-90 |
O conceito de ‘participação’ nos media: sombras e claridades numa floresta de definições |
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Fábio Ribeiro |
91-98 |
Longe de uma TV dos espectadores |
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Felisbela Lopes, Luís Miguel Loureiro |
99-110 |
Cronologias daquilo que se passou na TV portuguesa entre Setembro de 2010 e Agosto de 2011 |
PDF
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Felisbela Lopes, Ivo Neto, Sérgio Denicoli |
111-118 |
.:: LASICS ::.
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho