Comunidades de Inovação Social e Cibercultura: contributos para o desenvolvimento de territórios inteligentes

Ana Melro, Lídia Oliveira

Resumo


Em Portugal, o desenvolvimento de projetos de Inovação e Empreendedorismo Social é já uma realidade com alguns anos. Integram-se no conceito de Inovação e Empreendedorismo Social projetos/iniciativas cujo principal foco seja a criação de valor para a sociedade, através da resolução de problemas sociais, negligenciados e com elevada abrangência, tendo como missão a melhoria da qualidade de vida das pessoas afetadas pelo problema (incluindo a promoção de externalidades positivas), capacitando-as para, elas próprias, serem agentes de mudança.
A utilização de tecnologias de informação e comunicação permite agilizar o contacto entre as pessoas, facilitar a disseminação de conhecimento e contribuir, igualmente, para o desenvolvimento e promoção de territórios inteligentes. As tecnologias serão, então, o canal distribuidor das duas primeiras partes mencionadas (contactos e conhecimento), cuja utilização vai originar a reflexão no contexto da cibercultura. Serão, por isso, analisadas as dinâmicas infocomunicacionais específicas das comunidades de inovação social no contexto da hiperconexão contemporânea.
Esta comunicação toma como estudo de caso os projetos e empreendedores sociais pertencentes à rede do IES-Social Business School (associação sem fins lucrativos, escola de negócios sociais, criada em 2007, com sede em Cascais), com análise da atuação dos anos de 2009 até ao primeiro semestre de 2016.

Palavras-chave


Cibercultura; Community Learning Networks; Comunidade; Inovação Social

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Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho