Ecossistemas na blended-society: a experiência da média-arte digital
Resumo
O presente artigo procura adaptar e validar o conceito de ecossistema como
analogia expandida de representação das relações entre os agentes do sistema social, cultural e artístico envolvidos na criação, pesquisa, exposição, fruição, experimentação, educação e integração socioeconómica da média-arte digital. Pretende ainda demonstrar o anacronismo da dicotomia virtual/material, propondo a realidade blended (híbrida), explorando os mecanismos de emancipação individual, artística e intelectual, do universo da média-arte digital. Procura-se ainda demonstrar como as relações entre os vários agentes do ecossistema se foram tornando também elas blended, levando à criação de b-ecossistemas numa b-society.
analogia expandida de representação das relações entre os agentes do sistema social, cultural e artístico envolvidos na criação, pesquisa, exposição, fruição, experimentação, educação e integração socioeconómica da média-arte digital. Pretende ainda demonstrar o anacronismo da dicotomia virtual/material, propondo a realidade blended (híbrida), explorando os mecanismos de emancipação individual, artística e intelectual, do universo da média-arte digital. Procura-se ainda demonstrar como as relações entre os vários agentes do ecossistema se foram tornando também elas blended, levando à criação de b-ecossistemas numa b-society.
Palavras-chave
arte digital; ecossistema; curadoria; economia da experiência
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Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho