Panorama da produção científica em Comunicação Organizacional no Brasil: avanços epistemológicos, práticas discursivas e redes digitais

Ivone de Lourdes Oliveira, Ângela Marques

Resumo


Este artigo busca apresentar panoramicamente o cenário acadêmico da comunicação no contexto organizacional, a partir da análise da produção científica desenvolvida nos programas de pós-graduação brasileiros, assim como das temáticas abordadas nas teses defendidas no período de 2000 a 2014. Para isso, vamos utilizar uma pesquisa desenvolvida por Margarida Maria Krohling Kunsch, professora da Universidade de São Paulo, concluída em 2015, além de levantamentos bibliográficos e participação das autoras em bancas de doutorado e congressos nacionais. Nesses espaços são apresentadas intensas reflexões sobre o campo que se materializam em pesquisas e artigos, o que nos ajuda a elucidar o momento efervescente de produção que o Brasil vivencia. Tais pesquisas tendem a se afastar da tradição prescritiva e administrativa que marcou os estudos de Comunicação Organizacional quando
de sua introdução no meio acadêmico. Uma das contribuições do trabalho consiste em reconhecer e classificar tematicamente as diversas novas abordagens que emergem das teses analisadas.

Palavras-chave


Produção científica; realidade brasileira; comunicação organizacional; programas de pós-graduaçã

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Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho