“Cenários Comunicacionais” – coletânea iberoamericana: um projeto de articulação e cooperação cultural

Cristian Yañez Aguilar, Élmano Ricarte, Lawrenberg Advíncula da Silva

Resumo


Na contramão dos processos hegemônicos e mais tradicionais da difusão científica na América Latina e Europa, dos quais historicamente sempre se concentraram nas grandes metrópoles, o presente projeto intitulado “Cenários Comunicacionais” constitui uma iniciativa inédita e ousada de rede alternativa de cooperação cultural e contribuição bibliográfica entre professores-pesquisadores vinculados em instituições e/ou grupos situados em lugares ainda considerados emergentes no pensamento institucional de pesquisa, seja por fatores socioeconômicos, seja por uma condição geográfica. O objetivo de nosso projeto é propiciar uma nova cartografia da produção e legitimação do conhecimento científico em Ciências da Comunicação: com uma organização editorial, a qual consideramos “contra-hegemônica”, descentralizada e exógena, e depois, com a integração, como já dissemos, de autores de eixos ainda considerados emergentes na pesquisa de diversos países iberoamericanos.
Ao iniciarmos a organização editorial contra-hegemônica, problematizamos a necessidade de as publicações e instituições mais consolidadas privilegiarem mais as contribuições de centros emergentes de pesquisa: assim rompendo com a lógica endógena das produções bibliográficas, na maioria das vezes, com um percentual de benefícios maior em relação aos institutos de fomento e de indicador de parâmetros científicos.
Participam como organizadores do projeto: 1) o professor-pesquisador brasileiro Lawrenberg Advincula da Silva (Universidade do Estado de Mato Grosso – Unemat); 2) o professor-pesquisador chileno Cristian Yañez Aguilar (Católica Portuguesa, Portugal).
O projeto “Cenários Comunicacionais” nasceu da ocasião da “XXII Conferência Brasileira de Folkcomunicação”, realizado na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá-MT, em junho de 2014. E, parcialmente, tem em seu cronograma de digital, durante a realização do congresso do ALAIC, no mês de outubro no México. A obra envolverá cerca de 20 autores, vinculados a instituições execução o lançamento de uma coletânea versão impressa e de vários países como: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, México, Peru e Portugal.

Palavras-chave


Comunicação; contra-hegemonia; cooperação cultural; produção científica emergente

Texto Completo:

PDF


...............................................................................................................

.:: LASICS ::.
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho