Quotas for men in University: breaking the stereotype in European Union law and Swedish law

Antonia Martin Barradas

Resumo


A tese retrata o tema das quotas para o sexo sub-representado no ensino superior. O tema central é jurídico mas também inclui uma perspectiva sociológica. A primeira parte da investigação aborda a questão da igualdade de género no ensino superior na perspectiva dos direitos humanos. A segunda parte da tese adopta uma visão da mesma questão do ponto de vista do direito da União Europeia. A terceira parte do estudo usa como exemplo a Suécia e a experiência nacional relativamente às quotas de género no ensino superior, a fim de demonstrar os resultados da aplicação destas medidas. Na sua conclusão, a tese levanta a questão da “categorização de género” em relação aos homens na sociedade actual, e relaciona este conceito à tendência generalizada para o seu insucesso a nível académico, com o objectivo de eliminar a visão esterotipada de que os homens não são considerados um “grupo vulnerável” na área do ensino superior. Em última análise, pretende-se averiguar se os homens estão a ser discriminados, pelo direito e pela sociedade, no que diz respeito às suas oportunidades educativas.

Palavras-chave


Quotas; discriminação; homens; universidade; género; igualdade

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Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho