Mobilidade diária em transporte público entre Santiago de Compostela e a sua área de influência
Resumo
O presente trabalho tem por finalidade analisar e caracterizar a mobilidade diária da população trabalhadora/estudantil que utiliza o transporte público nos corredores de comunicação por estrada situados a sul da cidade de Santiago de Compostela: Milladoiro – Santiago, Brión – Bertamiráns – Santiago e Cacheiras – Os Tilos – Santiago. Estes lugares tiveram um considerável crescimento demográfico e urbanístico desde princípios dos anos 90, influenciado sobretudo pela grande procura de solo e pelo facto de oferecerem terrenos e vivendas economicamente mais acessíveis.
O nosso objectivo principal é diagnosticar os problemas que diariamente a população dos municípios da área de influência de Santiago enfrenta ao efectuar a deslocação em transporte público entre a sua casa e o local de trabalho/estudo e vice-versa, tendo em conta os movimentos pendulares ou “commuting” que os seus habitantes realizam diariamente.
Conhecidos os problemas existentes e após realizada uma série de inquéritos aos usuários do transporte metropolitano de Santiago, avançaremos com possíveis soluções ou alternativas, por forma, a melhorar a oferta de transporte público metropolitana.