Memória social e identidade nacional no contexto europeu
Resumo
Numa investigação sobre a participação da imprensa na construção damemória social dos portugueses sobre a Europa constatou-se que algumas ocasiões de celebração do sentimento de pertença ou identificação com a Europa tiveram como resultado quer a reafirmação da identidade nacional, quer o reforço de uma percepção da integração europeia que tende a permanecer encerrada numa dimensão económica. Embora a integração de Portugal na União Europeia seja tendencialmente conceptualizada pela imprensa de modo favorável, existem dissonâncias quanto a uma correspondência entre essa idealização e a construção social de uma memória que integre os portugueses na Europa. Neste artigo analisam-se algumas destas ocasiões que indicam que o discurso produzido em torno da Europa tende, na prática, a ser esvaziado de europeísmo: a adopção da moeda única europeia, as campanhas eleitorais para o Parlamento Europeu e a realização em Portugal do Campeonato Europeu de Futebol de 2004.
Palavras-chave
identidade nacional; integração europeia; discurso sobre a Europa
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Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho
Anuário Internacional de Comunicação Lusófona
ISSN 1807-9474