(página em atualização)
PAISAGENS |
FRONTEIRAS | PODERES |
O grupo «Paisagens, Fronteiras e Poderes» do CITCEM tem como objetivo estratégico o estudo das complexas relações que as sociedades estabelecem com o meio em que se instalam. Pretende-se desenvolver pesquisas teóricas e empíricas relacionadas com os ambientes físicos que servem de suporte à fixação das comunidades, com as formas diferenciadas de implantação das mesmas ao longo dos tempos, com a exploração e transformação dos recursos, com a conceptualização e organização das paisagens e dos territórios, com a trajetória social dos poderes e os seus mecanismos de confronto e legitimação no território. As investigações a realizar possuem um carácter interdisciplinar, cruzando conhecimentos e metodologias próprias da Arqueologia, da História, da Arquitectura e da Geografia. O objectivo estratégico enunciado desenvolve-se em três áreas de projectos.
- Uma primeira área mobiliza os estudos sobre as paisagens e as suas construções.
- Uma segunda área concentra-se primordialmente na identificação e estudo dos contextos materiais dos poderes, reconstituindo trajetórias institucionais e práticas sociais.
- Uma terceira área, mais transversal, ensaia a análise de situações de contacto e confrontos culturais, bem como experimentação de novos objetos, numa encruzilhada relativamente às outras duas áreas.