A Assembleia Nacional no pós-guerra (1945-1949)

Rita Carvalho

Resumo


Antes de apresentar uma breve síntese sobre o conteúdo do meu trabalho, gostaria de prestar homenagem ao Professor Doutor Victor de Sá, promotor do Prémio de História Contemporânea da Universidade do Minho. A esta Universidade gostaria de agradecer também, em particular, ao Sr. Reitor – Prof. Doutor António Guimarães Rodrigues, ao Sr. Presidente do Conselho Cultural – Prof. Doutor Lúcio Craveiro da Silva, ao Sr. Presidente da Comissão Executiva do Prémio – Prof. Doutro Hélio Alves, e aos restantes membros do Júri do Prémio de História Contemporânea (Prof. Doutor António Reis e Prof. Doutor Luís Alberto Marques Alves), a atribuição do referido prémio ao livro intitulado «A Assembleia Nacional no Pós-Guerra (1945-1949).

Este livro corresponde, no essencial, à minha dissertação de mestrado realizada na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e defendida em 1999.

Procurou-se com este trabalho desmontar alguns chavões clássicos referentes à Assembleia Nacional do Estado Novo: simples órgão decorativo sempre desprezado por Salazar, destinado a manter a «fachada constitucional» do regime. Para tal apoiei-me na escassa bibliografia disponível e numa recolha de fontes que se pretendeu exaustiva.


Texto Completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.