Nas imagens da memória: a influência do cinejornalismo e da rádio na primeira fase do telejornalismo brasileiro

Edna de Mello Silva

Resumo


O artigo aborda as principais características da primeira fase do telejornalismo no Brasil, no início dos anos 50 do século XX. Destaca a influência do cinejornalismo (nas imagens produzidas em filme a preto e branco por cinegrafistas com experiência em produções de ficção e documentários) e da rádio (especialmente no que se refere à forma de apresentar as notícias que valorizava a voz do locutor) nos primeiros anos do telejornalismo. O corpus da pesquisa foi formado por oito excertos de filmes restaurados pela Cinemateca Brasileira identificados como parte do acervo da já extinta TV Tupi de São Paulo, referentes ao Telejornal Imagens do Dia, considerado o primeiro telejornal brasileiro. O resultado do estudo indica que o Imagens do Dia utilizava as imagens fílmicas para ilustrar a narração feita pelo locutor, ao vivo, no momento da transmissão do programa e que as notícias versavam sobre assuntos de interesse geral como eventos de cultura, quotidiano e política

Palavras-chave


história do telejornalismo brasileiro; telejornal Imagens do Dia; canal de televisão TV Tupi de São Paulo; cinejornalismo; rádio

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Anuário Internacional de Comunicação Lusófona
ISSN 1807-9474