Gêneros televisivos e publicidade no prime-time português e brasileiro: a recepção como suporte das relações entre comunicação e práticas de consumo

Maria Aparecida Baccega, Isabel Ferin Cunha, Marcia Perencin Tondato, Diana Gualberto de Macedo Macedo, Fernanda Castilho Santana Santana

Resumo


O estudo aqui apresentado compara as programações das tvs portuguesa e brasileira veiculadas no prime-time, em canais de sinal aberto, com destaque para a publicidade. A partir da pergunta “o que aproxima e o que diferencia os horários nobres de Portugal e do Brasil?”, buscamos entender qual é, aparentemente, o peso de cada gênero televisivo na constituição do horário nobre nos dois países. Objetiva-se ainda verificar as diferenças existentes nos percentuais de inserção de cada categoria de produtos anunciados e suas respectivas peças publicitárias. Levantam-se, assim, pistas para o conhecimento dos processos e comportamentos, explícitos ou implícitos, dos sujeitos da pesquisa tanto na publicidade quanto nos vários âmbitos da “realidade”, com destaque para o processo de consumo, material e simbólico, o que colabora para a formulação das representações sociais desses sujeitos. Utilizam-se múltiplas estratégias metodológicas para tratar a produção, distribuição e recepção (consumo) dos produtos midiáticos.

Palavras-chave


consumo; comunicação; televisão; prime-time; recepção

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Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho

Anuário Internacional de Comunicação Lusófona
ISSN 1807-9474