A comunicação na educação à distância: o desenho pedagógico e os modos de interação

Ademilde Silveira Sartori

Resumo


A Educação à Distância (EàD) se encontra em expansão em nossos dias e o consenso entre autores enfatiza o desenvolvimento tecnológico no campo da telemática como fator desse crescimento. É constituída por dois elementos básicos: um curso estruturado, cujo conteúdo é disponibilizado aos estudantes em diversas mídias, e a comunicação não-contígua, que se realiza com a utilização de meios de comunicação. Autores costumam classificar ou reconhecer gerações na história da EàD, as quais serviriam para indicar a sintonia que a modalidade educativa à distância demonstra ter com o desenvolvimento das tecnologias comunicativas, uma vez que delas necessita para realizar- se. Em sistemas de EàD, a dialogicidade e a interatividade estão intrinsicamente ligadas ao desenho pedagógico. Os Modos de Interação, aqui propostos, constituem- -se em um instrumento de reflexão sobre a EàD e a relação entre as diversas tecnologias e o desenho pedagógico de um curso.

Palavras-chave


comunicação; educação à distância; desenho pedagógico

Texto Completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

 

 

 

 

 

...............................................................................................................

 

.:: LASICS ::.
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho

Anuário Internacional de Comunicação Lusófona
ISSN 1807-9474