Governo eletrônico, inclusão digital e cidadania: considerações para a Cibercultura

Helena Pereira da Silva, Lídia J. Oliveira L. da Silva

Resumo


A cidadania plena no século XXI pressupõe acesso ao ciberespaço e participação na vida da cidade e com isso também uma retomada do sentido de comunidade. No entanto, o acesso à informação e a comunicação pela Internet e o lidar simbolicamente com os assuntos da cidade/comunidade, visando uma melhoria no plano físico, ainda está restrita a uma pequena minoria detentora de competência informacional (information literacy), tema já inserido nos Direitos Humanos Universais. À medida que cresce a migração dos governos para o ciberespaço, cresce a importância de se considerar a relação inclusão digital, governo eletrônico e a educação para a competência informacional (information literacy education) como tema da Cibercultura. Para que o governo eletrônico se efetive, todos os cidadãos precisam interagir eletronicamente. Se a maioria não está em “estado de cidadania eletrônica”, não se efetiva a democracia eletrônica ou a própria democracia, no seu sentido clássico. O objetivo deste trabalho é tecer considerações sobre a relação governo eletrônico, inclusão digital e cidadania como temas da Cibercultura.

Palavras-chave


governo eletrônico; educação para a informação (information literacy education)

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Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho

Anuário Internacional de Comunicação Lusófona
ISSN 1807-9474