
O Telejornal e a Guerra Colonial (1961-1974)1

The Television News and the Colonial War (1961-1974)

Francisco Rui Cádima*

Resumo
Neste ensaio pretendemos apresentar o modo como as estratégias discursivas do
Telejornal da RTP geriram, ao longo dos anos 1961-1974, a questão colonial. De uma
ausência da ideia de Império, a informação televisiva passa a ser um meio impres-
cindível para legitimar uma estratégia de ofensiva na frente militar, e, natural-
mente, também o canal próprio para a concretização dos efeitos de manipulação
mediática e para a manutenção do statu quo, contribuindo assim também para o
contínuo adiamento da liberalização do regime.

Abstract
In this essay we intend to present how the discursive strategies of the evening news
on RTP managed, over the years 1961-1974, the colonial question. After an absence
of the idea of empire, the television information becomes an indispensable means to
legitimize the offensive strategy on the military front, and, of course, the channel
itself to achieving the purpose of media manipulation and to maintain the status
quo, thereby also contributing to the postponement of the regime liberalization.

Palavras-chave: censura; ditadura; guerra colonial; propaganda; televisão.

Keywords: censorship; colonial war; dictatorship; propaganda; television.

1 Texto baseado na investigação produzida no âmbito da dissertação de doutoramento do autor, publicada sob o
título Salazar, Caetano e a Televisão Portuguesa, Lisboa: Presença, 1996.

* Departamento de Ciências da Comunicação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de
Lisboa | frcadima@fcsh.unl.pt

Anua?rio_2009:Layout 1  10/04/18  19:26  Página97



ANUÁRIO LUSÓFONO | 200998

«Em Angola havia um soldado chamado Televisão»
João Coito

Da ausência da ideia de Império, a meio para legitimar estratégia militar

As emissões regulares da RTP começaram a 7 de Março de 1957 sob o signo de uma
instrumentalização ainda incipiente, marcada pelo tom oficioso da matéria noti-
ciosa, muito pouco ou mesmo nada panfletária, ancorada desde início numa expe-
riência que pouco ultrapassava a ideia de uma rádio com imagens.

É certo que, na informação, predominava a agenda política e protocolar do
Estado, mas esses anos, até ao final da década de 50, ficam fundamentalmente mar-
cados por uma reduzida operacionalidade do conceito de propaganda e uma pouco
activa instrumentalização do meio televisivo emergente.

Podem encontrar-se diferentes explicações para esse facto, o carácter pioneiro
dessa experiência, meios e tecnologias mais complexos, recursos humanos pouco pro-
fissionalizados, espartilhos na agenda informativa, mas certamente que a este fenó-
meno não era indiferente o pensamento e a acção de Salazar relativamente ao campo
dos média.

Salazar era um político refractário à comunicação social, era o líder anti-caris-
mático por excelência. A sua estratégia comunicacional passava mais pela reserva
e o recato do que pela exposição ostensiva. Marcello dizia dele, com toda a proprie-
dade, que Salazar «entrara na política como poderia ter ingressado numa ordem
religiosa austera» (1974:580).

A televisão foi uma fiel reprodutora deste modelo respeitando esta distância ascé-
tica de Salazar face aos media, preservando claramente a sua imagem, reduzindo o
desempenho mediático e a agenda do ditador exclusivamente ao âmbito do protocolo
de Estado, ou, numa ou noutra vez, ao mundo “reservado” de Salazar.

Nesses primeiros anos, sobretudo no período 1957-1960, predomina uma infor-
mação de tipo oficioso, mas ainda «radiofónica», com pouco uso da imagem, da repor-
tagem, etc. Trata-se de um período caracterizado pela delegação da intervenção
marcadamente política nas revistas de imprensa (a estratégia editorialista vem mais
tarde) e por uma estratégia de hierarquização da informação protocolar de acordo
com as próprias hierarquias do aparelho politico.

Desse período inicial destacam-se, fundamentalmente, algumas séries discursi-
vas mais significativas, a saber, a estratégia de omissão da candidatura de Hum-
berto Delgado à Presidência da República (1958), a paradoxal difusão de um discurso
de De Gaulle2 sobre as autonomias africanas (1959) e mesmo várias notícias sobre
as independências de Estados africanos (1960). Mas, mais perturbador ainda, estes
anos ficam marcados pela ausência da ideia de Império, pela omissão das colónias,

2 «Discurso aos franceses», Telejornais de 16/10/1959 e 19/10/1959.

Anua?rio_2009:Layout 1  10/04/18  19:26  Página98



ANUÁRIO LUSÓFONO | 2009 99

pelo também paradoxal esquecimento desse «todo pluricontinental e plurirracial»,
razão primeira do regime e da sua política.

Estranhamente, se não havia, de facto, uma estratégia para a legitimação tele-
visiva do Império, no ano de 1959, ainda a cobertura televisiva do país não tinha
atingido 50 por cento do território (estando registados apenas 32 mil televisores)
eram lançados estudos para «encontrar uma fórmula viável para a instalação da
televisão em Angola e Moçambique (...). Mais do que nunca a ideia de estender a
nossa actividade às Províncias Ultramarinas parece impor-se como uma necessidade
da maior importância e, pela nossa parte, temos o problema estudado. As comparti-
cipações necessárias encontram-se, na sua maioria, asseguradas e a fórmula encon-
trada é muito pouco dispendiosa em relação às vantagens que proporciona».3 Mas até
ao 25 de Abril não passariam disso, de estudos. Curiosamente, nas vésperas do 25
de Abril vamos encontrar a administração da RTP envolvida num debate algo
absurdo, sobre este mesmo assunto, retomando a mesma ideia de 1959...

A questão colonial tem um primeiro desenvolvimento ainda antes dos aconteci-
mentos de 1961. Em «mensagem à população de Angola» transmitida pelo Telejor-
nal (20/10/1959), dizia Salazar: «(...) Da confusão que se está a promover por muitas
fontes não deve resultar nem paz, nem ordem, nem liberdade válida. Mas da ordem
que se mantém, são de extrair, em todos os domínios, possibilidades de que mal pode-
mos suspeitar. Só um perigo seria grave - quebrar-se a nossa coesão, diluir-se o sen-
timento que fez de nós o que ainda somos»...

Logo depois da mensagem de Salazar às populações de Angola, Franco Nogueira
intervinha na ONU. Relata o TJ de 15/11/59: «O Dr. Franco Nogueira teve nova opor-
tunidade de desmascarar as afirmações formuladas pelo delegado da República da
Guiné. Quando se discute na ONU o problema dos Camarões aquele delegado achou
conveniente citar outros territórios africanos não autónomos para sobre eles fazer
infelizes e deslocadas referências. No uso da palavra o delegado português ripostou
vivamente a tais afirmações utilizando o direito regulamentar de resposta obtendo
do Presidente da Quarta Comissão a satisfação devida». Por sua vez, em Goa, Vas-
salo e Silva mantinha a ideia de integração (TJ 25/11/59): «Compete-nos vincar a
transcendente importância da fusão feita para sempre entre dois povos - um do Oci-
dente e outro do Oriente num complexo que havia de dar ao mundo o exemplo mais
notável e evidente de uma nação estruturada no tempo e no espaço através dos maio-
res sacrifícios». E ainda antes do final do ano, o ministro do Ultramar, reunia com
correspondentes estrangeiros em Lisboa: «O nosso conceito de unidade nacional está
perfeitamente definido, não apenas como noção teórica mas também por tradução
prática que temos mantido desde sempre: ‘Todas as terras portuguesas se encontram
indistintamente integradas na Nação, sem que a situação geográfica altere em qual-
quer delas o estatuto político geral que as abrange a todas, nem que circunstâncias
de nascimento ou raças limitem regalias ou direitos’» (TJ 8/12/59).

3 Ver Relatório e Contas da RTP de 1959, pp. 5-6.

Anua?rio_2009:Layout 1  10/04/18  19:26  Página99



ANUÁRIO LUSÓFONO | 2009100

O facto é que no final dos anos 50, na RTP, a questão colonial não se havia colo-
cado como viria a ocorrer logo em 1960. Os telejornais de Janeiro de 60, por exem-
plo, fizeram diversas referências à independência dos Camarões (TJ 6/1/60), à futura
independência na Somália (TJ 24/1/60), e à também futura independência do Congo
Belga (TJ 27/1/60), da federação Mali (TJ 18 e 19/6/60) e de outros países africanos
(TJ 28/6/60)...

Dava-se então, no princípio do ano, grande destaque ao problema de Goa, com a
visita do Ministro da Presidência (Pedro Teotónio Pereira), tendo a RTP enviado
uma equipa de reportagem para o território e começado a emitir os seus trabalhos,
nove dias após a partida, em narrativa descritiva e protocolar, sem discurso directo
do ministro. Este dirá no Telejornal de 18/1/1960: «(...) Vim encontrar em Mapuçá não
os restos de um passado glorioso, mas um entusiasmo prometedor dum futuro não
menos glorioso» –, conjunto de trabalhos que nalguns casos atingiam os 15 minutos
de duração, como aconteceu, por exemplo, no TJ de 17/1/60 (2ª edição).

A solução jurídica do diferendo que opunha Portugal ao Estado da Índia, desde
1955, veio a ser conhecida em 12 de Abril de 1960 e o facto em si constituiu pretexto
para uma operação de propaganda do regime e da sua política colonial. A primeira
e segunda edição dos telejornais de 12 e 13/4/60, com edição especial neste último
dia, e as edições dos dias seguintes, assim o demonstraram, cobrindo detalhada-
mente desde o discurso do MNE, Franco Nogueira (TJ 12/4/60), à “extraordinária
manifestação de regozijo” de dia 13, em Lisboa. No TJ de 14/4/60, na rubrica
Imprensa de Hoje, era dito que «as páginas dos jornais são “manchas de vibração
nacional” e citava-se a manchete do Diário de Notícias desse dia – «Foi Salazar! (...)
O grande génio da resistência, o homem que traduziu as razões e os sentimentos de
uma Pátria na sua vida de séculos, que confundiu os inimigos com a sua lógica
implacável (...) Foi Salazar!».

Nesse início da década de 60, ao ser tentada a recriação da proximidade e da coe-
são do «todo nacional» através da televisão, o salazarismo ensaia, no fundo, o prin-
cípio do fim de uma morte anunciada. Logo na segunda metade do ano 1960,
assiste-se à emergência de uma imagem televisiva do Império, feita, por vezes, de
forma extremamente grotesca.

Diversos motivos, dos mais banais aos mais significativos, passam então a ser
também acontecimento, isto é, se o facto do Governador Vassalo e Silva visitar Diu
(TJ 22/9/60) podia não oferecer dúvidas sobre o seu eventual interesse jornalístico,
o mesmo não aconteceria a propósito da «altaneira cidade do Lobito» (TJ 4/4/60), ou,
a 17/9/60, do «Passeio a Inhaca – um dos locais de maior interesse turístico de
Moçambique» ou mesmo a posse da Comissão da União Nacional na Guiné (TJ
5/5/60) ou as manifestações de Nova Lisboa pela resolução do Tribunal de Haia (TJ
6/5/60) ou ainda, de uma forma mais nítida, com as peças a propósito do «Circo em
Moçambique» (TJ 8/9/60) ou do «Batuque em Marracuene» (TJ 12/9/60). Outros
exemplos se poderiam citar: uma exposição filatélica em Goa (TJ 13/12/60), caçadas
(TJ 30/10/10), procissões (TJ 18/10/60), missas (TJ 2/11/60) ou inaugurações (TJ

Anua?rio_2009:Layout 1  10/04/18  19:26  Página100



ANUÁRIO LUSÓFONO | 2009 101

29/10/60) que nos chegavam dos territórios da Índia nesse final de ano, peças que,
aliás, continuariam de forma mais incisiva em 1961.

Após o início da Guerra Colonial, o «nacional» é francamente pulverizado pelo
noticiário proveniente sobretudo de Angola, O vizinho Congo Belga caminhava
entretanto para a independência, e o MPLA, motivado também por esses aconteci-
mentos, apostava na actividade diplomática com o exterior, tendo defendido, a 6 de
Dezembro de 1960, na Câmara dos Comuns, em Londres, o direito dos povos à auto-
determinação e à independência.

O dia 4 de Fevereiro de 1961 constituiria, sem dúvida, um marco no conjunto das
lutas de libertação das ex-colónias portuguesas. Mas o certo é que, quer em Moçam-
bique, com a constituição dos primeiros grupos nacionalistas e o massacre de Mueda,
em 16 de Junho de 1960, quer na Guiné e em Cabo Verde (a fundação do PAIGC data
de Setembro de 1956), a consciência nacionalista e independentista estava já arrei-
gada em muitos núcleos, nomeadamente entre os quadros urbanos locais.

Importa lembrar que no ano de 1960, também designado de «ano africano», foram
declaradas as independências de nada menos do que 13 países africanos: Congo
Belga, Somália, Nigéria, Togo, Camarões, República Centro-Africana, Chade, Congo,
Daomé, Madagáscar, Mauritânia, Niger e Alto Volta.

Como que em resposta, Salazar, após ter sido instado pela ONU em Novembro de
1960 – de acordo com as disposições da Carta das Nações Unidas –, a apresentar
relatórios sobre a administração colonial portuguesa, subtraía-se às disposições da
Carta e só em situação-limite mandava responder à ONU – como havia de aconte-
cer em Novembro de 1967, através de Franco Nogueira –que as colónias eram tão só
«províncias ultramarinas» por «integração e multiracialismo», e que os portugueses,
consideravam-se também uma «nação africana».4

Talvez por 1960 ser, em geral, um ano de emancipação política e autodeteremi-
nação para muitas novas nações africanas, uma sistemática, constante, defesa da
política colonial do regime é então montada na informação televisiva que, parado-
xalmente, vai ter oportunidade de aproveitar as dificuldades específicas das novas
situações criadas, particularmente da questão argelina e do processo de indepen-
dência do ex-Congo Belga, em favor da política do governo português para África. A
anterior passividade da televisão face às dificuldades políticas “menores” do regime
alterar-se-ia a partir de então, progressiva e radicalmente.

Com o agravar da crise no Congo Belga, ao mesmo tempo que os primeiros refu-
giados começavam a chegar à Bélgica (TJ 14/6/60), a informação televisiva fazia coro
com o integracionismo e citava Xavier Pintado, no Diário de Notícias, que defendia
que «(...)a Administração belga agiu em face das primeiras ameaças de agitação
avançando sucessivamente o relógio da independência, comprimindo e eliminando
etapas do calendário, sem cuidar das condições realizadas nem tratar de obter garan-
tias para a população branca(...)». Com a degradação da situação no Congo após a

4 Desde a revisão constitucional de 1951 que as palavras «colónia» e «colonial» tinham desaparecido por completo e
«império» tinha caído em desuso.

Anua?rio_2009:Layout 1  10/04/18  19:26  Página101



ANUÁRIO LUSÓFONO | 2009102

independência, a redacção do TJ (18/7/60) destacava a tese da tranquilidade, citando
a revista Archives Diplomatiques: «num mundo perturbado pelo ódio e pela violên-
cia, a paz que reina nos territórios portugueses é realmente admirável».

A 7 meses do início da luta armada em Luanda, o Telejornal de 6/6/60 destaca a
«partida de expedicionários» (três companhias) para Angola. No espaço de três dias,
em Agosto, duas grandes paradas militares, uma em Luanda e outra em Lourenço
Marques, vão passar na televisão portuguesa, respectivamente a 18 e 21/8/60, e
ainda uma outra em Goa, a 9/10/60, seguida pouco depois de “manobras militares em
Moçambique” (TJ 16/10 - 2ª edição). Era dado também destaque, no TJ de 7/760, à
chegada de «colonos de Angola na sua farda de caqui pardo e de chapéu colonial (...)
com o peito medalhado (...)».

Se o regime continuava a insistir na tese da tranquilidade e da acalmia, os últi-
mos meses do ano iriam introduzir na ordem política interna uma preocupação acres-
cida. A 23/9/60 (TJ, 2ª ed.) Krutschev, discursando na Assembleia Geral da ONU,
ataca duramente a política colonial portuguesa: «(...) Quem pode permanecer calmo
assistindo à infindável carnificina das populações da Niassalândia, Angola, Moçam-
bique...», perguntando-se depois «que frutos dera a civilização como consequência de
cinco séculos de domínio tirânico e colonial dos territórios africanos de Angola,
Moçambique e Guiné portuguesa?...». Krutschev diria dias depois, após intervenção
do delegado português, que «Os povos coloniais têm de pegar em armas - a menos que
as Nações Unidas decretem o fim do colonialismo em todo o mundo que seja concedida
a independência a todos os povos»5, mas o telejornal não viria a citar esta sua passa-
gem. Logo no dia seguinte à primeira intervenção surgia a resposta, não por parte do
poder político propriamente dito, mas por parte dos media, competindo à televisão
(mais uma vez) citar, na 1ª edição do Telejornal, o que a imprensa havia dito nesse dia.
Depois de um slide designado «Assembleia Geral» diz o locutor: «As alusões e agra-
vos dirigidos ontem a Portugal (...) pelo presidente do Ghana, N’ Krumah, e pelo pri-
meiro-ministro soviético Krutschev, a propósito da permanência das províncias
portuguesas no continente africano - suscitou, como é natural, uma pronta e enérgica
reacção da imprensa que, na sua totalidade, verbera as falsidades conscientemente
propaladas e condena com indignação os incitamentos odiosos à subversão (...)». Cita
então uma série de títulos, mas em primeiro lugar a “nota de redacção” do Diário de
Notícias: «Todos sabem que o grupo comunista se deslocou na sua máxima força, à
Assembleia Geral das Nações Unidas com um objectivo principal: estender mais, ati-
çar o fogo na África, onde a nossa tranquilidade, a nossa paz e a nossa histórica sobe-
rania incomodam os torvos interesses revolucionários da agitação comunista (...). Não
serão, porém, as objurgatórias das facções comunistas instaladas na ONU que nos
deterão no caminho da nossa velha integridade nacional (...)».

A partir daí, Salazar, que permanecera em silêncio sobre o assunto ao longo de
quase dois meses, não mais teria descanso. Sucedem-se as manifestações de «desa-

5 Cf. Diário de Notícias, de 12 de Outubro de 1960.

Anua?rio_2009:Layout 1  10/04/18  19:26  Página102



ANUÁRIO LUSÓFONO | 2009 103

gravo (TJ de 27/10/60) e a 30/10/60, no 30º aniversário da Liga 28 de Maio, o Coro-
nel Santos Pedroso proferiria um «exaltado discurso» que o TJ citava: «(...) Nunca os
portugueses avaliaram o inimigo pelo seu número (...) Ao lado do Chefe de Estado,
ao lado de Portugal, todos podemos continuar a Revolução Nacional! Onde está Sala-
zar? (toda a assistência se levantou, empolgada, para dizer ‘ Presente ‘!)». A resposta
do regime – e da televisão – prosseguia em crescendo, como que abrindo caminho a
uma aguardada intervenção de Salazar.

A 12/11/60 há nova manifestação em Lisboa» e nas primeira e segunda edições do
Telejornal é lido o texto «A Nação Portuguesa e o momento internacional» que atacava,
de forma agressiva, a «força executória» das decisões da Assembleia Geral da ONU
contra Portugal, entrando de seguida a reportagem da «grandiosa manifestação»: «(...)
Gente de todos os recantos, de Trás-os-Montes a Timor, levaram ao Governo o repúdio
unânime da Nação aos ataques dos imperialistas da comunidade internacional».

Salazar continuava em silêncio... Só se resolveria a falar sobre o assunto a
30/11/60, na Assembleia Nacional, onde fez uma exposição sobre a campanha
anti-colonialista, transmitida a partir das 18h20 em directo pela RTP (e a partir das
22 horas em resumo telegravado). No essencial, Salazar retoma a sua posição de sem-
pre reforçando a sua intransigência sobre qualquer hipotética negociação da questão
colonial: «A unidade portuguesa não é uma ficção, mas uma realidade social e histó-
rica traduzida nas constituições e levanta obstáculos muito sérios aos que pensam
dedicar-se agora à tarefa de emancipar a África portuguesa. Vêm tarde: já está. É que
essa unidade não comporta alienações, cedências ou abandonos: as figuras jurídicas
do plebiscito, do referendo, da autodeterminação, tão pouco se quadram na sua estru-
tura (...). É possível encontrar muitas deficiências no nosso trabalho, e somos os pri-
meiros a lamentar que a limitação dos recursos não tenha permitido ir mais além.
Especialmente nas comunicações, na divulgação da instrução, na organização sani-
tária (...). Mas o ambiente de segurança de paz e de fraternal convívio entre os muito
diversos elementos da população – caso único na África de hoje – é a maior obra».

Após as sucessivas independências africanas do ano de 1960, nova estratégia de
produção de meta-acontecimentos emerge no telejornal: aumentam significativa-
mente os filmes enviados pelos correspondentes de RTP nas diferentes colónias, ou
realizados por enviados-especiais. A esmagadora maioria das vezes eram peças sem
grande importância jornalística, que apenas pretendiam integrar a estratégia pro-
tocolar, a presença administrativa nesses territórios.

Era nas «Revistas de imprensa» do TJ que o monologismo político ou o anti-comu-
nismo mais primário emergiam em todo o seu esplendor, quase sempre através de
textos dos cronistas do regime como Dutra Faria, Barradas de Oliveira, Ramiro Vala-
dão – e, depois, João Coito, que começa significativamente a fazer a leitura da revista
de imprensa, já como comentarista do próprio Telejornal a partir de Janeiro de 1961.
O ano de 1960 veria, portanto, as críticas oficiosas do telejornal crescerem progres-
sivamente de tom, em defesa do regime e do... Império. Mas, para todos os efeitos,
uma coisa era certa: apesar dos focos de nacionalismo em África e das diversas lutas

Anua?rio_2009:Layout 1  10/04/18  19:26  Página103



ANUÁRIO LUSÓFONO | 2009104

de resistência no continente, para a televisão portuguesa, para a informação da RTP,
reinava a tranquilidade e uma «paz admirável» no País...

À medida que a situação se vai agravando para Portugal, nomeadamente com o
endurecimento das críticas dos países africanos e do bloco de Leste contra a pre-
sença portuguesa em África, o regime faz avançar os seus media para combater
aquilo a que chama os «agravos dirigidos contra Portugal». A televisão, designada-
mente, mas também a comunicação social em geral, adquirem assim, agora de uma
forma mais visível, o estatuto de «porta-vozes» do regime, aceitando colocar-se ins-
titucionalmente – algumas vezes mesmo oficialmente –, ao serviço da ditadura e do
império, funcionando como um seu prolongamento, tornando-se assim inequivoca-
mente um aparelho ideológico do poder.

Manipulação mediática e manutenção do statu quo

A 12 de Novembro de 1960 vêem-se os primeiros efeitos da radicalização dessa estra-
tégia: o telejornal inicia o que viria a ser o longo requisitório de opinião reproduzida
depois ao longo dos anos finais do salazarismo e do caetanismo. A primeira nota
dessa longa série, é a já citada peça «A Nação Portuguesa e o momento internacio-
nal», que marca o princípio da instrumentalização do telejornal no plano editorial,
inaugurando a institucionalização do discurso do poder nas aberturas do telejornal.
Nada disso havia acontecido até então.

O ano decisivo para o regime seria obviamente 1961, com o início da Guerra Colo-
nial. Logo a partir de 1 de Janeiro o Telejornal passaria a ter três edições diárias -
a edição da tarde, das 18h40 às 19 horas; a edição da noite, das 21h30 às 22 horas,
e as últimas notícias, às 23h50.6 O modelo estrutural de informação e o agencia-
mento dos alinhamentos não sofrem alterações de fundo, embora haja, por assim
dizer, uma alteração relativa – a entrada de João Coito como comentarista na rubrica
«Letra de Imprensa». Coito passará a assinar também os «Comentários do dia». O
tom das intervenções de João Coito era dado logo a 8/1/61: «(...) Tantas vezes a Metró-
pole gastou e gasta aquilo que tem e aquilo que não tem apenas porque fazemos da
soberania portuguesa no Ultramar não um puro instrumento de domínio, mas antes
um factor de integração de agregados sociais na Nação una!».

Para o salazarismo, nada voltaria a ser como dantes a partir do início de 1961.
Se o caso da operação de Henrique Galvão no Santa Maria é seguido praticamente
desde o início pela televisão como uma espécie de folhetim de pirataria e inclusiva-
mente com reportagens de enviados especiais da RTP, o Programa para a Demo-
cratização da República, lançado pelo oposição em Lisboa é omitido pela informação
televisiva. Mas o maior golpe para o regime seria dado em Luanda, com os aconte-

6 Antes de Janeiro de 1961 só existiam dois serviços noticiosos diários, a 1ª e a 2ª edições, respectivamente às 21h30
e 23 horas.

Anua?rio_2009:Layout 1  10/04/18  19:26  Página104



ANUÁRIO LUSÓFONO | 2009 105

cimentos do 4 de Fevereiro de 1961, noticiados pouco depois pelo enviado a Luanda,
Henrique Mendes.

A 7/2/61, na edição da noite, Henrique Mendes, referindo em título «Banditismo
em Angola», dava entrada a uma reportagem sobre os funerais «dos heróicos defen-
sores da ordem que tombaram para fazer frente a agitadores políticos de filiação
comunista». A reportagem, intitulada «Funeral em Luanda», transformava os polí-
cias mortos numa espécie de heróis de uma gesta épica: «(...) Espólios sagrados de
uma pátria ameaçada, eles resgataram com o seu sangue com o seu exemplo a afronta
com que um bando de vendidos tentou atingir a unidade nacional. O seu sacrifício,
o supremo sacrifício de um soldado, cumprimento heróico do dever, sublima e santi-
fica o lema que encerra a decisão maior da hora que passa – ‘A vida näo importa
Portugal continuará’». O tom propagandístico era sublinhado com uma declaração
«em exclusivo» para a RTP, de Silva Tavares, Governador de Angola, e, ainda neste
mesmo noticiário, o destaque para uma conferência de José Hermano Saraiva sob o
título «O destino do Ultramar e a vida nacional».

Quando, porém, Américo Tomás recebe um grupo de oposicionistas liderados por
Manuel Azevedo Gomes, os quais na sequência dessa audiência divulgam o «Comu-
nicado aos democratas» em 8 de Fevereiro de 1961, a RTP reage condenando o comu-
nicado, chamando-lhe um «deplorável documento», e eximindo-se, explicitamente,
de divulgá-lo, coisa que o próprio gabinete da presidência da República não havia
feito... Este episódio constitui, por assim dizer, a metáfora da história da informação
televisiva durante a ditadura: funcionando como gabinete protocolar e instrumen-
tal – o Telejornal actuava em relação a assuntos do conhecimento público censu-
rando matérias emitidas pelos próprios organismos oficiais como foi o caso, como
que se substituindo à própria Direcção dos Serviços da Censura.

Entretanto, se o final da crise do Santa Maria podia tranquilizar Salazar, o certo
é que, doravante, essa «maior obra» portuguesa – paz e a segurança em África – dis-
tanciar-se-iam cada vez mais do horizonte do ditador. Lisboa começará por receber os
corpos dos soldados mortos em Luanda (TJ 4/3/61) e logo de seguida confrontar-se-á
com o pedido de admissão na Assembleia Geral das Nações Unidas da «questão de
Angola» (TJ’s de 12, 14, 16, 20, 22, 23 e 25/3/61), que virá a ser aprovado com os votos
favoráveis dos EUA e da URSS, o que, sem dúvida, não deixou de perturbar o regime.

As notícias da frente não podiam, aliás, ser piores para o regime: no dia 13/4/61,
e no mesmo telejornal em que Salazar fala ao país, era referido que grupos de refu-
giados de Luanda chegavam a Lisboa... As crónicas e peças filmadas sobre feridos e
refugiados de guerra, aliás, não mais teriam fim nos meses seguintes na informação
televisiva, procurando o regime, aparentemente, colher, com elas, na metrópole, os
seus dividendos políticos. Puro engano, no entanto.

Mas, mais grave para Salazar, surgem «novos actos de terrorismo (abertura do TJ
17/3/61) em Angola praticados em perfeito sincronismo com as provocações de pro-
paganda desenroladas nas Nações Unidas e sem dúvida inspiradas e estimuladas
pelas mesmas vozes sinistras que no areópago de Nova Iorque incitam à violência –

Anua?rio_2009:Layout 1  10/04/18  19:26  Página105



ANUÁRIO LUSÓFONO | 2009106

voltaram a ensanguentar a terra cinco vezes secular da portuguesíssima Angola. (...)
grupos de terroristas, capitaneados ou instruídos por agentes estrangeiros especiali-
zados em tal género de acções, assaltaram, saquearam e incendiaram casas comer-
ciais e fazendas agrícolas isoladas, assassinando homens, mulheres e crianças –
numa sanha feroz e traiçoeira».

Seguia-se reportagem filmada nas regiões em causa: Maquela do Zombo e Car-
mona, no norte. Tratava-se, no fundo, da abertura da frente norte, no Uíge, onde
pontuava Holden Roberto (o «sanguinário» Holden Roberto, como a RTP então lhe
chamava) e a organização então por si liderada – a UPA. Estes acontecimentos
tomam um relevo tal na informação televisiva, que, longe de qualquer «black out»,
foram sim introduzidos, dias a fio, blocos especiais para tratamento deste tema em
particular, muito embora fosse retirada a conotação política específica aos aconteci-
mentos, insistindo-se, tanto da parte do SNI, como da própria RTP, em que se tra-
tavam de actos isolados de «bandoleiros».

Assim acontece logo a 18/3/61, continuando pelos dias posteriores. O TJ de 19/3/61
abre com a chegada ao aeroporto de Luanda de refugiados e feridos evacuados das
zonas atacadas «(...) pelo vandalismo canibalesco dos inimigos de Portugal». E na
sequência desta mesma notícia, a televisão toma a primeira linha da defesa do regime:
«(...) A RTP (...) hoje mesmo declara aberta uma campanha nacional de auxílio às víti-
mas do terrorismo em Angola para recolha de donativos que serão enviados à Cruz Ver-
melha de Luanda (...) tarefa de solidariedade humana (...) mas demonstração, também,
de que, em todos os sectores e por todas as formas, nos associamos firme e decidida-
mente a quantos esforços seja mister realizar para afirmarmos a nossa determinação
de mantermos portuguesa (só e sempre portuguesa!), contra todas as intrigas e vilezas,
contra todas as ameaças e violências, contra todos os desafios e provocações – a terra há
mais de 4 séculos portuguesa de Angola!». Esta campanha de auxílio viria a ter um
êxito pecuniário assinalável. Todos os dias, ora nas edições especiais, ora nas edições
principais do telejornal, eram lidas muito longas «relações de donativos», sendo referido
o nome da pessoa e/ou empresa e o respectivo montante oferecido.

No entanto, e apesar da rigorosa filtragem de notícias, nem toda a informação
previamente alinhada para ir para o ar passava no crivo final. Por exemplo, a 14/5/61
é retirada uma notícia redigida nestes termos: «(...) A 30 km de Carmona um grupo
terrorista aliás numeroso atacou a fazenda de S. Domingos, deparando com a deno-
dada resistência de trabalhadores bailundos que lhes causaram numerosíssimas bai-
xas. A superioridade numérica, acabou, no entanto, por obrigar os bailundos a retirar,
o que os bandoleiros aproveitaram, para roubar gado e mantimentos e cevar a sua
ferocidade sobre os corpos dos defensores mortos». Dois outros exemplos ainda neste
período, aliás idênticos, presume-se que foram censurados por ambos falarem de ceri-
mónias de hasteamento da bandeira nacional: «(...) As últimas notícias chegadas a
Luanda informam que a sanzala de Sassa, perto do Caxito, esteve ontem em festa,
onde numa cerimónia impressionante se procedeu ao solene hasteamento da Bandeira
Nacional» (TJ 5/6); «A povoação do Bombo foi recuperada por uma força militar que

Anua?rio_2009:Layout 1  10/04/18  19:26  Página106



ANUÁRIO LUSÓFONO | 2009 107

realizou com êxito uma operação de limpeza. Apesar de atacada à saída para Lucunga
a força atingiu o seu objectivo sem sofrer baixas e infligindo-as ao inimigo. Foi rezada
missa campal durante a tarde do ontem na histórica fortaleza do Dembe, onde foi
hasteada a Bandeira Nacional, com grande solenidade» (esta, aliás, a noticia ali-
nhada para abertura do telejornal de 24/6, censurada na totalidade).

Em síntese, a partir de 15 de Março de 1961, com o incremento das acções dos
guerrilheiros nacionalistas no norte de Angola, e paralelamente à aprovação, contra
o governo português, pelos Estados Unidos e pela União Soviética, da admissão à dis-
cussão na ONU dos acontecimentos ocorridos em território angolano, a informação
da RTP passa a apresentar reportagens realizadas nos locais em guerra, introdu-
zindo inclusivamente edições especiais sobre os acontecimentos, e abrindo a «cam-
panha de auxílio às vítimas do terrorismo», a qual constituiria um novo e importante
elemento do dispositivo instrumental dos telejornais.

Ao longo de dois anos assiste-se assim à introdução de novas regularidades dis-
cursivas, mas todas com um eixo comum - a inquestionabilidade do domínio colonial
português em África. Assim, à crueza e violências das reportagens realizadas no tea-
tro de guerra pelos correspondentes de guerra, ou pelos enviados especiais, junta-
vam-se agora as campanhas de auxílio fortemente mediatizadas pela televisão, e,
posteriormente, os comentário e editoriais, de abertura de telejornal.

Verifica-se assim uma alteração significativa no plano da estratégia propagan-
dística do regime: a televisão, até aí pouco necessária e pouco utilizada na defesa da
política do regime, passa a ser considerada como um dos meios imprescindíveis à
construção do cenário político e mediático da guerra e, também, necessariamente, à
divulgação da resposta de «força» e «rapidez» a que Salazar se havia lançado. Era a
súbita descoberta do meio eficaz para legitimar uma estratégia de ofensiva na frente
militar, e, naturalmente, o canal próprio para a concretização dos efeitos de mani-
pulação de um conflito que o mundo, aliás, de uma maneira geral, queria ver resol-
vido através de negociações imediatas.

A RTP, por outro lado, estabelecia um contraponto estratégico relativamente à
«frente» de combate. Os seus editorialistas, com frequência – e à imagem da dou-
trina e da acção política – consideravam estar num dos bastiões da «retaguarda». E
a televisão foi, sem dúvida alguma, uma retaguarda eficaz para Salazar e depois,
também, para Marcello Caetano.

A resposta massiva que, a partir daí, iria ocorrer em termos estritamente mili-
tares, seria também acompanhada por uma política de informação e propaganda
extremamente agressiva na televisão, facto que, aliás, já se vinha a fazer notar desde
o início das hostilidades em Luanda, como estamos a ver.

A agressividade da informação e da propaganda, quer sob o ponto de vista do
conteúdo, quer na sua regularidade e intencionalidade, vem, aparentemente pelo
menos, reforçar a posição do regime perante a opinião pública.

A informação sobre a guerra nas colónias, de uma forma geral, primeiro com as
rubricas «Acontecimentos em Angola» e depois com o «Noticiário de Angola», quase

Anua?rio_2009:Layout 1  10/04/18  19:26  Página107



ANUÁRIO LUSÓFONO | 2009108

sempre a abrir a informação, preenchem de forma esmagadora, praticamente até
meados de Outubro de 1961, os três blocos diários, e nomeadamente a edição da
noite, que era o bloco de maior audiência, apesar, claro, do seu impacte limitado em
termos de audiência.

A eficiência da máquina televisiva no cumprimento desta tarefa era aliás reco-
nhecida: a certa altura é o próprio Ministro do Exército, brigadeiro Mário Silva, que,
num discurso aos militares, proferido no decorrer das cerimónias de mais uma par-
tida de tropas (TJ 12/8/61) dizia: «À imprensa, à rádio e à televisão que têm prestado
valiosíssima colaboração, tanto no Ultramar como na Metrópole, peço-vos que dêem
todo o auxílio possível, pois têm sido extraordinários no cumprimento da sua ele-
vada missão. E se estivesse na minha mão a possibilidade de condecorar esses órgãos
fá-lo-ia com a melhor boa vontade».

O Governo, no entanto, não se esqueceria de condecorar estes seus arautos. E
fá-lo-ia, não em Lisboa, mas, precisamente, pouco tempo depois, em Lourenço Mar-
ques, aquando da estada de Adriano Moreira, Ministro do Ultramar, que, na ocasião
(TJ 13/10/61) «(...) pôs em relevo o extraordinário papel que nas presentes circuns-
tâncias da vida nacional cabe aos órgãos de informação acentuando a excelente e
patriótica colaboração que tem recebido dos órgãos de informação metropolitana e
das províncias ultramarinas (...)». E, a terminar, Adriano Moreira condecorava com
a medalha de prata de serviços distintos do Ultramar um operador da RTP e um
locutor da Emissora Oficial de Angola: «Distinguindo estes dois valorosos e esforça-
dos repórteres – entre muitos outros que mereceriam a mesma condecoração – a todos
englobo nesta ocasião», diria.

A este propósito, também João Coito (TJ 30/9/61) se não continha: «Nunca como
hoje a informação portuguesa viveu de tamanha intensidade. E compreende-se que
assim seja. Portugal vive neste momento a maior velada de armas de toda a sua his-
tória nacional (...). A informação vive intensamente esta hora. E, neste capítulo, merece
relevo especial, o papel da Televisão, cujas câmaras têm estado sempre na primeira
linha e têm proporcionado a muitos milhares de portugueses os meios de acompanhar
com realismo e verdade a nossa defesa do mundo». Para ele, cronista assíduo do tele-
jornal, não havia dúvida de que «em Angola havia um soldado chamado Televisão».

Informação preenchida com propaganda governamental

A partir da primeira remodelação do Governo (serão três em 1961, mas uma segunda
se seguiria logo no início de Maio), a propaganda governamental na televisão, direc-
tamente vigiada por Manuel Figueira, ainda chefe da Divisão de Noticiários, ocupará
a maior parte do espaço da informação televisiva.

A 18 e 21/4/61 teríamos imagens das primeiras (de uma interminável lista nesse
ano) partidas de tropas para Angola logo após Salazar ter assumido a pasta da
Defesa. No telejornal desse dia 21 passavam imagens de «soldados em amena con-

Anua?rio_2009:Layout 1  10/04/18  19:26  Página108



ANUÁRIO LUSÓFONO | 2009 109

versa com amigos e familiares...», e dizia-se estar a «dar execução, em ritmo acelerado
ao plano de envio imediato de reforços para a nossa província de Angola, quer em
contingentes, quer em material de guerra», para nas últimas noticias ser lido o comu-
nicado nº 1 do Secretariado-geral da Defesa Nacional: «(...) Com as medidas agora
em curso, quer as recentemente determinadas por Sua Excelência o Presidente do
Conselho e Ministro da Defesa, ouvido o Conselho Superior Militar, quer as já deci-
didas anteriormente, espera-se criar em curto prazo o clima de paz essencial à vida
em Angola»... Era a crença de Salazar de retomar a «maior obra portuguesa»... Mas
a paz não mais regressaria.

Em Luanda estava uma equipa de reportagem da RTP, de que fazia parte o jor-
nalista Horácio Caio e o operador António Silva, e que enviava o material que depois
era montado nos estúdios de Lisboa. Na redacção, em Lisboa, João Coito continuava
a fazer opinião (TJ 7/6/61) a propósito dos ataques da guerrilha «estrangeira»: «(...)
Há cinco séculos que o canibalismo foi suprimido nas nossas províncias de África...
Que satisfaçam esses instintos dentro dos seus próprios domínios. Até porque, nós
brancos, negros e mestiços somos duros de roer»...

No mês de Outubro, após a tomada de Nambuangongo e a reocupação do maciço
da Pedra Verde, no Norte de Angola, o regime tenta fazer crer que a guerra tinha che-
gado praticamente ao seu fim, como diria o governador-geral Venâncio Deslandes:
«Se a guerra se pudesse compartimentar em fases perfeitamente distintas diríamos
que teriam assim terminado as operações propriamente militares e estaria iniciada
a fase seguinte de operações policiais...»7

No período inicial da guerra colonial (1961), e ao longo de praticamente dois anos,
é em torno de quatro vectores fundamentais, quatro formações discursivas, que
emergem, com uma identidade e uma unidade específica, os alinhamentos que mar-
carão a informação televisiva de então. Referimo-nos, designadamente, à recorrên-
cia e regularidade no texto jornalístico, de práticas, temáticas e séries discursivas
sobre a guerra colonial:

- No período do começo da guerra é, desde logo, através das imagens do envio de
tropas para o Ultramar que se verificam novas modalidades de enunciação e
de instrumentalização do dispositivo televisivo. Um facto em si mesmo «des-
dramatizado» pelo regime no pequeno ecrã, mas de grande efeito social, efeito
aliás sempre iludido nas imagens, sendo dados a ver apenas alguns sinais de
naturalidade no acatamento de uma «missão», no momento da partida das tro-
pas e nas despedidas das respectivas famílias.

- Um segundo vector constantemente presente era o relevo dado ao campo insti-
tucional, à agenda e ao protocolo oficial, aos comunicados e notas oficiosas,
enfim, às actividades ministeriais e oficiais em geral, e de comando militar,
nomeadamente sobre os «acontecimentos em Angola»; e, complementarmente,

7 Cf. Diário de Notícias, de 8 de Outubro de 1961.

Anua?rio_2009:Layout 1  10/04/18  19:26  Página109



ANUÁRIO LUSÓFONO | 2009110

as crónicas sobre este mesmo tema, agora assinadas pelos jornalistas respon-
sáveis pela informação e pela propaganda oficial, exteriores ao TJ, designada-
mente Ramiro Valadão (na altura Director dos Serviços de Informação do SNI),
Barradas de Oliveira (director do Diário da Manhã), que continuava com o seu
programa dominical «Os factos da actualidade nacional», e também por João
Coito, com a sua frequente «Letra de Imprensa», que vem na linha das já refe-
ridas revistas de imprensa. E, mais tarde, pelos próprios responsáveis da infor-
mação, designadamente Manuel Figueira, Manuel Maria Múrias, Vasco Teves
e José Mensurado.

- Um terceiro aspecto não menos importante tinha a ver com a promoção das cam-
panhas de donativos e de «benemerência», o «vinho» e as «madrinhas» para os expe-
dicionários da Guerra (campanhas da Cruz Vermelha Portuguesa e do Movimento
Nacional Feminino) a que a RTP dá largo tempo de antena nos seus noticiários.

- Finalmente, as séries de imagens e as reportagens da guerra colonial, capta-
das e/ou editadas quer pelos correspondentes, quer pelos enviados especiais,
quer pela redacção de Lisboa.

Mais tarde, já a partir de 1964, a guerra será sobretudo de «evocação» na RTP. A
«efeméride» do «terrorismo» em Angola passará então a ser referida sempre a 15 de
Março, altura da abertura da frente norte naquele território (e não a 4 de Fevereiro,
quando se registou o assalto dos nacionalistas às prisões de Luanda). Era uma data
solenemente aproveitada pela propaganda salazarista e pelo telejornal para consagrar
os princípios inelutáveis de Salazar para o «problema ultramarino», agora claramente
«arqueologizado» em matéria de imagem e de reportagem do teatro de guerra.

Um outro aspecto extremamente relevante para a caracterização do dispositivo
deriva do modo de fabrico da notícia e do pseudo-acontecimento, e do seu posterior
alinhamento nos telejornais. Diz respeito a uma prática que passa a ser frequente
nos alinhamentos e na estrutura noticiosa diária, sobretudo após o início da guerra
colonial, quando o regime e a sua informação televisiva se vêem confrontados desig-
nadamente com as resoluções aprovadas na ONU contra Salazar e a sua estratégia
para África: concretamente, referimo-nos à frequência com que eram relegadas para
blocos noticiosos secundários - como a edição da tarde, por exemplo - ou para lugar
pouco relevante no alinhamento do TJ principal -, informações, ou mesmo inclusi-
vamente notas oficiosas que evocassem tais críticas, ou tais resoluções (veja-se TJ de
12/5/62), isto, obviamente, quando eram transmitidas. Veja-se também que a notícia
da aprovação da moção do Conselho de Segurança da ONU que pedia a Portugal a
concessão da autodeterminação às províncias africanas de Portugal é dada signifi-
cativamente na edição da tarde do TJ de 31/7/63. O mesmo sucede, por exemplo, no
TJ de 6/12/66 com a aprovação na Comissão das Curadorias de uma proposta de
moção que considerava «crime contra a humanidade a permanente imigração de
brancos nas províncias ultramarinas portuguesas», notícia também relegada para a
edição da tarde desse dia.

Anua?rio_2009:Layout 1  10/04/18  19:26  Página110



ANUÁRIO LUSÓFONO | 2009 111

A partir de 13/2/63 o TJ dá início à emissão de uma série de seis documentários
sobre «a acção psico-social conduzida naquela Província pelas Forças Armadas e a
obra de fomento económico ali em curso» (TJ 12/2/63). Tratava-se de um conjunto de
trabalhos produzidos pela RTP em colaboração com o Serviço de Informação Pública
das Forças Armadas e do Ministério da Defesa que iam para o ar pelas 20h50, antes
do telejornal das 21h30.

Salazar volta a falar ao país em directo, após a edição da tarde do TJ de 12/8/63,
discurso que voltaria a ser reproduzido na íntegra, em teleregisto, às 22 horas, e no
dia seguinte, às 19h40. As repercussões ao discurso começariam a ser referidas nas
últimas notícias. Era citado, por exemplo, o Washington Post, para quem Salazar
havia atacado, no seu discurso, a política dos EUA em relação a África. E ficavam
ainda algumas das frases mais salientes do discurso: «Portugal não está disposto a
‘lançar a toalha’ em Angola ou Moçambique; Defenderemos o nosso território até ao
limite». Se em Agosto a informação televisiva esteve como que mobilizada para o
discurso e a manifestação de apoio a Salazar, em Setembro e Outubro o mesmo acon-
tecerá mas agora relativamente à viagem por barco de Américo Tomás a Angola e S.
Tomé. As viagens, quase sempre realizadas por Américo Tomás, e sobretudo as que
tinham por destino as terras de África, transformavam-se em grandes folhetins diá-
rios, com detalhadas reportagens-tipo ilustradas por imagens protocolares de aber-
tura de telejornal, por vezes ao longo de mais de um mês, como aconteceria também
em 1964, nos meses de Julho e Agosto, por ocasião da viagem a Moçambique.

Entretanto, a partir de 24/12/1963 as notícias da tarde e noite passam a ter o
«visto» de um novo censor: tratava-se de Manuel Maria Múrias, que a partir de
então, caso a caso, inclusive em muitas das notícias redigidas pelo próprio, deixará,
indeléveis, as iniciais do seu nome. E assim continuará a suceder por todo o ano de
1964 e seguintes, agora na qualidade de chefe de Divisão de Programas de Infor-
mação a Actualidades.

De outra guerra se tratava agora na informação televisiva. Quatro anos depois,
o 15 de Março de 1961 entraria já como «efeméride» na abertura do telejornal: «Do
Congo, já inundado em sangue, a tempestade de ódio transborda para Angola. Hor-
das terroristas passam a fronteira. Palavra de ordem: exterminar os europeus, e todos
os negros angolanos que não aludem à matança. E a terra cobre-se de ruínas e de
cadáveres mutilados. O colono português não retirou. Fincou os pés na terra, já enso-
pada no sangue dos seus irmãos. Empunhou uma arma. E combateu. Combateu pela
terra que ele desbravara (...)».

Ao discurso militante radicalizado e à convicção integracionista, designadamente
na opinião do telejornal, não iriam ser permitidas quaisquer concessões. O «soldado
chamado televisão» tinha agora um outro nome: Manuel Maria Múrias. A 15/3/1965,
a propósito do início da guerrilha em Luanda, dizia Múrias: «Quatro anos já passa-
ram; todavia, nem um segundo daquelas horas terríveis nos saiu da lembrança.
Recordamos tudo momento a momento (...). Portugal em Angola viveu no dia 15 de
Março de 1961 os seus momentos decisivos. Venceu». E prosseguindo: «Que se passou

Anua?rio_2009:Layout 1  10/04/18  19:26  Página111



ANUÁRIO LUSÓFONO | 2009112

no mundo desde então? No princípio éramos sós, apoiando-nos na amizade jamais
traída dos espanhóis. Os nossos aliados de sempre, a Grã-Bretanha e a América
abandonavam-nos, atacavam-nos em Nova Iorque nos balcões da ONU ou forneciam
armas aos agressores que do Congo assaltavam as nossas terras e as nossas gentes
(...). Quatro anos volvidos já ninguém tem dúvidas: ganhámos com as armas na mão
e ganhámos junto da opinião internacional. Ganhámos todos, mas nada teria sido
possível sem Salazar, sem o seu comando intransigente, sem a sua autoridade indis-
cutível. Muitos foram rendidos nos seus postos; nem por isso se perderam posições. Só
Salazar se tornava indispensável (...). Agora bem nos podemos gabar de ter ganho a
guerra porque nos mantivemos à sua volta tão intransigentes como ele. Aqui, na reta-
guarda; lá longe, no mais aceso da luta (...)».

Manuel Maria Múrias destaca-se pela virulência dos seus comentários, sobre-
tudo em relação a U Thant, secretário-geral da ONU, como aconteceu constante-
mente até ao final do seu primeiro mandato, em 1 Setembro de 1966. Dir-se-ia que
da mesma forma que, para Salazar, Deus, a Pátria e a Autoridade não tinham dis-
cussão, assim para a informação televisiva, Salazar e a sua política não tinham dis-
cussão. Ou não representasse Salazar para Manuel Múrias (TJ 15/4/66), «como só
duas ou três vezes isso aconteceu a alguém na História de Portugal como que a encar-
nação do destino que nos fez Pátria e nos deu missão». No final do ano de 1966 (TJ
31/12) Salazar era definido como «o génio sem o qual nada se poderia ter feito»; acres-
centava Manuel Maria Múrias: «as gerações que se sucedem sabem de cor e com as
armas na mão a lição que transmitiu».

Múrias marcará a informação televisiva até que Ramiro Valadão entre na RTP, já
em 1970, pela mão do «fundador» e «supremo inspirador» da RTP, Marcello Caetano.
Esta mudança não foi apenas uma mudança de pessoas, ou de liderança na redacção,
mas significou também uma importante alteração no quadro do próprio discurso jor-
nalístico televisivo e, nessa medida, no quadro da própria estratégia propagandística
do regime, que encontrava agora neste novo responsável – um «duro» do regime, um
profissional dado a militâncias e à defesa da causa salazar-caetanista.

O «todo idolatrado que é a Pátria» e os que «maculam o nosso chão africano» eram
expressões da abertura do TJ de 10/6/1971. Sem se conseguir aproximar do estilo de
Múrias, Vasco Teves radicalizava agora ainda mais o seu discurso, e a 16 de Junho
dirá mesmo, à boa maneira do seu antigo chefe, na primeira pessoa do plural, que
«estamos todos, sem excepção envolvidos na tarefa única e apaixonante do engrande-
cimento da Pátria»... E se houvessem «razões para o desmentir», acrescentava: «sabe-
remos bem destruí-las». Não haveriam concessões ao «inimigo, insidioso e cobarde»,
como Vasco Teves então dizia (TJ 10/6/71). A grande questão, para o regime, era a de
sempre: ou Marcello Caetano ou «a revolução, a guerra e caos» (TJ 22/7/71).

Muito perto já do 25 de Abril, o ano de 1973 começava com um editorial «ao encon-
tro dos bravos que no Ultramar defendem a integridade da Pátria»... E, algo para-
doxalmente, ainda que numa última edição (5/1/73), através de um comunicado
oficial, são lidas partes do conteúdo dos panfletos acima referidos «alertando as cons-
ciências contra a guerra colonial»…

Anua?rio_2009:Layout 1  10/04/18  19:26  Página112



ANUÁRIO LUSÓFONO | 2009 113

Também o caso da greve da fome de cristãos que ocupavam a Capela do Rato em
Lisboa era referido no comunicado do ministério do Interior, assunto que voltaria à
primeira página do TJ de dia 9/1/73 – era o anúncio da demissão por Marcello Cae-
tano dos funcionários públicos presentes na vigília da Capela do Rato. Os «agentes
do medo, da cobardia e da traição» seriam os alvos dos telejornais (de 17 e 19/1/73),
em dois editoriais a mais uma conversa em família de Marcello Caetano. Era ainda,
e uma vez mais, a recusa de renunciar ao Império colonial e a inevitável acusação
dos dissidentes, conversa que viria a originar múltiplas reacções de apoio nas coló-
nias, com os filmes das respectivas manifestações inseridos na abertura dos ali-
nhamentos de finais de Janeiro.

Por essa altura surge uma primeira «palestra» do secretário de Estado da Infor-
mação e Turismo, César Moreira Baptista, emitida na abertura do TJ de 25/1/73,
comentário que se tornaria habitual ao longo dos meses seguintes, com uma perio-
dicidade ora quinzenal, ora mensal. O facto de um secretário de Estado ter acesso,
de forma periódica, e com comentário pessoal, às aberturas do telejornal, era com
efeito prática inédita na RTP, ao longo dos períodos do salazarismo e do marcelismo,
enfim, ao longo de toda a história da RTP.

Em Julho de 1973 Marcello irá a Londres e em comunicado lido na abertura do
TJ de 11/7/73, a Secretaria de Estado da Informação e Turismo alertava para uma
«campanha», na capital britânica, de «grupos de apoio aos movimentos terroristas»,
acusando a imprensa londrina de dar destaque a «pretensas atrocidades» cometi-
das pelo exército português em Moçambique (tratava-se do conhecido caso de
Wiryamu). No mesmo TJ, José Mensurado corroborava a acusação, e falava de
«orquestração» que envolvia o Times, a Câmara dos Comuns e alguns portugueses,
para a «entrega pura e simples do nosso Ultramar». «Portugueses desnacionalizados
e sem pudor», diria no dia seguinte, citando Moreira Baptista (ao mesmo tempo que
era mostrado um slide – TJ de 12/7/73 – e comentava: «Aqui está um desses portu-
gueses, o advogado Mário Soares»). Apesar de se tratar de uma visita oficial, o TJ
acaba por dar grande destaque às posições de Mário Soares, acusando-o por mais de
uma vez de estar ao lado dos inimigos de Portugal. A curta viagem de Caetano pau-
tava-se afinal, como era esperado, por nova campanha de intoxicação da opinião
pública: de um lado, os portugueses que deram o «mandato indeclinável» a Marcello
Caetano, agora em grandes manifestações em Lourenço Marques e Lisboa, do outro
os «cabeludos», a «internacional comunista» e os «inimigos da Pátria».

Poder-se-ia dizer, seguindo uma ideia de Fernando Rosas, que da mesma forma
que o «império colonial» desempenhou um papel historicamente decisivo na perpe-
tuação da estrutura económica e social metropolitana e no retardamento das suas
mudanças ate à descolonização (Rosas, 1987:17), assim a estrutura da informação
televisiva viria a contribuir claramente, não só para a manutenção do statu quo,
mas também para o adiamento, quer da liberalização do regime, quer da possível
introdução de soluções flexíveis sob o ponto de vista da política administrativa das
colónias ou mesmo de um outro tipo de relacionamento com os seus movimentos

Anua?rio_2009:Layout 1  10/04/18  19:26  Página113



ANUÁRIO LUSÓFONO | 2009114

políticos de emancipação e libertação. Um papel ainda decisivo porque, por esse fazer
opinião passava, na «retaguarda» do regime, o controlo do campo simbólico e mediá-
tico, e nomeadamente a contenção das pulsões sociais mais exacerbadas.

A televisão portuguesa assume assim ao longo da guerra colonial, mas muito em
particular na sua fase inicial, uma exposição obscena de imagens da guerra, imagi-
nando que essa seria a melhor forma de aproximar a opinião pública do regime.

Os efeitos negativos dessa estratégia eram claramente atenuados pela reduzida
penetração do meio televisivo na altura. Corrigida essa estratégia, nomeadamente
a partir da direcção de Manuel Maria Múrias, a RTP voltaria a procurar cumprir o
estatuto de máquina dissuasora da esfera pública e a desempenhar o papel de
agente de legitimação de uma política em declínio, que, aliás, nenhum aparelho ideo-
lógico ou mediático seria já capaz de inverter.

Referências bibliográficas

Carvalho, A. A. (1973) A Censura e as Leis de Imprensa, Lisboa: Seara Nova.

Cruz, M. B. (1988) O Partido e o Estado no Salazarismo, Lisboa: Presença.

Cádima, F. R. (1996) Salazar, Caetano e a Televisão Portuguesa, Lisboa: Presença.

Caetano, M. (1977) Depoimento, Rio de Janeiro: Record.

Chartier, R. (1988) A História Cultural. Entre Práticas e Representações, Lisboa: Difel.

Foucault, M. (1969) L’archéologie du savoir, Paris: Gallimard.

Pinto, J. N. (1977) Portugal – Os Anos do Fim, Lisboa: Sociedade de Publicações Economia & Finanças.

Rosas, F. (1989) «Salazar e o salazarismo: um caso de longevidade política», Salazar e o Salazarismo, Lisboa:
D. Quixote.

Anua?rio_2009:Layout 1  10/04/18  19:26  Página114




