
*Centro de estudos de Comunicação e Sociedade | silvevora@gmail.com
**Centro de estudos de Comunicação e Sociedade | helena@ics.uminho.pt

Televisão e democracia em Cabo Verde: Entre a expectativa da cidada-
nia e as investidas políticas

Silvino Lopes Évora*

Helena Sousa**

Resumo
Apesar do fim do monopólio da televisão estatal em Cabo Verde estar previsto desde
1992, foi apenas no final de 2006 que esta ideia política se materializou. A abertura
da televisão à iniciativa privada foi sendo sistematicamente adida pelas autorida-
des e foi a forte pressão da das empresas interessadas em entrar no mercado e da
sociedade civil que tornou este desenvolvimento inevitável. Neste artigo, procura
explicar-se um conjunto de factores que contribuiram para esta decisão política e
examina-se as principais dinâmicas do sistema mediático cabo-verdiano e respecti-
vas conexões com o sistema social mais amplo. Este texto aborda o aparecimento da
primeira estação privada oficial que, à margem das determinações legais, recebeu
uma licença provisória até à abertura do concurso no qual participou e examina as
conexões que os projectos televisivos concorrentes têm com os principais partidos
políticos, numa tentativa de iluminar a (re)organização das forças em presença e de
reflectir sobre a fragilidade da liberdade de imprensa num país em consolidação
democrática.

Palavras-chave: Televisão, democracia, liberdade, política, cidadania, Cabo-Verde

Apesar das extraordinárias transformações no campo da comunicação e dos media,
a televisão continua a ser a principal fonte de informações e de entretenimento para
milhares de milhões de pessoas em todo o mundo (Straubhaar, 2007; Tunstall, 2008,
Sinclair, 1999). As possibilidades oferecidas pela Internet alteram os padrões de con-
sumo televisivo. Os ‘novos media’ mudam práticas e rotinas. Ainda assim, como
defende Hesmondhalgh (2007), os canais televisivos generalistas continuam a ser o
principal quadro simbólico da actualidade, contribuindo para a leitura de nós pró-
prios e da realidade externa.

Desde as primeiras experiências televisivas nos anos 30 do século passado até ao
aparecimento da primeira estação televisiva oficial, em Cabo Verde, foram precisos

Anua?rio:Layout 1 09/03/17  11:18  Page 69



1 Voz di Povo: http://www.vozdipovo-online.com/content/view/814/:, consultado a 10 de Maio de 2006.

quase sessenta anos. As décadas de 40 e 50 permitiram uma generalização da tele-
visão, mas a TVEC (Televisão Experimental de Cabo Verde) nasceu apenas em 1984.
Com uma emissão diária de algumas horas, a TVEC era uma estação amadora, mar-
cada sobretudo por falhas técnicas, uma grande pobreza de conteúdos e um enorme
défice na qualificação dos seus quadros.

Ultrapassada a fase experimental, a televisão do Estado continuou a padecer dos
mesmos males, o que constitui um problema para a consolidação democrática de um
país com duas facções partidárias que praticamente esgotam o espaço da cidadania.
Para além destas dificuldades, há também a politização da comunicação social, que
tende a reproduzir o modelo de uma sociedade bipartida, em que dois partidos mono-
polizam a opinião pública e a formação das consciências.

As deficiências da televisão do Estado – que não conseguiu satisfazer os cida-
dãos, nem em termos de qualidade, nem em termos de quantidade – fez com que se
começasse a ventilar a possibilidade de abertura do mercado, com o fim de diversi-
ficar a oferta. De resto, essa possibilidade estava prevista na Constituição demo-
crática de 1992, tendo sido esquecida pelos sucessivos Governos. Só uma forte
pressão popular, através da proliferação das emissões ilegais com recurso a antenas
parabólicas – cujos proprietários justificavam a ilegalidade das suas emissões com
a necessidade de diversidade e com o facto de o Governo não abrir concursos para o
licenciamento de canais privados –, levou o Governo a assumir a necessidade da
quebra do monopólio público, abrindo o espaço da democracia televisiva à cidadania
promovida pelos operadores privados.

Licença provisória da TIVER: Um sinal de preocupação

A privada TIVER, propriedade do consórcio luso-cabo-verdiano RP Consulting,
arrancou com as emissões experimentais em 2006. Recebeu uma licença de emissão
provisória e assumiu a tarefa de discutir o mercado de publicidade com a estatal
TCV. “Os responsáveis pelo novo projecto televisivo, que passará a disputar audiên-
cias com a estatal Televisão de Cabo Verde, propõem uma ‘nova abordagem estética’
para impor a nova estação no arquipélago. O arranque efectivo da nova estação,
embora com cobertura apenas parcial do país, está previsto para meados de Agosto
(de 2006), mas a TIVER já emite, a título experimental, em alguns períodos do dia
para a Cidade da Praia” (www.vozdipovo-online.com)1. De acordo com Rui Pereira,
um dos accionistas da sociedade gestora da TIVER, trata-se de um projecto ‘ambi-
cioso’, uma vez que caminha em direcção ‘à excelência e à valorização dos compor-
tamentos e da cultura cabo-verdiana’. Começou com uma licença provisória,
esperando o alvará definitivo pelo cumprimento de alguns requisitos legais. Para
isso, o Director-Geral da Comunicação Social, Eugénio Martins, deixou claro, desde

70 ANUÁRIO LUSÓFONO | 2008

Anua?rio:Layout 1 09/03/17  11:18  Page 70



a primeira hora, que a programação teria de seguir linhas que valorizam o produto
nacional e a identidade cabo-verdiana.

O licenciamento provisório da TIVER configura uma inobservância à Lei da Tele-
visão (B.O. n.º 23, I Série). Sabendo que a lei prevê a entrada dos privados no sector,
mediante a sua aprovação num concurso público, o Governo passou por cima da pró-
pria legislação, ao conceder uma licença provisória à TIVER, com a promessa de que
viria a receber uma licença definitiva, por um período de 15 anos, caso cumprisse
todas as exigências. A situação configura um tratamento desigual para com os outros
interessados no sector da televisão, entre os quais Giordano Custódio, da GC Comu-
nicações, que há cerca de 10 anos vem manifestando a intenção de viabilizar um
projecto de televisão em Cabo Verde.

Recuando na sua decisão inicial, o Governo submeteu a TIVER ao concurso, junto
com os demais concorrentes, quando, definitivamente, decidiu criar um regulamento
do concurso e instigar os privados a submeterem os seus projectos a apreciação. No
entanto, a TIVER poderia estar numa situação diferente em relação aos demais con-
correntes, uma vez que, tendo tido direito a uma licença provisória com promessas
de um documento definitivo antes mesmo de qualquer regulamento do concurso e
estando a emitir com alguma regularidade, dificilmente iria perder no concurso, já
que o Governo tinha conhecimento do investimento feito.

Entrada de novos operadores de televisão

O sector da televisão é muito importante no panorama da comunicação social e, ao
longo dos tempos, houve tentativas de vários Governos no sentido de controlarem as
suas actividades. Por ser um sector que exige fortes investimentos, os Estados con-
trolavam as actividades ligadas à televisão nos seus primórdios. No entanto, não só
os custos motivavam o controlo estatal da televisão nos primeiros tempos do seu
aparecimento. Também era consensual que o poder de um órgão de comunicação
social como a televisão poderia ser ameaçador para alguns Governos autoritários. Se
a rádio já tinha constituído um grande desafio aos actores políticos, com o apareci-
mento da televisão, a preocupação tornar-se-ia maior. Posteriormente, sobretudo na
Europa, os monopólios de serviço público tornaram-se desadequados e houve a
necessidade de introduzir reformas, acabando os privados por entrar nessa área de
negócio.

As apostas na televisão digital abrem caminho para a entrada na terceira vaga
da modernização da televisão europeia. Como diz Wolton (1994), a primeira fase
ficou marcada sobretudo pelos monopólios estatais, que contou com três factores
principais: O receio que o novo meio suscitou, uma vez que mostrava ser mais
potente do que a rádio, por ser suportado pela força da imagem; uma reacção nega-
tiva, por parte da Europa, em relação ao modelo de organização privada nos Esta-
dos Unidos; e, por fim, a ideia que orientou sobretudo os profissionais da televisão,

71ANUÁRIO LUSÓFONO | 2008

Anua?rio:Layout 1 09/03/17  11:18  Page 71



ANUÁRIO LUSÓFONO | 200872

a classe política, os intelectuais e alguma elite cultural de que a televisão, a ser racio-
nalizado o seu uso, seria um importante instrumento na democratização da cultura.

Porém, algumas décadas depois do seu aparecimento, o instrumento que era visto
como um importante elemento de influência política e de democratização cultural e
que tinha de ser controlado pelo Estado foi literalmente entregue à orientação da
‘mão invisível’, que passou a geri-lo como qualquer segmento do mercado. Entrá-
mos, assim, na segunda fase da televisão europeia, que ocorreu entre os anos 80 e
90, à qual Wolton (1994) atribui a designação de “período de reviravolta”, uma vez
que passou a haver uma coexistência entre os modelos de televisão pública e pri-
vada, com particular afirmação deste último, que obrigou o primeiro a seguir os seus
passos. Assim, entre as décadas de 80 e 90 registou-se uma “reviravolta e a televi-
são privada impôs-se por quase todo o lado, menos devido às próprias virtudes do que
às repetidas insuficiências da televisão pública, a qual, aliás, começa a imitá-la
muito para além daquilo que teria sido necessário: A mesma obsessão pela audiên-
cia, a mesma redução da diversidade de programação, a mesma diminuição dos docu-
mentários científicos, culturais e sociais; o mesmo aumento da dimensão de
‘espectáculo’ da política… E isto muito antes de a concorrência se tornar num perigo
e, por vezes, muito para além do que esta teria exigido!” (Wolton, 1994: 29). O autor
considera que a Europa atingiu uma fase de alguma desvitalização do seu modelo
televisivo, alienando-se ao mercado privado de televisão, combatido durante várias
décadas. A terceira vaga de desenvolvimento da televisão europeia chegou com a
substituição das infra-estruturas analógicas pelas tecnologias digitais. No entanto,
esta terceira fase gera algumas dúvidas, uma vez que a proliferação de canais atra-
vés das infra-estruturas do cabo, do satélite, de ondas hertzianas e até da Internet
está a criar algumas reticências em termos da viabilidade económica do negócio.

Em Cabo Verde, para além dos projectos que surgiram fora dos quadros legais
(emissões através das antenas parabólicas), o panorama não parece ter sido muito
diferente. O Estado instalou, em 1984, a primeira estação de televisão legal, que
começou em regime experimental, acabando, posteriormente, por garantir o seu
estatuto regular. Em meados dos anos 80, quando surgiu a TVEC, Cabo Verde atrav-
essava uma situação social bastante difícil. O tecido empresarial era muito fraco, as
unidades industriais eram residuais, o país era rural, a balança de pagamentos era
extremamente deficitária e o regime político estava a endurecer progressivamente,
não criando condições para que houvesse um investimento sério na actividade tele-
visiva. Desta forma, percebe-se que não havia condições, sequer políticas, muito
menos económicas, para propiciar o surgimento de uma empresa privada de tele-
visão. Importa realçar que, na altura, nem o próprio Governo tinha condições para
montar uma estação televisiva, contando, para isso, com o apoio de Portugal – que
manteve uma relação de cordialidade para com o país depois da sua independência.

O monopólio público da actividade televisiva era relativo, já que a televisão do
Estado contava com um concorrente não oficial, a TV Hilário, que era a primeira
tentativa de instalar uma emissora televisiva no país. Através da sua antena

Anua?rio:Layout 1 09/03/17  11:18  Page 72



ANUÁRIO LUSÓFONO | 2008 73

parabólica, conseguia proporcionar aos cidadãos da Cidade da Praia emissões de
canais internacionais, com destaque para as televisões brasileiras. As telenovelas
tornaram-se, pela primeira vez, produtos muito apreciados no seio dos habitantes da
capital, que estavam mais bem servidos, em termos de televisão, do que os restantes.
Situação comparável só a criação da TV Djibla em São Vicente, que funciona em
moldes similares à estação de Hilário Brito. Desta forma, a televisão cabo-verdiana
começou pela desregulamentação. Hilário Brito retransmitia as emissões interna-
cionais à margem de qualquer legislação nacional e internacional.

A desregulamentação continuou até ao aparecimento dos operadores da televisão
por cabo, que começaram a exigir ao Governo condições para a comercialização dos
seus serviços. Diante de uma proliferação de actores a distribuírem canais de tele-
visão gratuitamente, o negócio poderia estar comprometido num país com cerca de
meio milhão de habitantes. Por isso, os operadores oficializados requereram, para si,
o direito de transmitir a pluralidade de canais internacionais, sendo que cidadãos de
origem chinesa optaram por criar, para além das estações internacionais, seis canais
de raiz, com o propósito de apresentarem uma grelha com produtos diferenciados. De
qualquer forma, vale a pena registar que a desregulamentação perdura até à actua-
lidade, já que, mesmo tendo mostrado a vontade de organizar o sector, a Direcção-
Geral da Comunicação Social apenas conseguiu fechar a Televisão do Povo (TVP),
propriedade de Carlos Pulu, que se tornou muito popular em São Vicente.

Depois das operadoras do cabo terem iniciado as suas actividades, seguiu o con-
curso para a atribuição de licenças a operadores em sinal aberto, que visava quebrar
o monopólio público das actividades televisivas. De resto, esse monopólio já não era
consistente, a ter em conta a licença provisória da TIVER e os canais de retrans-
missão resultado da captação de sinais através de antenas parabólicas, que foram
seguidos pela TV por assinatura.

Do regulamento do concurso à atribuição de licenças

A televisão é um sector da comunicação social em que, durante muito tempo, os
Governos não conseguiram ser consentâneos com as suas políticas de ‘privatização
do espectro’, no sentido de permitirem que os privados entrassem no sector. Para
além da TV pública, todas as iniciativas nacionais, desde a TV Hilário até à proli-
feração de emissões através da captação de sinais internacionais através das ante-
nas parabólicas, situaram-se sempre sem enquadramento legal. Desta forma, até
2007, o Estado foi, oficialmente, o único operador nacional de televisão. No entanto,
as políticas governamentais, sobretudo as propostas nos programas dos Governos,
ao longo dos tempos, apontavam para a adesão ao sistema de combinação público-
privado. Por outro lado, desde 1992 a Constituição já previa emissões privadas, bas-
tando para isso que o Governo regulamentasse os termos do concurso público,
criando uma estrutura regulamentar para organizar o sector. Só em 1998 a Assem-

Anua?rio:Layout 1 09/03/17  11:18  Page 73



ANUÁRIO LUSÓFONO | 200874

bleia Nacional legislou sobre a área da televisão e, de lá até à aprovação do regula-
mento do concurso que permitiu a entrada dos privados passaram uma década, duas
legislaturas, três secretários de Estado e oito ministros da tutela.

No dia 30 de Agosto de 2006, altura em que a Ministra Sara Lopes estava a tute-
lar a pasta da Comunicação Social, o Governo de José Maria Neves lançou o concurso
para a atribuição de licenças para o exercício da actividade de televisão em sinal
aberto. O concurso decorreu enquadrado na Resolução n.º 30/2006, que não limitava
o número de canais a serem atribuídos, deixando um vazio em que o Governo pode-
ria ter um papel central na tomada da decisão e criando expectativas no seio dos con-
correntes de que todos iriam receber o alvará. O diploma, por outro lado, não fixou
o capital social mínimo que cada sociedade concorrente tinha que apresentar, o que
contraria abertamente o Artigo 12º da Lei da Televisão (B.O. n.º 23, I Série) que, no
seu ponto número um, determina que “os candidatos privados à exploração da acti-
vidade de televisão devem ter um capital social mínimo de montante a fixar por
resolução do Conselho de Ministros”. Por outro lado, a Resolução n.º 30/2006 também
não determinou a data em que as televisões deveriam arrancar com as suas emis-
sões, criando aqui uma situação ambígua. Posteriormente, o Governo veio fazer
saber que as empresas vencedoras teriam seis meses, prorrogáveis – uma única vez
– por igual período, para iniciarem as suas actividades, sob pena de lhes serem con-
fiscadas as licenças.

O regulamento e o edital do anúncio do concurso de atribuição de licenças infor-
mavam que, entre outros elementos, os projectos concorrentes deveriam conter infor-
mações relacionadas com a qualidade técnica e a viabilidade económica do
empreendimento, exibindo, particularmente, informações resultantes de um estudo
económico e financeiro das condições de exploração da empresa televisiva, entre as
quais as suas fontes de financiamento, os planos de amortização que demonstravam
a viabilidade económica do projecto. Por outro lado, também era necessário dar infor-
mações sobre as características técnicas dos equipamentos que haveriam de servir
de base aos estúdios e unidades móveis que seriam utilizadas na produção dos pro-
gramas que iriam sustentar as actividades dos canais de televisão.

As questões de ordem técnica e económica a que o regulamento e o edital do anún-
cio do concurso dão provisão decorrem de uma prerrogativa legal, mais concreta-
mente do artigo 15º da Lei da Televisão (B.O. n.º 21, I Série), que estipula que os
concursos de atribuição de licença aos operadores privados devem observar as pro-
postas mais vantajosas para o interesse público, apresentando como elementos de
ponderação 1) a qualidade técnica e a viabilidade económica do projecto; 2) o tempo
e o horário de emissão de programas culturais, de ficção e informativos; 3) o tempo
de emissão destinado à produção própria e nacional; 4) a capacidade do candidato
para satisfazer a diversidade de interesses do público. Desta forma, os elementos téc-
nicos e económicos são factores primários na qualificação de um operador para a
licença de exploração da actividade televisiva. Sem uma base económica sólida e
suportes técnicos adequados, dificilmente o Estado estaria em condições de saber se

Anua?rio:Layout 1 09/03/17  11:18  Page 74



ANUÁRIO LUSÓFONO | 2008 75

um projecto apresentado dá garantias de assegurar um determinado compromisso,
tendo em conta o tempo de emissão diário, a qualidade da programação, a veiculação
de produções nacionais, a garantia da diversidade cultural e ideológica, a diversidade
dos públicos e o interesse nacional. A atribuição de licenças aos privados deve signi-
ficar um salto qualitativo na estrutura mediática do país, ultrapassando a insipiên-
cia da estação pública, servindo para a garantia da defesa dos valores culturais
nacionais e contribuindo para a modernização da sociedade. Para isso, a qualidade da
programação que cada operador garante tem um papel preponderante, na medida
em que as suas emissões podem ser a expressão de tais valores, consoante observem
ou não as especificidades do país, através da produção nacional.

Sendo o tempo de emissão um elemento de ponderação muito importante, tendo
em conta ‘a tragédia da televisão pública’ – que, em mais de duas décadas e meia não
consegue cobrir senão algumas horas do dia –, não podia ficar de fora do quadro
regulamentar. Por outro lado, foi estipulado, no regulamento do concurso, que era
obrigatório, numa primeira fase, a cobertura de pelo menos 65% da população em
dez meses; numa segunda fase, a cobertura de pelo menos 85% da população, em
vinte e quatro meses; e numa terceira fase, a cobertura de pelo menos 95% da popu-
lação nacional, em conformidade com o calendário apresentado por cada firma con-
corrente.

Tendo em conta a importância da televisão na formatação das consciências nas
sociedades modernas, é importante a garantia da sua independência, de forma a
assegurar o pluralismo, o rigor e a objectividade da informação e da programação.
Só assim se consegue dar provisão à satisfação do interesse público e garantir a con-
corrência ideológica e política na esfera pública. Desta forma, o regulamento do con-
curso não poderia passar ao lado da garantia do interesse público, muito menos da
salvaguarda da diversidade ideológica, a fim de se possibilitar o contraditório das
ideias. Os dois primeiros números do Artigo 9º da Lei da Televisão (B.O. n.º 23, I
Série) asseguram que a actividade televisiva deve observar o interesse público, razão
pela qual as licenças a operadores privados devem ser atribuídas às sociedades que
dão provisão a esta prerrogativa.

O regulamento do concurso não estipulou o numerus clausus dos canais a serem
atribuídos, razão pela qual todos os candidatos se viam na expectativa de que bas-
tava uma apreciação favorável do júri para que a atribuição da licença fosse efecti-
vada. Ao concurso apresentaram-se seis sociedades concorrentes, a saber: RP
Consulting, com o projecto TIVER – Televisão Independente, S.A.; Record Cabo
Verde, S.A., para instalar um canal de televisão no país, ligado à brasileira Rede
Record; Nôs TV, S.A., de Mário Vaz, que pretendia um canal regional para as ilhas
de Sotavento; Grupo GC Comunicações, de Giordano Custódio, que lutava para
implementar um canal de nome TV Lacacan; Media Press, S.A., de Apolinário Neves
e Hermínia Moura, que queriam viabilizar um projecto conhecido por TV Global; e,
por fim, a RTI – Radiotelevisão Independente, S.A., liderada por Jorge Spencer Lima,
figura controversa do mundo empresarial e político.

Anua?rio:Layout 1 09/03/17  11:18  Page 75



2 Liberal On-line: http://www.liberal-caboverde.com/noticia.asp?idEdicao=64&id=11637&idSeccao=523&Action=noti-

cia, consultado a 8 de Fevereiro de 2008.

Nos finais de Novembro de 2006, o júri encarregado de analisar as propostas deu
o seu veredicto, considerando que as seis propostas cumpriam os requisitos míni-
mos exigidos, tendo em conformidade o regulamento do concurso, anexo à Resolução
n.º 30/2006. Como já dissemos, a viabilidade económica dos projectos era um dos cri-
térios importantes de análise, bem como a programação, o tempo de emissão e a pro-
dução nacional. Especificamente relacionado com a questão da viabilidade
económica, o júri entendeu que os projectos estavam praticamente nas mesmas con-
dições, uma vez que seriam financiados por instituições bancárias. No entanto, res-
salvou o caso da Record Cabo Verde, S.A., que por ser filial da Rede Record no Brasil
poderia dar mais garantias de viabilidade económica e apresentava um know-how
que nenhum dos concorrentes estava em condições de igualar. O júri era composto
por sete elementos, sendo presidido por um representante do Ministério Público, o
magistrado Henrique Monteiro. Por outro lado, havia dois elementos que represen-
tavam o Conselho de Ministros (José Mário Correia); e, Dúnia Pereira, em nome do
Ministério da Cultura. Para além das considerações sobre os candidatos, o júri pro-
cedeu a uma pontuação de cada um dos projectos, segundo critérios que, ou não
tinham sido dados a conhecer aos concorrentes, ou ainda não tinham sido estabele-
cidos no momento do lançamento do concurso. Da pontuação do júri, numa escala de
0 a 100, resultou a seguinte classificação: Record Cabo Verde: 70%; TIVER: 57%;
RTI: 54%; Nôs TV: 70%; TV Lacacan: 49%; Media Press: 45%.

No início de 2007, o Governo aprovou a Resolução n.º 3/2007, de 15 de Janeiro,
que determinou o numerus clausus dos operadores privados que iriam entrar na
televisão em sinal aberto. Determinando que haveria três licenças para emissões
nacionais e cinco para emissões regionais, homologou a classificação do júri, atri-
buída aos candidatos, ao numerus clausus e, numa fórmula matemática, encontrou
os candidatos que viriam a ser contemplados com a licença de exploração da activi-
dade televisiva. Para emissões nacionais, foram autorizadas a TIVER, a RTI e a
Record Cabo Verde. Para as ilhas de Sotavento, a permissão foi para Nôs TV e, de
fora, ficaram a Media Press e a TV Lacacan. Ao comunicar a decisão emanada do
Conselho de Ministros, a Ministra Sara Lopes recordou que “o Artigo 16º do Regu-
lamento do Concurso para licenciamento de televisão em sinal aberto destacava
alguns aspectos que deveriam ser valorizados, como por exemplo a qualidade técnica
e a viabilidade económica do projecto, o tempo e o horário de emissão com progra-
mas culturais de carácter formativo e informativo, o tempo de emissão destinado à
produção nacional e dos países de língua portuguesa e a capacidade do candidato
para satisfazer a diversidade de interesse do público”. No fim, concluiu que “foram
as candidaturas que apresentaram propostas mais interessantes nestes itens que
obtiveram as melhores classificações” (www.liberal-caboverde.com)2.

76 ANUÁRIO LUSÓFONO | 2008

Anua?rio:Layout 1 09/03/17  11:18  Page 76



3 Liberal On-line: http://www.liberal-caboverde.com/noticia.asp?idEdicao=64&id=11623&idSeccao=523&Action=noti-

cia, consultado a 6 de Fevereiro de 2008.

No entanto, o concurso para atribuição de licenças não aconteceu fora de um qua-
dro de alguma turbulência. O Governo sentiu a necessidade de criar condições para
a entrada dos privados no sector porque foi pressionado por diversos sectores da
sociedade. De um lado, estavam os operadores da TV por cabo que queriam a reor-
ganização do ambiente simbólico. De outro lado, estavam os operadores das para-
bólicas, sobretudo Carlos Pulu, que afirmavam que só não estavam a operar
legalmente porque o Governo teimava em não abrir concursos para legalizar as
emissoras. Por fim, o próprio Governo tinha patrocinado várias dessas emissões
parabólicas, contra a própria Lei da Televisão, pelo que a situação lhe era confusa e
incómoda.

Fora do quadro da desregulamentação dos sinais, também havia a situação da
TIVER, a única estação à qual foi atribuída autorização provisória para operar, sem
passar por qualquer tipo de concurso, o que viola, flagrantemente, o n.º 3 do Artigo
5º da Lei da Televisão (B.O. n.º 21, I Série), que estabelece que “o exercício da acti-
vidade de televisão, com excepção do serviço público, carece de licença, a conferir
por concurso público”. Desta forma, havia muitos sectores da sociedade que se encon-
travam inconformados com a situação, uma vez que, estando autorizada a emitir –
tendo já formado o seu pessoal e equipado os seus estúdios –, dificilmente a TIVER
não viria a ver a sua candidatura aprovada no concurso de atribuição de licença
definitiva. Isto, obviamente, constituiria uma situação de desigualdade para com os
outros concorrentes, uma vez que aquela estação privada já praticava actividade
económica através da comercialização de publicidade, inspirando até uma crítica do
então Presidente do Conselho de Administração da RTC, Marcos Oliveira, que tutela
a televisão pública.

Uma outra crítica lançada ao processo de licenciamento de canais de televisão em
sinal aberto, proveniente sobretudo de sectores ligados ao projecto Media Press, S.A.
– que recorreram para o Tribunal –, refere-se à questão da informação privilegiada
que consideram que alguns concorrentes tiveram. De acordo com os planeadores da
TV Global, a Record anunciou na edição de 10 de Dezembro de 2006 do editorial da
Revista Record que já tinha conseguido um canal de televisão em Cabo Verde, ante-
cipando o próprio anúncio oficial, que só viria a acontecer no início do ano seguinte
(www.liberal-caboverde.com)3. Os mesmos afirmam que, após o conhecimento público
da decisão, o director-geral da Comunicação Social chegou a declarar que o Governo
apenas contava com três candidaturas e, surpreendido por novos projectos, acabou
por optar pela produção da Resolução n.º 3/2007, de 15 de Janeiro, que estabeleceu
o numerus clausus dos canais a serem licenciados. A questão das ‘candidaturas-sur-
presa’ é muito criticada, sobretudo pelos sectores ligados ao projecto Media Press,
S.A., que afirmam que o Governo já tinha escolhido os seus candidatos antes mesmo
da abertura de qualquer concurso, que só viria a acontecer para tentar formalizar

77ANUÁRIO LUSÓFONO | 2008

Anua?rio:Layout 1 09/03/17  11:18  Page 77



ANUÁRIO LUSÓFONO | 200878

as suas expectativas de atribuir licenças aos concorrentes próximos do partido no
poder, escudando-se no concurso e nas estruturas legais. Como já dissemos acima,
configura alguma desigualdade de tratamento que a TIVER tivesse recebido licença
provisória um ano antes da abertura do concurso, começando a explorar a activi-
dade televisiva muito antes de o Governo publicar o edital. Esta situação viola o
Artigo 5º da Lei da Televisão e fere a garantia da transparência à qual a Adminis-
tração Pública está sujeita, criando reservas no seio da população e pondo em causa
a própria confiança dos cidadãos no funcionamento dos aparelhos do Estado. A falta
de confiança dos cidadãos na Administração Pública mina a própria credibilidade do
Estado aos olhos dos cidadãos que se vêem desrespeitados nas suas decisões quando
escolheram, através do voto, os representantes da Nação, uma vez que os seus inte-
resses (interesse público) não são acautelados.

O surgimento da Resolução n.º 3/2007, de 15 de Janeiro, está imbuído de ambi-
guidade, na medida em que cria um regulamento com numerus clausus dos canais
a serem atribuídos, não só depois de os concorrentes se apresentarem ao concurso,
mas depois de o próprio júri ter considerado que todas as candidaturas tinham cum-
prido os requisitos estabelecidos no regulamento do concurso e de ter pontuado cada
projecto numa escala de 0 a 100. Por outro lado, o discurso do director-geral da
Comunicação Social que diz, numa conferência de imprensa, que a Resolução n.º
3/2007, de 15 de Janeiro, surgiu devido ao aparecimento de ‘candidaturas-surpresa’
deixa a nu a possibilidade de o Governo ter um papel maior do que o que lhe era
devido na escolha dos concorrentes.

A qualidade da decisão governamental e liberdade de imprensa

Tendo em conta as vozes críticas que se vislumbraram depois da atribuição de licen-
ças, era interessante tentar perceber quem são os ‘santos’ e os ‘pecadores’ nesse pro-
cesso. De facto, um dos objectivos fundamentais da comunicação social é melhorar
a qualidade da democracia e, nesta matéria, a televisão tem um papel preponde-
rante, a avaliar pela sua capacidade de influenciar o comportamento social. Esta
possibilidade decorre da sua capacidade de influência, agindo activamente na for-
matação das consciências, podendo transportar a realidade distante para a atmos-
fera familiar dos cidadãos. Desta forma, é desejável que as estações televisivas
observem o interesse público, dando satisfação à necessidade de formação, informa-
ção e entretenimento dos membros de uma dada comunidade. Assim, a Lei da Tele-
visão (B.O. n.º 21, I Série) estabelece, no Artigo 6º, que “a actividade de televisão não
pode ser exercida nem financiada por partidos ou associações políticas, organiza-
ções sindicais, patronais ou profissionais, confissões religiosas e por autarquias locais
ou suas associações, directamente ou através de entidade em que detenham capital”.
Com esta prerrogativa, o legislador procurou observar o interesse público, a diver-
sidade das correntes de opinião, o pluralismo e a saudável sobrevivência democrá-

Anua?rio:Layout 1 09/03/17  11:18  Page 78



ANUÁRIO LUSÓFONO | 2008 79

tica, com vista a dar matéria ao n.º 2 do Artigo 9º da Lei da Televisão, que estabe-
lece os seus fins. No entanto, a atribuição de licenças tem recebido muitas críticas,
sobretudo porque dois dos projectos aprovados estão associados a pessoas que têm
ligações próximas ao partido no poder. São os casos da TIVER e da RTI.

Por um lado, a TIVER – Televisão Independente, S.A. é uma sociedade de cujo
capital social (e poder de influência) 50% é detido por Rui Pereira, assessor do Minis-
tério das Infra-estruturas, Transportes e Mar no Governo do PAICV. Para além do
cargo ligado ao Governo, o próprio Rui Pereira é quem lidera a sociedade gestora da
TIVER, o que dá espaço para que se especule sobre a promiscuidade entre aquela
televisão privada e o Governo. Por outro lado, também há o facto de aquela estação
privada ser a única que foi presenteada com uma licença provisória, podendo comer-
cializar as actividades televisivas antes mesmo da abertura do concurso para a atri-
buição de licenças aos operadores privados. Além disso, Rui Pereira tem produzido,
ao longo dos anos, alguns programas institucionais, ligados ao Governo e emitidos
pela estação pública, o que leva os sectores críticos a considerarem que, desta forma,
a empresa não consegue garantir a sua independência do poder político e, em último
análise, não assegura o pluralismo.

O caso configura algo mais controverso, se tomarmos em consideração que os res-
tantes 50% da Sociedade TIVER – Televisão Independente, S.A. são propriedade de
Jorge Alexandre Sousa Correia, outro dos gestores da empresa televisiva – que tam-
bém gere a empresa produtora de programas televisivos Textimedia, S.A., que produ-
ziu os tempos de antena do PAICV nas campanhas eleitorais para a IV legislatura
(2006-2011) e do candidato apoiado pelo PAICV às eleições presidenciais de 2006. A
Textimedia, S.A. também tem produzido programas de cariz institucional, entre eles
o programa Nha Terra, Nha Cretchéu, que era emitido na televisão pública, com repro-
dução na RTP África. Trata-se de um programa de promoção nacional, que procura
mostrar o ‘novo rosto’ de um Cabo Verde num processo de transformação constante.

Se a situação de Rui Pereira deixa espaço para especulação, no sentido de que a
sua dependência do Governo possa conformar uma situação de conflito de interes-
ses com a administração da sociedade gestora da estação privada, a do seu sócio
Jorge Alexandre Sousa Correia também pode denotar uma aproximação ao partido
no poder pelas colaborações que tem vindo a fazer com ele através da Textimedia,
S.A. Nestas circunstâncias, pode não haver condições objectivas para se garantir a
independência daquela estação televisiva e, numa situação de ausência de inde-
pendência, o direito à liberdade de imprensa está ferido de morte.

Por outro lado, a situação da sociedade RTI – Radiotelevisão Independente, S.A.
também tem suscitado críticas, a ter em conta a posição que Jorge Spencer Lima
(conhecido por Scapa) ocupa na empresa e composição accionista da mesma. A socie-
dade tem como sócios Jorge Spencer Lima (Scapa), Ilídio Cruz, Jorge Lima Delgado
Lopes, Carla Carvalho Spencer Lima, a SOGEI – Sociedade de Gestão de Investi-
mentos, José Lino Carvalho Pinto Monteiro e Francisco Sebastião Correia Teixeira.
Entretanto, há algumas situações que precisavam de ser esmiuçadas e esclarecidas.

Anua?rio:Layout 1 09/03/17  11:18  Page 79



ANUÁRIO LUSÓFONO | 200880

Carla Carvalho Spencer Lima e José Lino Carvalho Pinto Monteiro são, respectiva-
mente, filha e sobrinho de Jorge Spencer Lima. Por outro lado, na SOGEI, S.A., Jorge
Spencer Lima, através da sua posição pessoal e da sua participada SGL, S.A., tem
uma participação que atinge os 80%. Desta forma, só a participação do grupo Spen-
cer Lima (Scapa, a filha, o sobrinho e a SOGEI) na RTI atinge a barreira dos 87%
do capital da sociedade. Isto seria menos preocupante para a garantia da indepen-
dência da empresa televisiva se Jorge Spencer Lima não tivesse sido governante e
embaixador na altura do Partido Único, tendo trabalho (e investido o seu dinheiro)
com Pedro Pires, actual Presidente da República eleito com o apoio do PAICV, para
derrubar o MpD nas eleições de 2001, sendo membro da Comissão Política do PAICV
e tendo sido Secretário-Geral daquele partido. Mais: passado mais de um ano da
aprovação do seu projecto, Jorge Spencer Lima foi o concorrente do PAICV à Câmara
Municipal do Sal, nas eleições autárquicas de Maio de 2008. Estas situações deno-
tam uma grande possibilidade de ligação da RTI ao partido no Governo, o que foi
denunciado, desde a primeira hora, pelos sectores mais críticos da sociedade.

A possibilidade de dependência da RTI em relação ao partido no Governo dá azo
a uma série de questões. Tem sido referido que o projecto da RTI foi aprovado,
mesmo sem que aquela sociedade tenha apresentado o Plano de Viabilidade Téc-
nica, o que, a acontecer, choca com a alínea a), do nº 1 do Artigo 15º da Lei da Tele-
visão (B.O. n.º 21, I Série), que estipula as componentes técnica e económica como
essenciais para a atribuição de uma licença. Interrogada pelo então líder parla-
mentar do MpD, Ulisses Correia e Silva, num debate parlamentar de final de Março
de 2007 sobre a possibilidade de o projecto RTI ter sido aprovado sem que incorpo-
rasse o plano técnico, a Ministra Sara Lopes respondeu: “Senhor deputado… por
mais que insista não vai chegar lá. Eu já lhe disse. Se quiser, leva a bancada inteira
consigo, mas vai ver as propostas técnicas. O que o senhor tem é numa das grelhas
onde foram, efectivamente, após a primeira análise do júri… o processo de admissão,
é a primeira etapa, efectivamente, da análise das propostas. O júri escreve nesta
primeira grelha. Há um parágrafo do projecto RTI, na página 16 do documento inti-
tulado ‘Projecto Versão Final’, que diz que o projecto técnico pormenorizado será
apresentado em tempo oportuno. A Lei dizia que num prazo de cinco dias o júri pode-
ria solicitar informações adicionais aos concorrentes e num prazo de cinco dias, os
concorrentes poderiam apresentar outras informações adicionais, consoante solici-
tações do júri. Foi o que aconteceu. Quando os resultados me chegaram em mãos
havia uma proposta técnica, havia todas as informações” (Sessão Parlamentar de
26 de Março de 2007). Por seu lado, o primeiro-ministro, José Maria Neves, no
mesmo debate parlamentar, afirmou que, “quanto ao dossier técnico que se está a pôr
aqui, a empresa supriu nos prazos legais essa lacuna apresentada na primeira ver-
são do relatório do júri, de acordo com os regulamentos” (Sessão Parlamentar de 26
de Março de 2007).

Para além de Jorge Spencer Lima, também o accionista da sociedade Radiotele-
visão Independente, S.A., Jorge Lima Delgado Lopes, é membro da Comissão Polí-

Anua?rio:Layout 1 09/03/17  11:18  Page 80



ANUÁRIO LUSÓFONO | 2008 81

tica do PAICV. Os dois, em conjunto, detêm 70% do capital da sociedade. Desta
forma, há sectores que consideram que é real a possibilidade de excessiva depen-
dência da RTI do partido no poder, podendo não garantir o pluralismo nem a liber-
dade de imprensa. Por outro lado, consideram que a atribuição dos canais de
televisão não obedeceu à lei, nem ao interesse público, não tendo o procedimento da
Administração Pública sido transparente, como é consentâneo com os actos de gover-
nação, na base da credibilidade das instituições e na boa-fé.

Se Apolinário Neves foi quem lançou críticas mais contundentes ao desfecho do
concurso de atribuição de licenças, ligando os projectos RTI e TIVER ao PAICV, resta
saber qual é o espaço que ocupa o seu projecto de TV Global/Media Press, S.A. Antes
de mais, devemos levar em consideração que Apolinário Neves é proprietário e direc-
tor do diário digital Liberal On-line, detida por Media Plus, S.A. Quando o Liberal On-
line surgiu, no decurso de 2005, evidenciava uma postura muito crítica em relação ao
Governo de José Maria Neves. As eleições legislativas aconteceram no início de 2006,
pelo que o diário electrónico apareceu numa altura em que as águas na política esta-
vam agitadas, entre a preparação dos partidos para as eleições legislativas, as pré-
campanhas, a campanha eleitoral e a formação do novo Governo. Neste sentido, não
era preciso grande esforço para se perceber de que lado estava o Liberal On-line.
Importa recordar que o Primeiro-Ministro, José Maria Neves, chegou a apelidar o
Liberal On-line e o Expresso das Ilhas de “os dois jornais do MpD”, razão pela qual
Apolinário Neves falou na possibilidade de levar o primeiro-ministro ao Tribunal.
Por outro lado, Apolinário Neves teve um papel muito activo durante a governação
do MpD na década de 90, tendo desempenhado a função de Administrador da Infor-
press, S.A., que tinha sob a sua tutela o semanário do Estado e a agência de notícias,
Inforpress. Depois do MpD ter deixado o poder, em 2001, Apolinário Neves abando-
nou o sector público e foi dirigir uma nova publicação – o Expresso das Ilhas, que
surgiu no mesmo ano, viabilizado por pessoas próximas ao MpD.

No entanto, há uma outra questão que deve ser considerada. É que, para além de
Apolinário Neves, também a sociedade Media Press, S.A. tinha um outro nome no
seu capital social: Hermínia Moura. Esta é esposa de António Moura, o homem que
lidera a sociedade Moura Company, S.A., que tem como actividade principal a explo-
ração das rotas urbanas na capital cabo-verdiana, a ligação entre as ilhas através
de catamarans de alta velocidade e projectos ligados ao Turismo, agências de viagens
e outros negócios. É conhecida a proximidade de António Moura ao MpD e a sua má
relação com o actual Governo. Depois da chegada do PAICV ao poder, as relações
entre a Administração Pública e a Moura Company, S.A. – que eram excelentes
durante o período da governação do MpD – passaram a ser ríspidas, com críticas
várias daquela companhia privada de que o Governo tudo faz para boicotar os seus
projectos. Portanto, a relação que Apolinário Neves tem mantido com pessoas asso-
ciadas ao MpD e o facto de a esposo do outro elemento da sociedade Media Press, S.A.
ser pró-MpD também fornecem elementos para considerarmos que, igualmente, a
TV Global não teria grandes condições de garantir uma total independência, não só

Anua?rio:Layout 1 09/03/17  11:18  Page 81



4 LVisão News: http://www.visaonews.com/nm/templates/ra.aspx?articleid=1339&zoneid=19, consultado a 8 de Feve-

reiro de 2008.

dos poderes políticos (neste caso, o MpD), como também em relação aos poderes eco-
nómicos (Moura Company, S.A.).

Nesta tentativa de conhecer as fragilidades deste processo, vale a pena destacar
dois projectos cujos dirigentes não têm uma posição política claramente assumida o
que, a olho nu, se possa considerar que compromete a independência editorial dos
seus projectos: a Nôs TV, S.A., de Mário Vaz, e a TV Lacacan, de Giordano Custódio.
Este último, depois de ser informado de que o seu projecto não foi aprovado, ainda
recorreu ao Governo para ver se a sua situação seria alterada, mas acabou por se
conformar com a decisão inicial, dizendo que irá dedicar-se a outros projectos liga-
dos à comunicação, já que desde há cerca de uma década tinha apresentado ao
Governo um pedido de alvará para abrir um canal de televisão – que acabou por ser
reprovado no concurso. Pouco mais de um ano depois do veredicto final, Giordano
Custódio apresentou a DADA Editora, uma empresa de publicação livreira.

Mário Vaz, que há quase uma década vinha a produzir, nos Estados Unidos, o
programa ‘Cabo Verde TV’ é o único que recebeu uma licença para emissão regional
e declarou que é de “todos os partidos ao mesmo tempo” e que, no fundo, o seu “par-
tido chama-se Cabo Verde”. Afirmou ainda que a sua posição é boa para si, “mas cho-
cante para outras pessoas”. “Muitas vezes tomo posições que coincidem com as do
partido no Governo, outras vezes acontece o contrário, algumas vezes a favor da opo-
sição e outras vezes não”. Entende, porém, que “temos que deixar de cair na graça
dos partidos políticos, porque senão não podemos trabalhar para o bem de Cabo
Verde, enquanto continuarmos a tentar satisfazer partidos ou governantes. […] Vou
a Cabo Verde e se as pessoas tiverem que me punir por eu não ter partido que o
façam porque eu consigo encontrar outra forma de vida” (www.visaonews.com)4.

Resta a Record Cabo Verde, S.A., subsidiária da brasileira Rede Record, que tam-
bém não tem uma posição política definida em Cabo Verde. No entanto, sabe-se da
relação de toda a estrutura da Rede Record com a Igreja Universal do Reino do Deus.
Neste caso particular, fica-se na dúvida em relação à observação da Lei da Televisão
que estipula, no seu Artigo 6º, que “a actividade de televisão não pode ser exercida
nem financiada por partidos ou associações políticas, organizações sindicais, patro-
nais ou profissionais, confissões religiosas e por autarquias locais ou suas associa-
ções, directamente ou através de entidade em que detenham capital”. Não é uma
confissão religiosa que está, directamente, a financiar uma televisão, mas indirec-
tamente pode ser estabelecida a ligação entre aquela televisão e a Igreja Universal
do Reino do Deus. A prova disso está nos conteúdos da Crioula FM, que é o primeiro
produto que a estrutura da Igreja Universal conseguiu controlar em Cabo Verde. Se,
por um lado, há conteúdos generalistas, por outro, não faltam emissões confessionais.

82 ANUÁRIO LUSÓFONO | 2008

Anua?rio:Layout 1 09/03/17  11:18  Page 82



Depois do veredicto final, as investidas de Apolinário Neves

Dos projectos apresentados ao concurso de atribuição de licenças para a exploração
comercial da actividade televisiva dois não conseguiram alcançar o patamar dos
50%, na pontuação de 0% a 100% do júri; e quando o Governo decidiu homologar a
classificação ao numerus clausus dos canais definidos, acabaram por ficar de fora.
Um destes projectos pertence à GC Comunicações, de Giordano Custódio, que, depois
de tentar – sem sucesso – que o Governo revisse a sua situação, acabou por se con-
formar com o resultado, manifestando a intenção de investir noutras áreas. Numa
conferência de imprensa para rebater as acusações de que o processo de atribuição
de licenças foi alvo, o director-geral da Comunicação Social explicou que “a TV Laca-
can ficou de fora por um ponto e, ao analisarmos o processo, em nada ele (Giordano
Custódio) fala de um projecto que é muito referenciado e que há um projecto da pró-
pria CPLP para a criação de uma televisão global. Um dos aspectos analisados no
processo do concurso era exactamente as questões ligadas às co-produções e a troca
de conteúdos das televisões da CPLP. Ele não apresentou nada de concreto nessa
área. Então, claramente aí ele foi penalizado” (Eugénio Martins: Conferência de
imprensa de 15 de Fevereiro de 2007).

Resignado, mas não muito convencido, Giordano Custódio resolveu acolher paci-
ficamente a decisão do Governo, que deixou o seu projecto de fora. Quem não se
resignou quanto ao desfecho do concurso foi Apolinário Neves, um dos sócios da
empresa Media Press, S.A., que se desdobrou em várias acções, no sentido de tentar
que a decisão do Governo fosse revertida. Um dos caminhos escolhidos foi o Tribu-
nal. Neste sentido, apoiado por um dos mais prestigiados advogados da capital cabo-
verdiana – Carlos Veiga, que foi primeiro-ministro de Cabo Verde na década de 90
e candidato presidencial nas eleições de 2001 e 2006 –, apresentou um recurso ao
Supremo Tribunal da Justiça da Praia, pedindo a impugnação do concurso. No
entanto, a lentidão do funcionamento da Justiça nacional neste caso fez com que
duas sociedades contempladas com o alvará de exploração comercial do espectro
televisivo iniciassem as suas actividades sem que fosse conhecida qualquer decisão
do Supremo Tribunal da Justiça da Praia.

Um dos argumentos a que Apolinário Neves mais recorreu para manifestar o seu
descontentamento foi o de que se sentia defraudado nas suas expectativas, na
medida em que, segundo afirma, ao longo do tempo em que decorreu o concurso,
tanto o primeiro-ministro como a ministra Sara Lopes deram a entender que todas
as sociedades concorrentes seriam contempladas com um alvará, desde que preen-
chessem os requisitos anunciados no edital e estipulados no regulamento do con-
curso – sendo que o mercado ficaria encarregue de corrigir alguma deficiência,
concretamente eliminando os concorrentes mais fracos. Esta convicção foi-lhe refor-
çada pelo regulamento do concurso e pelo edital do anúncio, que não fixaram o nume-
rus clausus dos canais a serem atribuídos. Por isso, quando o júri anunciou, ainda
em 2006, que todos os candidatos tinham cumprido os requisitos mínimos exigidos,

83ANUÁRIO LUSÓFONO | 2008

Anua?rio:Layout 1 09/03/17  11:18  Page 83



ANUÁRIO LUSÓFONO | 200884

Apolinário Neves aumentou a expectativa de entrar no mercado da televisão, come-
çando a preparar-se para lançar o investimento no seu projecto de criação da TV
Global. Mas as coisas não aconteceram da forma como diz ter previsto, pelo que não
poupa acusações à tutela.

Interrogado na Assembleia Nacional pelo então líder parlamentar do MpD, Ulis-
ses Correia e Silva, sobre a razão pela qual terá criado expectativas, junto dos sócios
das firmas concorrentes, de que todas as sociedades que preenchessem os requisitos
estipulados no regulamento do concurso teriam direito à licença de emissão, o Chefe
do Governo, José Maria Neves, respondeu da seguinte forma: “Quando me pergun-
taram se eu não considero que seriam canais a mais em Cabo Verde… disseram-
me inclusive que em Portugal só houve duas licenças e em Cabo Verde estamos a
avançar para quatro licenças. O senhor não acha que são canais a mais para um
pequeno país como Cabo Verde? O mercado publicitário cabo-verdiano chega para
tantos canais? Eu disse que o mercado encarregar-se-á de corrigir essa questão.
Houve concorrentes, há definição de canais, já atribuímos os canais, depende da
actuação de cada um no mercado cabo-verdiano. Não tem nada a ver com as outras
considerações que o senhor deputado acabou por fazer aqui” (Sessão Parlamentar de
26 de Março de 2007). Confrontado com a mesma questão, Eugénio Martins afirmou
“dei várias entrevistas sobre isso e fiz questão de frisar que todas tinham sido acei-
tes porque cumpriram os requisitos mínimos, mas que seria uma decisão do Conse-
lho de Ministros, após a avaliação feita pelo júri às propostas, decidir pelo número
das licenças a serem atribuídas. O que eu defendi, e se me perguntar como opinião
pessoal, em várias entrevistas que dei (disse isso como opinião pessoal), eu por mim
não veria nenhum mal em dar todas as licenças porque o mercado, como está aí a
dizer, encarregar-se-ia de eliminar quem fosse o mais fraco” (Eugénio Martins: Con-
ferência de imprensa de 15 de Fevereiro de 2007). Para além de frisar várias vezes
que se tratava de uma opinião pessoal, Eugénio Martins lembrou aos interlocutores
que não lhe cabia a si a responsabilidade de atribuição de licenças, pelo que as suas
observações sobre a questão não podem ser encaradas como a voz do Governo, que
é soberano para tomar a decisão, mediante as classificações feitas pelo colectivo do
jurado.

Nenhuma justificação conseguiu convencer Apolinário Neves. Nem a da ministra
Sara Lopes, nem a do director-geral da Comunicação Social, nem mesmo a do pri-
meiro-ministro. Por isso, o presidente da Media Press, S.A. não ficou de braços cru-
zados. Para além do recurso à mais alta instância judicial do país, Apolinário Neves
lançou uma ofensiva pública, chamando-a ‘Protesto dos cabo-verdianos’. Trata-se de
um abaixo-assinado, em que o presidente da Media Press, S.A. solicitava aos cidadãos
que assinassem o documento e escrevessem um pequeno texto, justificando o seu des-
contentamento em relação à decisão do Governo de deixar de fora a TV Global. O
protesto seria apresentado junto do Presidente da República, do primeiro-ministro,
do Supremo Tribunal de Justiça, do Presidente da Assembleia Nacional e das insti-
tuições internacionais. Chamando atenção para a ideia de ‘um processo viciado’ no

Anua?rio:Layout 1 09/03/17  11:18  Page 84



ANUÁRIO LUSÓFONO | 2008 85

cabeçalho do abaixo-assinado, Apolinário Neves afirmava que “um dos concorrentes,
a TIVER, instalara-se no país, com equipamentos, iniciando a formação de pessoal,
começando a emitir com licença provisória e iniciando mesmo a produção e a emis-
são de publicidade. E outro concorrente admitido, a TV Record (brasileira), já em
Dezembro, no dia 10, escrevia no editorial da sua revista: ‘Seguindo o grande sucesso
da TV Record na Europa, depois da inauguração das centrais de produção e jorna-
lismo em Lisboa, Madrid e Londres, estamos em plena expansão no continente afri-
cano. A começar por Cabo Verde, depois de conseguirmos a concessão com uma
televisão local, estamos para iniciar produções para as lindas ilhas. Sorte dos cabo-
verdianos, que poderão assistir a TV Record por antena local’.”

Tentando cativar a adesão dos cidadãos nacionais ao abaixo-assinado, Apoliná-
rio Neves realçou ainda, no texto introdutório ao documento, que, “segundo decla-
rações do director-geral de Comunicação Social (DGCS), quando o concurso foi aberto
o Governo “sabia” que se apresentariam três concorrentes (declarações do DGCS
confirmam). O aparecimento de mais dois constituía por isso “surpresa”, disse. Em
consequência, o Governo socorreu-se de um artifício para afastar os dois concorren-
tes exteriores ao que era admitido: Após o relatório do júri lhe ter sido entregue, pro-
duziu a 15 de Janeiro uma Resolução (nº 3/2007) limitando a três os canais
atribuíveis e atribuídos. Para o efeito, segundo foi publicamente reconhecido pelo
próprio director-geral da Comunicação Social, ‘o Governo criou uma grelha de canais,
através da Resolução de Conselho de Ministros nº 3/2007, de 15 de Janeiro, após o
relatório do júri ter sido entregue’. Tratava-se, objectivamente, de uma ‘grelha’ (ante-
riormente desconhecida, quando o concurso foi lançado) com o único propósito de
eliminação ad nominem – por outras palavras, alteraram-se as regras do concurso
para afastar concorrentes que não constavam das previsões governamentais, numa
clara viciação das regras dos concursos públicos”.

Queixando-se de discriminação num concurso público, em que considera que foi
privilegiada a brasileira Rede Record, com informações antecipadas, Apolinário
Neves afirma, no documento em forma de abaixo-assinado, que o referido concurso
público viola as leis nacionais e envergonha a República de Cabo Verde. E alerta:
“Está em causa a liberdade de iniciativa, a liberdade empresarial, a ética e a trans-
parência de processos. E a própria liberdade de informação”. O presidente da Media
Press, S.A. considera que, por ser um ‘pseudo-concurso’ que põe em causa uma ques-
tão tão importante como a liberdade de informação num sistema democrático em
construção, o país está perante “uma das ‘histórias negras’ da II República”.

O jornal Liberal On-line, propriedade de Apolinário Neves, teve um papel activo
na luta contra aquilo que o seu proprietário considerava uma grande injustiça. No
entanto, apesar de todas as acções do presidente da Media Press, S.A., o Governo não
recuou nem um milímetro na sua decisão. Sem outras saídas possíveis, só restou ao
Apolinário Neves aguardar a decisão do Supremo Tribunal de Justiça. Mas enquanto
isso, os operadores licenciados montaram estúdios, contrataram pessoal, comercia-
lizaram os serviços publicitários. Este avanço poderá configurar um caminho sem

Anua?rio:Layout 1 09/03/17  11:18  Page 85



ANUÁRIO LUSÓFONO | 200886

grande reviravolta, porque o Supremo Tribunal da Justiça pode não vir a ‘arrom-
bar’ todo o concurso quando já há muitos postos de trabalho assegurados, avultados
investimentos aplicados, empréstimos bancários concretizados. No entanto, o
Supremo Tribunal poderá ordenar a revisão da deliberação sobre a sociedade recor-
rente. Se isso acontecer, será mais um privado a disputar o mercado da televisão
nacional, totalizando cinco firmas privadas de exploração televisiva no país (con-
tando com as duas que ainda não iniciaram).

Nota conclusiva

Nas sociedades modernas, a comunicação social constitui o principal instrumento de
interacção entre os agentes políticos e a sociedade. Por esta razão, cada partido polí-
tico procura delinear a sua estratégia de comunicação a fim de ver as suas ideias
reproduzidas na imprensa. Neste caso, a televisão desempenha um papel prepon-
derante, na medida em que continua a ser ainda a principal fonte de informação e
de entretenimento.

Apesar da importância da rádio na vida dos cabo-verdianos, é através da televi-
são que a maior parte da população nacional tem acesso às notícias sobre o país e o
mundo. Por outro lado, a televisão, mesmo tendo uma programação muito pobre,
constitui o principal meio de diversão dos cidadãos de um país onde as salas de
cinema, o teatro e outros espaços culturais são praticamente inexistentes. A televi-
são ocupa, portanto, um espaço muito importante na “geografia cultural” de Cabo
Verde, não faltando críticas ao serviço que presta a uma população sedenta de infor-
mação rigorosa e de uma indústria cultural de qualidade.

Tendo em conta a penetração na sociedade cabo-verdiana, a televisão acaba por
se tornar num meio apetecível para os partidos políticos, que batalham entre si para
controlarem ‘zonas’ de influência política. Quando o MpD esteve no Governo, durante
a década de 90, não faltaram vozes – inclusive de jornalistas – a contestarem a mani-
pulação da sociedade, através da manipulação da própria televisão nacional. O
mesmo vem acontecendo, a partir de 2001, com o regresso do PAICV ao Governo.
Portanto, a televisão tem sido encarada, por qualquer Governo cabo-verdiano, como
o principal instrumento de influência social. Por isso, dificilmente o processo de libe-
ralização do sector aconteceria fora de um quadro de turbulência. Se no sector da
imprensa escrita, existe o jornal A Semana próximo do PAICV e o Expresso das Ilhas
alinhado com MpD, facilmente poder-se-ia perceber que os partidos políticos tudo
fariam para ter uma representação das suas expectativas no desfecho de qualquer
concurso que visa viabilizar canais privados de televisão.

Diferentemente de países em que os jornais próximos dos partidos assumem essa
proximidade política, em Cabo Verde todas as administrações das empresas de
comunicação social negam essa ligação, ainda que as páginas dos jornais demons-
trem o contrário.

Anua?rio:Layout 1 09/03/17  11:18  Page 86



ANUÁRIO LUSÓFONO | 2008 87

Frequentemente, a proximidade política é o mecanismo de sustentabilidade dos
órgãos de comunicação social em Cabo Verde. Operando num mercado tão exíguo,
nenhum jornal do país é auto-sustentável. O mesmo acontece com as televisões. Os
anunciantes não são muitos, as famílias têm pouco poder de compra e as audiências
têm uma dimensão muito reduzida.

Neste quadro sociológico, quatro estações privadas de televisão podem não ser
viável, na medida em que o mercado cabo-verdiano não tem condições para supor-
tar as quatro estações comerciais e uma televisão do Estado que disputa o mercado
publicitário em pé de igualdade com as demais. A necessidade de manter-se no mer-
cado pode vir a obrigar as estações televisivas a denunciarem a sua proximidade
partidária muito mais do que seria desejável num Estado democrático em consoli-
dação.

Referências bibliográficas
Hesmondhalgh D. (2007) The Cultural Industries. Londres: Sage.

Liberal On-line [http://www.liberal-caboverde.com/noticia.asp?idEdicao=64&id=11623&idSeccao=523&Action=noti-
cia, acedido em 6 de Fevereiro de 2008].

Liberal On-line [http://www.liberal-caboverde.com/noticia.asp?idEdicao=64&id=11637&idSeccao=523&Action=noti-
cia, acedido em 8 de Fevereiro de 2008].

Sinclair, J. et al. (coord.) (1996), New Patterns in Global Television, Peripheral Vision, Oxford, Oxford Uni-
versity Press.

Straubhaar, J. D. (2007) World Television, From Global to Local. Los Angeles, Londres, Nova Deli e Singapura:
Sage.

Tunstall, J. (2008) The Media Were American, U.S. Mass Media in Decline. Nova Iorque e Oxford: Oxford
University Press.

Visão News [http://www.visaonews.com/nm/templates/ra.aspx?articleid=1339&zoneid=19, acedido em 8 de Fevereiro
de 2008].

Voz di Povo [http://www.vozdipovo-online.com/content/view/814/, acedido em 10 de Maio de 2006].

Wolton, Dominique (1993) Eloge du Grand Public – Une théorie critique de la télévision, Paris: Flammarion.

Anua?rio:Layout 1 09/03/17  11:18  Page 87




