A biblioteca Municipal de Ponte de Lima ao serviço da comunidade na promoção da história local

Ana Lúcia Pereira Carneiro

Resumo


Atualmente, as bibliotecas assumem um papel preponderante na promoção, divulgação e revalorização do património histórico, cultural e científico «enquanto instrumentos fundamentais para compreender e preservar a identidade cultural dos povos.

Este património histórico-cultural, seja ele material ou imaterial, necessita de ser preservado, como forma de perspectivar identidades individuais e colectivas, cimentadas pela memória»[1].

É neste sentido, que a Biblioteca Municipal de Ponte de Lima atua procedendo ao tratamento privilegiado de toda a informação documental, enaltecendo a história de toda a comunidade limiana, preservando o conhecimento dos costumes locais, e assegurando o seu passado e a sua memória que a distinguirá, certamente, das outras comunidades pela sua história, espelhando-a através dos tempos. Neste âmbito, o Fundo Local e o Fundo Antigo desta instituição assumem uma função de crucial importância ao colocar à disposição da comunidade o conhecimento dos bens culturais, científicos e históricos, facilitando o acesso à informação, e por conseguinte, suscitando e cativando a comunidade para as realidades regionais e locais.


[1] Pinto, Maria Helena, «Património e educação para a cidadania, uma relação com futuro?», in Elo 15 – Revista do Centro de Formação Francisco de Holanda, 2007, p. 307.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.