A cultura do design como ponte desde o local a uma estória global

Jorge Brandão Pereira, Heitor Alvelos

Resumo


A cultura do design é um tema relativamente recente na discussão da cultura em geral e nas suas relações com a criatividade, as organizações e os cidadãos. O design é incluído nas políticas e apoiado como promotor do desenvolvimento. O presente artigo desenvolve esta reflexão, reconhecendo o design como potenciador para a interpretação da estratégia organizacional, um modelo de inovação que se amplia para as esferas económica e cultural. Evolui para a construção do conceito de economia criativa, particularmente associada com modelos de desenvolvimento territorial ligados à cultura.
Interpretando as possibilidades que se aqui se projetam na relação entre o local e o global, apontam-se os média digitais como um elemento indissociável desta discussão cultural, argumentando que a relação entre o design e os média digitais faz parte da contemporaneidade social, cultural e económica. Nesta contemporaneidade, o design é reconhecido como metodologia e estratégia e este enquadramento estimula um novo modelo.
O presente texto apresenta o projeto “Stories of Chairs”, uma investigação que relaciona o design, a comunicação e os média digitais participativos no contexto da cultura local da indústria de mobiliário da região de Paredes, no norte de Portugal. Esta é uma região industrial tradicional no Norte de Portugal, com um défice simbólico na sua principal atividade industrial, a indústria de mobiliário.
Adotando uma metodologia de investigação-ação, o trabalho de campo desenvolveu “Stories of Chairs”, um estudo de caso de interface entre design, média digitais, património local, criatividade coletiva e cultura participativa, com base no seu território. O projeto permitiu argumentar e validar a argumentação de que os média digitais participativos são um dos vetores estratégicos para o envolvimento sócio-cultural dos cidadãos com a criatividade e a cultura local.

Palavras-chave


Média digitais; identidade cultural local; Artesanato de Fafe; participação

Texto Completo:

PDF


...............................................................................................................

.:: LASICS ::.
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho