Do espaço público ao ciberespaço: publicidade exterior vs publicidade online na perspetiva dos consumidores

Paulo Ribeiro Cardoso, Teresa Cerquinho da Fonseca

Resumo


Num momento em que a comunicação online domina o nosso quotidiano, este trabalho propõe-se analisar a atitude face à publicidade exterior, um dos mais antigos meios publicitários, e face à publicidade na internet, um dos mais recentes meios de veiculação de publicidade. Utilizando como abordagem metodológica o inquérito por questionário, o estudo realizado envolveu a auscultação de uma amostra de consumidores portugueses, procurando entender o papel de cada um dos dois meios na transmissão de “informação”, no “entretenimento”, mas também na provocação de “irritação” junto do recetor. Foi ainda avaliada a capacidade que cada um dos meios possui para desencadear um comportamento de compra. Os resultados obtidos indicam que a internet é o meio mais consumido e que a publicidade neste canal é considerada uma fonte de informação. Porém, surge como menos divertida, e até irritante, em comparação com a publicidade exterior, vista como mais atrativa e divertida. Quanto à influência da publicidade na decisão de compra os inquiridos mostram-se prudentes, indicando que a publicidade tem um papel importante enquanto geradora de notoriedade, mas que pode ser menos eficaz na condução à compra num curto prazo.

Palavras-chave


Publicidade exterior; publicidade online, atitude face à publicidade, meios publicitários

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Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho