Diagnóstico e perspectivas dos periódicos científicos e difusão do conhecimento comunicacional nos primeiros anos da Confibercom (2011-2015)

Cicilia M. Krohling Peruzzo

Resumo


Este texto sintetiza os trabalhos realizados no Fórum de Publicações e Difusão de Conhecimento Científico da Confibercom, entre 2011 e 2015. Em termos gerais, este Fórum comprovou a dispersão das produções científicas na área das Ciências da Comunicação, no espaço ibero-afro-americano. A participação em bases de dados, a circulação de investigadores e a sustentabilidade de alguns projetos editoriais sempre se debateram com limitações decorrentes do escasso financiamento público na ciência.
O desafio da internacionalização da investigação, publicada em Comunicação no espaço geográfico ibero-afro-americano não pode, todavia, deixar de valorizar, progressivamente, o português e o castelhano como línguas de cultura e ciência, em diálogo atento com o mundo anglófono. O rumo não pode deixar de ser o reforço da comunicação eletrónica, relativamente às revistas científicas, aos grupos de pesquisa e às publicações online, em acesso aberto.

Palavras-chave


espaço transcultural ibero-afro-americano; difusão científica; investigação; revistas científicas; português; castelhano

Texto Completo:

PDF


...............................................................................................................

.:: LASICS ::.
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho