Cinema na escola: construindo espaços de cidadania

Juliana Costa Müller, Karine Joulie Martins, Lídia Miranda Coutinho, Silviane de Luca Avila

Resumo


O presente artigo deriva de uma experiência de parceria entre o Grupo de Pesquisa Núcleo de Infância, Comunicação, Cultura e Arte, NICA, UFSC/CNPq e o projeto Inventar com a Diferença – Cinema e Direitos Humanos (KUMÃ – UFF), que tem como objetivo formar professoras(es) para o trabalho com questões relacionadas à cidadania e direitos humanos por meio do cinema na escola. O projeto se concretiza através de um curso de formação continuada com professores de escolas públicas da Grande Florianópolis/SC – Brasil, denominado “Cinema na escola: construindo espaços de cidadania”. Fundamentado em autores do campo do cinema, da mídia-educação e da formação de professores, e em diversas pesquisas desenvolvidas sobre cinema e educação (Sarmento, Soares & Tomáes, 2006; Fantin, 2006; Migliorin, 2014), o cinema é percebido como um recurso para instigar uma postura mais ativa, crítica, criativa e cidadã de crianças, jovens e professores em relação às mídias, onde a produção de novos saberes contribui para o desenvolvimento de outras formas de participação no território e de expressão da diversidade que configura o patrimônio cultural científico e tecnológico. A metodologia utilizada na formação inspira-se na primeira edição do Inventar com a Diferença, que enfatiza o trabalho colaborativo na partilha de ideias e conhecimentos, os processos de fruição, produção e reflexão. Os encontros são pautados na estrutura de dispositivos audiovisuais e em diversos materiais de apoio pedagógico, para contemplar aspectos da linguagem cinematográfica e problematizar as questões de cidadania, instigando a reeducação do olhar para as imagens que nos cercam e que também produzimos. Nesse processo de alfabetização em diversas linguagens, ressaltamos que a ampliação do repertório cinematográfico e cultural das professoras multiplicadoras corroboram a manifestação de práticas culturais, pedagógicas e cidadãs entre crianças, jovens, na escola e fora dela.

Palavras-chave


Cinema; escola; cidadania

Texto Completo:

PDF


...............................................................................................................

.:: LASICS ::.
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho